Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 26/04/2022

Resumo dos Pronunciamentos 26/04/2022

por Camila Reis publicado 26/04/2022 17h34, última modificação 26/04/2022 17h34

Resumo dos pronunciamentos – pequeno e grande expedientes e horário das lideranças

Sessão Ordinária do dia 26/04/2022

Mestre Gelinho (PSDB)

Manifestou grande esperança sobre a obra de macrodrenagem do bairro Nova Brasília, que finalmente está em fase de licitação/ contratação.

Rodrigo Sandi (Podemos)

Protocolou indicação para que a prefeitura retome o projeto Transforma Cachoeiro, que foi realizado na região do Village e do Bela Vista antes da pandemia, sugerindo mais comunidades para serem contempladas. Além de parabenizar Mestre Gelinho, explicou a importância do trabalho do ex-vereador Wallace Marvila, que muito lutou pela macrodrenagem do Nova Brasília, onde reside.

Osmar Chupeta (Republicanos)

Sugeriu ao secretariado cachoeirense que tome o município de São Mateus como modelo para gerir as estradas rurais e outros problemas da cidade. Externou pedido de moradora de Soturno/ Gironda por manutenção do cemitério local. Afirmou mais uma vez a necessidade de os ônibus do interior voltarem a parar também no ponto da antiga Rádio Cachoeiro, na Av. Beira Rio, e que irá levantar abaixo assinado entre representantes de associações de moradores para derrubar a taxa de esgoto.

Diogo Lube (PP)

Sobre a taxa de esgoto e a demanda de Chupeta, esclareceu que a cobrança não é ilegal, apesar de ‘imoral’ e por isso a luta por sua derrubada seria mais difícil. Divulgou curso em formato de oficinas que será promovido pela Escola do Legislativo, em parceria com o Cebrac, a partir da quarta, 27. Pediu que seja analisado e votado com calma o PL 47/2022, que acaba de chegar à Casa, e determina a extinção de escolas municipais baseado em plano estadual de educação, que prevê a estadualização do ensino fundamental II e pode não ser renovado. “Muitas dessas escolas estão de fato desativadas, mas será que no ano que vem não precisaremos de mais vagas? (...) E esses prédios vão virar o quê? Vão ser reaproveitados pelo município?”

Paulo Grola (PSB)

Apoiou manifestação de Diogo em relação à desativação de escolas, também manifestando preocupação quanto à oferta de vagas. Agradeceu às secretarias responsáveis pelo serviço de limpeza na comunidade de Bebedouro e na Rua Levino Fanzeres, no bairro Novo Parque.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Falou sobre a obra de macrodrenagem do bairro Nova Brasília, relatando o histórico das ações promovidas pelos vereadores em prol da obra. Cedeu tempo de fala a Romildo, coordenador do projeto social Crianças de Cristo, do bairro Aquidaban.

Allan Ferreira (Podemos)

Está feliz com a ratificação da filiação de Brás Zagotto ao Podemos. Parabenizou todos os projetos sociais e líderes comunitários pela dedicação ao trabalho, falando sobre a importância social dos projetos esportivos e pedindo mais apoio às iniciativas. Disse que vai marcar agenda com o senador Marcos Durval, que em conversa afirmou que encaminhará verbas de emendas parlamentares para diversas obras em Cachoeiro.

Marcelinho Fávero (PL)

Participou na última quinta-feira do 6º Presbiteriano Social, na Igreja Presbiteriana do bairro IBC, e parabenizou todos os envolvidos. “Palavras não mudam a vida de ninguém, obras sim”. Pediu que o poder executivo possa abrir caminhos para projetos e ações sociais, por exemplo, superando barreiras na questão da ligação provisória de energia elétrica, que se tornou extremamente burocrática.

Arildo Boleba (PDT)

Informou que Cel Quitino, candidato do PDT, também apoia a causa dos professores. “Precisamos dialogar e encontrar um caminho”. Opinou que está havendo muita politicagem na Câmara e que na audiência pública promovida sobre o piso salarial do magistério o foco acabou sendo desviado.

Brás Zagotto (Podemos)

Agradeceu ao PV pelo apoio recebido enquanto foi filiado, mas mudou de partido, em uma conversa amigável, pensando na sua pré-candidatura a deputado estadual. Registrou que fez indicação de tapa buracos para a Rua Dr. Ozires de Almeida Freitas, no Vila Rica, indicação esta que o vereador Chupeta também protocolou, dentre outras demandas que levou ao representante do governo. Registrou ter assistido jogo de futebol em Monte Alegre no domingo, com público de cerca de 500 pessoas, e pôde constatar que a energia está acabando na localidade quase todos os dias, cobrando à EDP resolução do problema. Arildo Boleba, em aparte, complementou que outras localidades passam pelo mesmo problema há anos. Brás disse, então, que irá documentar a queixa de todas as comunidades pedindo resolução.