Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 26/03/2024

Resumo dos Pronunciamentos 26/03/2024

por Camila Reis publicado 26/03/2024 17h26, última modificação 26/03/2024 17h26

Resumo dos Pronunciamentos - Sessão Ordinária do dia 26/03/2024

Assista aqui à sessão na íntegra: Sessão Ordinária - 26 de março de 2024 (youtube.com)

Osmar Chupeta (Republicanos)

Manifestou tristeza pela tragédia causadas pelas chuvas nos municípios vizinhos, informando que a Igreja Universal, na Av. Beira Rio, está arrecadando doações para os atingidos. Participou da audiência pública promovida pelo vereador Ary Corrêa (Patriota) sobre o empréstimo pleiteado pela prefeitura e convocou à população a se manifestar nas ruas caso seja aprovado. “Se depender do voto do vereador Chupeta, esse projeto não passa!”. Cobrou mais uma vez o retorno da linha de ônibus do Alto Eucalipto, utilizado pelas famílias que levam seus filhos à escola e o fizeram a pé em meio às últimas chuvas. Registrou que 26 de março é Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia trazendo Ana Paula Lemos para falar sobre as dificuldades dos portadores.

Ary Corrêa (Patriota)

Recebeu documentos do senador Marcos do Val mostrando que acionou diversos ministérios para ajudar às cidades do sul do estado que foram atingidas pelas chuvas. Mostrou em vídeo rua Osvaldo Nunes de Menezes, no bairro Coramara, que recebeu recapeamento asfáltico recente e já está quase intrafegável novamente. Disse que perdeu a confiança na secretária municipal Lorena Vasquez porque as comunidades continuam não sendo atendidas nas intervenções que precisam. Apresentou vídeo ‘pescando’ na água dos buracos da estrada de Jacu e informou que, após a publicação do vídeo, a prefeitura os tapou e a comunidade agradece. Cobra limpeza e tapa buracos para o Monte Belo e região do União e criticou fechamento de creche no Arariguaba. “A prefeitura dificulta a vida do cidadão”. Denunciou que, havendo equipes da prefeitura coordenando a entrega, ainda foi problemática a distribuição das doações de água em Pacotuba. Alguns pegaram muitos pacotes enquanto outros ficaram sem. Por isso preferiu entregar diretamente aos moradores aquilo que levou, ao invés do ponto de distribuição. Apelou à prefeitura que adquira barcos para a Defesa Civil de Cachoeiro, que está desprovida de meios para fazer os salvamentos.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Registrou que no próximo dia 02/04, às 19h, será a entrega do CT de Lutas do Rubem Braga. “Fico feliz porque a luta que a gente vem tendo há bastante tempo para conseguir obras de infraestrutura e esporte para a região o grande Village hoje se torna realidade”. Já foi entregue na região o Campo Bom de Bola e, em breve, também ficará pronta a quadra do Novo Parque. Disse que estará presente amanhã também na assinatura da ordem de serviço da obra do aeroporto de Cachoeiro: “Nós fazemos parte dessa história”. (Brás Zagotto, em aparte, informou que os vereadores irão em comitiva ao evento). Lembrou que no início do mandato anterior do governo do estado foi solicitado aos vereadores uma lista de prioridades de obras estruturantes que atenderiam Cachoeiro e região, e o aeroporto estava entre elas. A primeira da lista era o anel rodoviário (que disse estar em curso), a segunda a ponte do Valão, a terceira a rodovia universitária, o aeroporto era a quarta e a quinta era a instalação do Samu. Falou sobre o andamento das obras de macrodrenagem, informando que a maior parte da Linha Vermelha já está com drenagem e pavimentação.

Leo Camargo (PL)

Parabenizou à presidência pelas obras de acessibilidade da Câmara. Relatou denúncia de um esquema de corrupção envolvendo a prefeitura, a Agersa e a BRK, que estará apresentando ao MP, TCE e outros órgãos. “Eu poderia estar estabelecido financeiramente e politicamente se eu me aliasse a algum grupo, mas preferi ficar sozinho para ficar a favor do povo”. Agradeceu ao senador Magno Malta e deputado Welington Calegari pela ajuda destinada aos municípios atingidos pela chuva.

Paulo Grola (PSB)

Informou sua saída do PSB para o Podemos. Cobrou a conclusão do muro do cemitério de Gironda porque o gado tem entrado e quebrado as cruzes das sepulturas e a população cobra resolução aos vereadores.

Paulinho Careca (PSB)

Manifestou solidariedade aos atingidos pelas chuvas, pedindo aos que puderem que ajudem no necessário. Sobre as críticas aos políticos que estão aparecendo nas áreas atingidas, afirmou que cada um deve prestar contas somente a Deus e estas pessoas acabam ajudando com doações e emendas parlamentares. Destacou a importância dos grupos de jeepeiros, motoqueiros, trilheiros e similares para conseguir acessar às comunidades mais isoladas. Pediu informações à Semmat a respeito das bombas e tanques de combustível que estavam no CMU e foi informado que pertenciam à Petrobrás e a prefeitura solicitou à empresa que os retirasse. Disse que, nos dias excessivamente quentes que antecederam as chuvas em Cachoeiro, os alunos da escola da Gruta não conseguiram ficar dentro das salas e os professores os levaram para fora, enquanto o prefeito afirmou que todas as escolas tinham ar condicionado. A instituição tem dois, mas não funcionam. O teto da escola também está com muitas infiltrações, trazendo riscos a alunos, professores e servidores. Criticou o fato de a secretaria de fazenda ter deixado de entregar os carnês de IPTU nas residências e, agora, parar também de imprimir os boletos para os contribuintes que vão até à secretaria. “Esse povo não gosta do cachoeirense!”.

Marcelinho Fávero (PL)

Manifestou solidariedade às pessoas que sofreram com as chuvas e enchente, perdendo bens materiais e, sobretudo, entes queridos. Exaltou o poder da ação do bem, que faz as pessoas deixarem as próprias vidas de lado para ajudar aos outros, citando diversos grupos e comunidades religiosas.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Manifestou solidariedade aos atingidos pelas fortes chuvas da região. Elogiou a secretária municipal Lorena Vasquez e toda a equipe da prefeitura pelo trabalho realizado no atendimento à Pacotuba. Respondendo à Ary Corrêa, afirmou que os deputados que vieram até as áreas atingidas poderiam ajudar mais, através de emendas parlamentares, equipando a Defesa Civil, ou diretamente às comunidades, ao invés de aparecer somente nesses momentos. Pediu à presidência que convoque o quanto antes audiência pública para discutir amplamente o empréstimo da prefeitura. Defendeu os investimentos do governo do estado em Cachoeiro, mesmo o governador tendo sido amplamente atacado antes das últimas eleições, quando não lhe creditaram a destinação destes recursos e acabou sendo muito menos votado em Cachoeiro do que o candidato de oposição.

Arildo Boleba (PDT)

Manifestou apoio a Mestre Gelinho (PSDB), que perdeu sua irmã. Apoiou a fala de Alexandre de Itaoca. “O dinheiro não era de Casagrande porque a eleição era estadual, agora não é de Victor porque a eleição é municipal”. Informou que estará com o celular indisponível nos próximos dias, mas, se necessário, sua assessoria estará à disposição.