Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 24/05/2022

Resumo dos Pronunciamentos 24/05/2022

por Camila Reis publicado 24/05/2022 19h13, última modificação 24/05/2022 19h13

Resumo dos principais pronunciamentos – Pequeno e grande expedientes e horário das lideranças

Sessão ordinária do dia 24/05/2022

Osmar Chupeta (Republicanos)

Agradeceu por operação tapa buracos realizada na Rua Baixo Guandu, no Zumbi, e instalação de mais de 42 lâmpadas para iluminação pública do distrito de São Vicente. Registrou que a Associação de Moradores de São Joaquim pede limpeza e lavagem das ruas. Criticou o fato de o secretário de obras estar se afastando dos vereadores, deixando de atender e convidar, ou convidando em cima da hora, para participar de visitas e obras em seus bairros. “Entrar na casa da gente sem pedir e sem avisar é muita falta de respeito”. Pediu que Cachoeiro homenageie com placa o empresário Jercílio Cipriano, falecido recentemente, relatando que muitas vezes atendeu às comunidades com ônibus para enterros, gestantes sem condições de custear a passagem, dentre outras situações. Manifestou apoio e voto favorável à criação da Comenda Raul Sampaio Cocco, proposta por Marcelinho Fávero (PL). Cobrou escadaria e iluminação pública para a Rua José Antônio Santana, no Zumbi, que pede desde o início de seu mandato.

Paulinho Careca (PSB)

Cedeu tempo de fala à Secretária de Meio Ambiente Luana Cristina, que apresentou a gerência de proteção e bem estar animal e as próximas ações. Manifestou apoio à fala de Allan Ferreira (Podemos), sobre as dificuldades encontradas pelos cidadãos para conseguir atendimento na saúde municipal, onde faltam médicos, materiais e oferta de serviços, responsabilizando o secretariado, mandato após mandato, pela não resolução do problema. “Há quanto tempo saem de Cachoeiro todos os dias ônibus e vans levando pacientes para exames e consultas que não são ofertados aqui?”. Desejou uma boa gestão a Ramon Silveira, novo secretário de esportes do município, registrando o bom trabalho realizado pela antecessora, Lilian Siqueira.

Diogo Lube (PP)

Leu relatório da Comissão de Educação sobre o PL 47/2022, que trata do fechamento de escolas municipais inativas. Criticou a falta de comunicação da prefeitura com a Câmara e as comunidades, que nem sempre dá publicidade às ações ou envia projetos para votação em prazo cabível. Relatou que, após audiência pública na última sexta sobre lgbtfobia, o grupo presente questionou a ausência dos demais vereadores e a falta de seu apoio. Lamentou PEC, em tramitação na CCJ da Câmara Federal, que visa instituir cobrança de mensalidade em universidades federais, e convidou defensores do governo federal para debate político.

Sandro Irmão (PSD)

Cedeu tempo de fala a Marcelo Campeão, que pediu criação de dia municipal para colecionadores de carros antigos.

Leo Cabeça (PDT)

Agradeceu ao prefeito e secretário de agricultura pelo empenho na pavimentação em Revsol da estrada de Bom Jardim, em Soturno. Porém reforçou a crítica ao governo pela falta de diálogo com os vereadores, porque estão há tempos trabalhando pelas obras, como a estadualização e pavimentação desta rodovia, e não são chamados quando realizam. Pediu melhorias para a serra de Cachoeira Alta, em São Vicente, que não tem condições de tráfego nem como trilha mais, obrigando aos moradores a trajeto muito mais longo para sair da localidade.

Allan Ferreira (Podemos)

Agradeceu Elio Carlos Miranda por receber em sua casa, no Rui Pinto Bandeira, reunião para prestar contas das ações dos mandatos do vereador. A apresentação foi baseada em projetos de lei aprovados, como o que determina aos bancos a disponibilização de armários guarda volumes. “Secretaria de interior tem que atender a todos com equidade, não fazer um bom serviço pra um e porcaria pra outro”. Pediu melhorias urgentes na assistência à saúde pública em Cachoeiro. “Por que Cachoeiro não tem hospital público geral? Se tivesse, não seria necessário nosso cidadão sair de madrugada, de van, para ser atendido em outros municípios”. Agradeceu ao governo do estado e secretaria municipal de esportes pelo anúncio de duas novas academias populares, no Basiléia e São Luiz Gonzaga.

Rodrigo Sandi (Podemos)

Relatou visita não oficial do secretário de obras ao Zumbi, para a qual convidou os três vereadores do bairro a participar. A visita foi feita para fiscalizar o serviço de  concretagem do muro da nova unidade de saúde do bairro, que será a maior do sul do estado, e foi indicada pelo vereador desde 2017, com emenda parlamentar de Norma Ayub.

Juninho Corrêa (PL)

Cobrou à secretaria de saúde a resolução do problema de falta de médicos em diversas unidades de saúde do município. “Este município não remunera bem médicos e agentes de saúde”. Sugeriu fazer um trabalho de enxugar a máquina pública para investir mais na saúde, que é prioridade. Cobrou também à secretaria de interior a melhoria das estradas rurais, como as de Tijuca, Santa Fé e Burarama. “Olhem com carinho para o nosso interior, porque é período de café e de cana e o agricultor precisa escoar a produção”.

Leo Camargo (PL)

Cedeu tempo de fala a Leandro Diniz, que trouxe solicitações da categoria dos motoboys. Comentou PEC mencionada por Diogo Lube (PP), que deve ser votada em breve na Câmara Federal, registrando que a proposição não é de deputado do PL e nem do chefe do executivo.

Brás Zagoto (Podemos)

Lamentou o falecimento em empresário Jercílio Cipriano. Cobrou incentivo para implantação de empresas em Cachoeiro, gerando emprego e renda, como acontece no norte do estado e em outros municípios menores do sul mesmo. Para isto, pediu que terreno estadual de cerca de 45 alqueires em Monte Líbano seja doado ao município para ampliação de parque industrial. A região também carece de regularização fundiária de área já invadida por moradias.  “No meu ponto de vista, o município precisa chegar mais junto dos empresários”. Mencionou a qualidade da obra da escadaria na Rua Amélia Ronqueti e agradeceu também pela pavimentação de cinco ruas no Vila Rica. “Tô aqui há 20 anos cobrando a pavimentação do Alto Vila Rica, por isso preciso agradecer”.

Vandinho da Padaria (PSDB)

Informou sobre obra de drenagem no Nossa Senhora da Glória, que ficou parada por 20 dias, dependendo da EDP, e foi reiniciada ontem, término da drenagem na Rua João Sasso, no São Geraldo, faltando apenas a recolocação do asfalto e início da limpeza do córrego e conclusão da revitalização da Av. Jerônimo Ribeiro, no Amarelo. Destacou final do campeonato de futsal do Paraíso, que durou 50 dias e terminou na última sexta, parabenizando a organização. Agradeceu a parceria da PM e agentes de trânsito pelo apoio dado à comunidade no evento, aos vereadores e prefeito que estiveram presentes, e aos responsáveis pela transmissão das partidas via internet.

Marcelinho Fávero (PL)

Cedeu tempo de fala ao músico Adilson Dillem, que veio defender a criação da Comenda Raul Sampaio Cocco.