Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 28/02/2023

Resumo dos Pronunciamentos 28/02/2023

por Camila Reis publicado 28/02/2023 18h25, última modificação 28/02/2023 18h25

RESUMO DOS PRONUNCIAMENTOS – SESSÃO DE 28/02/2023

Por Célia Ferreira


Osmar Chupeta – Republicanos

Afirma que, assim como os demais cidadãos, os vereadores estão sendo instruídos a registrar solicitações à prefeitura pela Ouvidoria (156), o que contraria as prerrogativas do cargo. Reclama contra as condições de manutenção e higiene do banheiro do terminal rodoviário da Beira Rio, que está sem torneira na pia e sem luz, e lembra que já fez o pedido de reforma da instalação há cerca de um ano.

Delandi Pereira Macedo - PODE

Reafirma seu intuito de, assim como fez no período em que esteve à frente da Secretaria de Obras, trabalhar em defesa do povo de Cachoeiro. Diz que, agora na Comissão de Obras da Câmara, acompanhará e fiscalizará o cumprimento do planejamento e as condições das obras em andamento. Diz que, na condição de secretário, ajudou a criar uma normativa obrigando as concessionárias e demais empresas responsáveis por intervenções nas vias públicas a fazerem a recomposição da pavimentação de forma correta, atendendo às normas. Diz que a Câmara precisa acompanhar de perto a questão das demissões na concessionária BRK, que está preocupando os funcionários, e informa que na próxima semana um representante deles irá à Câmara falar sobre o assunto. Diz que moradores da rua Isaac Aguiar, no Jardim Itapemirim, onde há um tráfego intenso de caminhões, estão convivendo com uma “poeira absurda”, e pede que a prefeitura passe revsol ou jogue água no local. Afirma que a comunidade de Santa Clara, em Monte Líbano, não tem água potável e defende que, mesmo que estejam no local de forma ilegal, precisam de acesso a boas condições de vida. Diz que o governo do estado precisa agir para regularizar a situação dos atuais moradores e criar condições para promover o uso e ocupação regular da Fazenda Monte Líbano. 

Paulo Sérgio de Almeida (Paulinho Careca) - PSB

Lembra que 28 de fevereiro é Dia Mundial das Doenças Raras, data que também é comemorada no município graças a lei de sua autoria, e convida os vereadores e toda a sociedade a participarem de Roda de Conversa sobre o assunto, na quarta-feira, 01 de março, às 18h00, na Câmara, com a presença de autoridades e especialistas no assunto. Pede a renovação da pintura ou a colocação de novas faixas de pedestres pela cidade, especialmente perto das escolas. Diz que, à exceção das secretarias de Educação e de Saúde, há sérios problemas em todas as secretarias municipais. Afirma que a prefeitura não em condição de fazer fiscalização de casas noturnas e igrejas, com o uso de decibelímetros, pois não possui servidores, veículos e equipamentos. Segundo ele, “colocaram na cabeça do prefeito que tudo deve ser terceirizado e que o servidor público não tem valor”; agora, afirma, o município está sofrendo as consequências. Afirma que a prefeitura tem duas equipes de tapa-buracos e a empresa terceirizada tem apenas uma, o que impede que o serviço seja realizado a contento. Diz que Cachoeiro possui 500 contêineres para depósito de lixo, mas os horários para descarga do lixo estão sendo desrespeitados e a cidade vive suja, sem que os fiscais estejam autuando os responsáveis.

Leonardo Camargo (Leo Camargo) - PL

Afirma que em 24 de fevereiro fez comunicação de suspeição de irregularidade ao Ministério Público sobre a falta de concurso público no município. Segundo ele, a falta de servidores prejudica o funcionalismo e também os cidadãos de Cachoeiro. Como exemplo, menciona que há apenas dois fiscais no município para fazer o fracionamento de inscrição fiscal de imóvel, e o serviço está sendo agendado para mais de um ano depois de solicitado. “Há necessidade de concurso público em Cachoeiro. O que nós estamos vendo é cabide de emprego”, protesta.  Diz que o bairro Nossa Senhora Aparecida está precisando de muitas obras de infraestrutura, e convida líder comunitária do bairro para falar sobre o assunto.

Sebastião Ary Corrêa - PATRIOTA

Afirma que tem visitado e acompanhado a situação de precariedade do bairro Nossa Senhora Aparecida. Agradece à prefeitura por serviços realizados no bairro Monte Belo, mas diz que a máquina quebrou no primeiro dia e não voltou mais. “Eu sempre digo que a boca que denuncia é a mesma que agradece”, diz. Lembra que em janeiro de 2021 fez indicação à Secretaria de Educação pedindo transporte para alunos públicos do Monte Belo que estudam na União. Segundo ele, a prefeitura respondeu que pode autorizar apenas transporte para trajetos maiores que três quilômetros, o que não é o caso. Pede, assim, que esta situação seja resolvida, pois o sofrimento das crianças, que precisam subir morro, é grande. Diz que há muitos contêineres de lixo irregulares na cidade, que não atendem às normas ambientais, e pede atenção à questão. Diz que a secretaria de meio ambiente precisa fiscalizar serviços de terraplanagem que estão sendo realizados no município, como na entrada do bairro Gilson Caroni. Afirma que “mosquitos estão comendo o povo de Cachoeiro”, e pergunta onde estão os carros de fumacê. Diz que o partido Patriotas uniu-se ao PTB e criou o Mais Brasil. Faz críticas ao presidente Lula, que ele considera incapaz. Lembra que o prefeito anunciou que não faria recapeamento em nenhuma rua, antes de pavimentar as ruas “descalças”, e pede que a promessa seja cumprida.

Paulo Grola - PSB

Afirma que a Comissão de Saúde da Câmara, da qual faz parte, vai se reunir com profissionais da área para conhecer mais  profundamente as demandas da área. Diz ter recebido informação de que a prefeitura vai realizar serviços em Soturno nos próximos dias. Diz que a rua do cemitério de Gironda precisa ser lavada, pois, durante as chuvas, recebe lama que pode estar contaminada. Diz que o PSB está se organizando no município, e para isso começa a realizar reuniões nas comunidades.

Marcelo Fávero de Oliveira (Marcelinho Favero) - PL

Agradece à Agersa pela execução de rede de esgoto no bairro Coramara. Comemora os 100 anos da chegada dos Agostinianos Recoletos em Cachoeiro, da Paróquia da Consolação, para quem envia votos de congratulações. Diz que, ao lado do prefeito, tem visitado ruas que estão recebendo obras de drenagem e pavimentação, e elogia a realização as obras. Afirma que, em agosto de 2022, a prefeitura assinou contrato com a  empresa Cebraspe para realização de concurso público, que terá mais de 400 vagas em diversas áreas de atuação. Segundo ele, os estudos para a realização do concurso já estão em andamento.

Leonardo Pinheiro Dutra (Léo Cabeça) - PDT

Afirma que estradas de Soturno receberam saibro há quatro meses, mas o material não foi espalhado. Diz que ex-Secretário de Interior prometeu serviços em Cobiça e até hoje nada foi realizado. “Ou esse pessoal da prefeitura não tem palavra ou é falta de competência”, conclui. Afirma que, devido aos baixos salários, a prefeitura possui hoje apenas um operador de patrol, o que torna impossível o serviço de manutenção das estradas.

José Carlos Corrêa Cardoso Júnior (Júnior Corrêa) - PL

Diz que há muito tempo Cachoeiro não vivia a “realidade triste” de ter pessoas em situação de rua. Segundo ele, entre os moradores de rua, há pessoas agressivas e que assaltam. Diz ainda que muitos estão ocupando prédios públicos ou o seu entorno, prejudicando o atendimento ao público. Segundo ele, a sociedade organizada precisa discutir o problema, e, por isso, propôs projeto de resolução para criar comissão especial que irá estudar a questão dos moradores de rua. Pede apoio dos vereadores para o projeto e sugere que todos assinem o documento.

Alexandre Valdo Maitan - DEM

Diz que muitas comunidades precisam de um cuidado especial da Secretaria de Interior. Afirma que o Vereador Junior Corrêa é muito capacitado e seria um ótimo candidato a prefeito, mas defende a candidatura do deputado Bruno Resende no próximo ano. Afirma que em Santa Fé de Cima também possui estrada onde o revsol foi depositado e não foi espalhado, o que está prejudicando muito o trânsito, especialmente o transporte escolar. Segundo ele, não adianta o secretário apenas culpar as chuvas, mas precisa apresentar  soluções. Lembra que, quando os vereadores anunciam aos moradores das comunidades rurais o cronograma de obras da prefeitura, e o calendário não é cumprido, os vereadores ficam mal diante da comunidade. “Acabamos sendo para-raios da incompetência da prefeitura”, afirma. Relaciona várias comunidades que reclamam pela realização dos serviços, e diz que a prefeitura precisa dizer onde estão as máquinas e quando o trabalho vai ser realizado.

Brás Zagotto (Brás é Bom) - PODE

Diz que Cachoeiro possui mais de 700 quilômetros de estrada, e a prefeitura nunca dará conta de realizar todos os serviços com apenas um operador de patrol, e por isso  estradas de todas as comunidades estão abandonadas. Afirma que, na próxima semana, vai atender a pedido do vereador Sandro Irmão e levar à Câmara o secretário de Agricultura e Interior Carlinhos Miranda, para prestar esclarecimentos sobre a situação. Diz que a Mesa Diretora está fazendo levantamento para realizar concurso público da Casa, com pelo menos 15 vagas.

Adriano Pereira Verediano (Mestre Gelinho) – PSDB

Lembra de reunião da atual Câmara nas ruas de Nova Brasília, para mostrar a necessidade das obras de drenagem no local, e parabeniza os vereadores por hoje as obras estarem acontecendo. Diz que, assim como outros vereadores, acompanha os problemas da comunidade de Santa Clara, onde já esteve com os técnicos da BRK, e sugere mobilização dos vereadores para que os moradores tenham acesso a água potável.  Afirma que o Alto Independência encontra-se há muito tempo em situação delicada, com ruas obstruídas, e pede atenção da prefeitura ao local.

Rodrigo Sandi – PODE

Diz que, através do deputado Allan Ferreira, conseguiu agenda com o secretário estadual de esportes, para pedir recursos para fazer a cobertura da quadra do bairro Zumbi. Segundo ele, o esporte e a educação são muito importantes para comunidade, onde há muitas carências. Protesta contra o vandalismo em praças do município. Diz que há moradores de rua chegando de outros municípios, e a situação precisa ser acompanhada.  Por isso, elogia projeto do vereador Junior Corrêa, que cria comissão para discutir o assunto. Enaltece a realização da obra de drenagem de Nova Brasília. Diz que é uma honra ocupar a liderança do Podemos na Câmara, e faz um breve relato sobre a história do partido no município.

Arildo Tomaz Bucker (Arildo Boleba) - PDT

Reclama contra a infestação de mosquitos no município. Convida os vereadores a se filiarem ao PDT. Agradece ao prefeito Victor Coelho e ao secretário Carlinhos Miranda por serviços realizados, e pede a realização de outras obras.

Alexandre Andreza Macedo (Alexandre de Itaoca) - PSB

Diz que o PSB elegeu três vereadores e o prefeito da cidade, e os candidatos não-eleitos, que contribuíram para essa conquista, não foram valorizados, e que é “cara-de-pau” chamar essas pessoas agora para aderirem a um novo projeto. Segundo ele, outros partidos ocuparam cargos no governo, e afiliados do PSB foram abandonados.