Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 28/09/2021

Resumo dos Pronunciamentos 28/09/2021

por Camila Reis publicado 28/09/2021 18h12, última modificação 28/09/2021 18h12

Resumo dos pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 28/09/2021

 *Lembramos que as falas na íntegra sempre podem ser acessadas em nosso canal do YouTube.

Diogo Pereira Lube (PP)

Relatou reunião em 20/09 com o secretário Alexandro Da Vitória sobre a possibilidade de implantação de faixas de pedestre nos acessos de todas as escolas, além do reforço das faixas já existentes. Na mesma data, acompanhou equipe que estava instalando redutor de velocidade na rodovia do Valão. Dia 23/09 participou da audiência pública sobre retomada econômica pós pandemia que contou com a presença do governador. Sugeriu parceria público/ privada para reativar o Teatro Rubem Braga. Falou sobre o projeto Circulando Solidariedade, no qual uma equipe de voluntários e patrocinadores atenderá pessoas em situação de vulnerabilidade aos sábados, na praça, para redigir currículos e ajudar a encaminhar os trabalhadores para as vagas. Cobrou iniciativas de combate ao racismo institucional e de fomento ao turismo cultural e de natureza. Prestou solidariedade, em nome do PP, ao líder sindical Jhonatan Willian, que se encontra hospitalizado com covid-19. Afirmou que não participa de nenhum grupo sobre política em redes sociais “a gente acaba perdendo tempo com discussões sem fundamento e é melhor trabalhar!”.

Ely Escarpini (PV)

Pediu à prefeitura o recapeamento da rua Nossa Senhora dos Milagres, no Zumbi, bem como reforçou pedido antigo de área de lazer para o bairro.

Ary Corrêa (Patriota)

Afirmou que não fez nem faria ‘fake news’ para atacar aos vereadores ou prefeito, visto que sempre fala na tribuna o que precisa ser dito, e que não tem como controlar as ações de ex-assessores. “Eu não admito apunhalar amigo pelas costas!”. Prestou solidariedade à população de Cachoeiro diante da gravidade da situação da segurança pública e convidou a todos para participarem de audiência pública sobre o tema, que acontecerá na próxima quinta, 30, a partir das 17:30h, no plenário da Câmara. Pediu que a prefeitura regularize a GCM para atender efetivamente a população, enquanto a PM não tem efetivo suficiente, e cobrou concurso público para todas as áreas com deficiência de pessoal. Agradeceu aos deputados federais que o atenderam, em especial aos que destinaram emendas parlamentares a Cachoeiro. Colocou seu celular e de seus assessores à disposição para investigação a fim de esclarecer as fake News divulgadas acerca dos vereadores e rebater acusações de que seu gabinete seria o “gabinete do ódio”.

Vandinho da Padaria (PSDB)

Participou de noite de caldos beneficente do bairro Nossa Senhora da Glória e visitou a comunidade de Furquilha, em Burarama, acompanhando serviços realizados pela secretaria de interior. Solicitou asfalto para Rua Libio Vieira Machado, no bairro Paraíso. Pediu instalação de brinquedos acessíveis ou adaptados a portadores de deficiências nas praças públicas.

Mestre Gelinho (PSDB)

Convidou para reunião da comunidade com o secretário de obras na próxima quinta-feira, às 18h, na igreja católica do Nova Brasília para falar sobre as obras de drenagem do bairro.

Allan Ferreira (Podemos)

Agradeceu pelo serviço de limpeza e reparo dos bueiros da Rua Santino Samuel. Sobre o pedido de Vandinho de brinquedos adaptados para as praças, informou que foi autor de projeto de lei que determina isto e que continua lutando pela pauta da inclusão. Disse estar triste com comentários negativos postados em redes sociais acerca do projeto de lei de proibição dos fogos sonoros, mas que continua firme na conscientização. Pediu instalação de posto de saúde em imóvel de creche abandonada, além de outras pequenas obras, para a comunidade de São João da Lancha, que fica no limite com o município de Itapemirim e acaba esquecida pelo poder público. Pediu resolução do problema de falta de lâmpadas para iluminação pública, que acaba contribuindo para piorar o problema de segurança. Sobre a pauta do IPTU, reforçou que toda a documentação foi entregue ao MP e TCE e que não se pode perder a esperança no trabalho dessas instituições.

Arildo Boleba (PDT)

Cobrou indicação protocolada desde fevereiro de pavimentação para o Morro do Carola, em Itaóca Pedra. Criticou grupos de whats app que fomentam críticas sobre a pauta do IPTU usando ainda, desrespeitosamente, o nome do vereador Silvinho Coelho, já falecido. Convidou a todos que se juntem ao PDT onde serão bem vindos.

Paulo Grola (PSB)

Subiu à tribuna abalado por estar sendo informado no momento de arrastão de assaltos ao comércio de Soturno e Sambra, incluindo seu próprio estabelecimento. Leo Cabeça, em aparte, ressaltou que a mesma viatura atende aos distritos de Soturno, Itaoca e Burarama, por exemplo, cujas distâncias chegam a 50km, por isso fica claro que o efetivo é insuficiente.  Diogo Lube, também em aparte, reforçou que não há concurso para efetivo da segurança pública nem no município nem no estado, há muito tempo.

Leo Cabeça (PDT)

Lamentou a violência recente em Soturno, com múltiplos assaltos e sequestros. Relatou a promessa do governador de que a caixa de brita para a curva da morte, na rodovia Cachoeiro x Vargem Alta, sairá até o fim do ano e afirmou que vai continuar fiscalizando, cobrando e divulgando cada passo até a concretização da obra. Informou aos moradores das comunidades Buraco do Sapo e Estrada Nova que as obras de pavimentação serão retomadas após a BRK fazer as redes de água e esgoto.

Marcelinho Fávero (PL)

Parabenizou o secretário de saúde pela disponibilização de médicos para a UBS do Aeroporto, que atende também o Rui Pinto Bandeira e Boa Vista e pediu que melhorem a remuneração dos profissionais da saúde no município. Criticou toda a desinformação propagada acerca da matéria do IPTU, que prejudica que as informações corretas cheguem até a população.

Paulinho Careca (PSB)

Pediu à sua assessoria que entrasse em contato com o secretário Alexandro da Vitória para verificar pendências que se arrastam, como a obra da Av Godofredo Adversi, no Monte Cristo, da rua da creche do Alto Monte Cristo, e Av. Jones Santos Neves na entrada do IBC. Mencionou também outras grandes obras que vêm sendo adiadas pela prefeitura, como a revitalização da Praça Jerônimo Monteiro, construção do Parque de Exposições, reforma do Palácio Bernardino Monteiro e instalação abrigos de ônibus. Esteve em agenda com o secretário de obras no bairro Gilson Carone e parabenizou a empresa responsável pela qualidade das obras. Foi solicitado também muro de arrimo e nova drenagem para a Av Theodorico Ferraço.

Brás Zagotto (PV)

Esteve em reunião sobre o Posto de Saúde do Vila Rica, pedindo mais equipes de atendimento, visto que a disponibilizada pela prefeitura é insuficiente para a população dos bairros Vila Rica e Maria Ortiz, e pediu também ao prefeito que consiga recursos para a nova sede, para a qual já há terreno adquirido. Relatou a presença de oito vereadores na Assembleia Legislativa na última quinta, 23, a convite do deputado Erick Musso, em encontro com outras Câmaras Municipais, seguido de visita à prefeitura de Cariacica. Elogiou a gestão de Pedro Canário, no norte do estado, e a parceria entre o líder do executivo e o legislativo. Informou que o Solidariedade está voltando a ter uma boa liderança em Cachoeiro.

Osmar Chupeta (Republicanos)

Também cobrou melhorias na saúde, relatando que a região do Zumbi conta apenas com um médico para atendimento, mesmo sendo o bairro mais populoso de Cachoeiro. Pediu melhorias na pavimentação das ruas do Coramara/ Central Parque e iluminação e poda de árvore da praça do Gilberto Machado, onde a população está alarmada com a falta de segurança.