Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 23/08/2022

Resumo dos Pronunciamentos 23/08/2022

por Camila Reis publicado 23/08/2022 17h24, última modificação 23/08/2022 17h24
Resumo dos Pronunciamentos 23/08/2022

Apae

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 23/08/2022

Ary Corrêa (Patriota)

Afirmou que o sistema de saúde de Cachoeiro está insustentável: Continuam faltando médicos nas unidades de saúde, há falta de respeito com os que ficam na fila de madrugada e não conseguem números, não há acessibilidade para cadeirantes e, além de médicos, faltam atendentes e outros profissionais, além de insumos básicos. “Não tem nada nos postos e não é por falta de dinheiro que não está funcionando”. Disse também que o PL do piso salarial dos professores “parece que está vindo para a Câmara em uma tartaruga” e que é necessário humanizar também o atendimento da educação. Denunciou que a empresa “Sinales”, contratada pela prefeitura para a sinalização do sistema viário por cerca de R$4 milhões, não “quer trabalhar” e as equipes da prefeitura, com maquinário velho, tem feito o serviço em seu lugar. Alertou para o aumento da violência e dos assaltos, oportunizada pelo quadro defasado da polícia, que precisa de concurso.

Brás Zagotto (Podemos)

Ficou feliz com a sanção e publicação de alteração na lei que regulamenta o estacionamento rotativo, dando 24h de prazo para o usuário pagar o estacionamento sem ser multado. Porém notou inclusão de inciso que não foi aprovado pela Câmara e que pode prejudicar o contribuinte. Informou que já está em andamento licitação para elevador panorâmico que permitirá maior acessibilidade ao prédio da Câmara, bem como alterações que aumentarão vagas de estacionamento e saídas de incêndio. Pediu um minuto de silêncio pelo falecimento de Dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo emérito de Vitória.

Diogo Lube (PP)

Agradeceu o convite para participar de feira política na Escola Zaqueu Moreira Fraga e para palestrar ao curso de psicologia Faculdade América. Manifestou repúdio pela violência na política, materializada no sequestro da vereadora Lari Bortoloti, de Rio Novo do Sul. Agradeceu pelo serviço de retirada de entulhos no Santa Cecília. Alertou que não chegou à Casa PL sobre o salário dos professores que optaram pelo “vencimento”, mas apenas para os que optaram pelo “subsídio”. “Temos em Cachoeiro quatro categorias diferentes de professores, com situações funcionais diversas e que não são tratados com homogeneidade pelo município”. Por isso é necessário votar matérias com cuidado e manter o diálogo e a mediação entre os envolvidos.

Allan Ferreira (Podemos)

Cobrou dos parlamentares estaduais e federais maiores recursos e apoio para a Apae, que está com lista de espera de 570 crianças para atendimento. “O centro de tratamento do autismo precisa ser na Apae, que já conta com estrutura para isto. Quando falo de autismo, falo com propriedade, porque estudo e luto pela causa, mas minha ação enquanto parlamentar no município é limitada. Precisamos de ajuda!”. Pediu também pela instalação de hospital público em Cachoeiro.

Sandro Irmão (PSD)

Cedeu tempo de fala a Jhony, coordenador social da Apae de Cachoeiro, que falou sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Mestre Gelinho (PSDB)

Manifestou apoio aos professores, enquanto presidente da comissão de educação da Casa. Agradeceu pelo serviço de asfaltamento da Linha Vermelha, porém cobrou a repintura das faixas de pedestres que haviam no trecho entre a antiga delegacia e as proximidades da ponte de ferro, onde há escolas. Pediu atenção à estrutura metálica do abrigo do ponto da rodoviária do interior, que se encontra com as bases apodrecidas.

Osmar Chupeta (Republicanos)

Cobrou resposta ao seu pedido de retorno da parada dos ônibus intermunicipais no ponto da antiga Rádio Cachoeiro, na Av. Beira Rio. Manifestou apoio a reivindicação de hospital público para Cachoeiro. Criticou a Câmara por ainda não permitir a entrada de homens de bermuda no prédio.

Paulo Grola (PSB)

Agradeceu por, finalmente, estar sendo concluída a obra da localidade de Pantanal e pelo Revsol aplicado na estrada de Bebedouro.

Paulinho Careca (PSB)

Agradeceu pela assinatura de ordens de serviço no bairro Jardim Itapemirim e no Morro do Nicolau, solicitações já protocoladas desde o mandato passado. Estão sendo oportunizadas por emendas parlamentares e contrapartida da prefeitura vinda do financiamento aprovado na Câmara. Pediu respeito da prefeitura/ secretários em relação aos vereadores, porque pede desde 2017 pavimentação em Revsol para a estrada de Bebedouro e o material foi enviado para lá fora do cronograma e sem o cuidado necessário, além disso, a secretaria tem atendido outras demandas com critérios políticos.

Marcelinho Fávero (PL)

Registrou e agradeceu o atendimento de pedido de extensão de rede da EDP para escadaria no Coramara antes do prazo previsto e ensaibramento de estrada do Aeroporto, que acabou sendo melhor atendida com patrol e Revsol. Lamentou o falecimento de Dom Luiz Mancilha Vilela e a perseguição à igreja na Nicarágua.

Arildo Boleba (PDT)

Manifestou a expetativa pela conclusão da pavimentação em Revsol no Valão de Areia, em Itaoca.