Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 21/09/2021

Resumo dos Pronunciamentos 21/09/2021

por Camila Reis publicado 21/09/2021 18h11, última modificação 21/09/2021 18h11

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 21/09/2021

Leo Cabeça (PDT)

Concedeu Título de Honraria e Destaque Operacional ao Cabo Gustavo Silva. Voltou a falar sobre os acidentes da curva da morte (mais dois ocorreram na última semana), na serra Soturno x Vargem Alta, cobrando providências do governo do estado. (Brás informou, em aparte, que haverá agenda para os vereadores com o governador do estado na próxima semana e será uma oportunidade de levar mais uma vez essa demanda)

Brás Zagotto (PV)

Informou que sairia mais cedo da sessão para acompanhar o sepultamento do Sr. Abílio, que o acolheu no AA há muitos anos. Relembrou as diversas iniciativas tomadas pela Câmara para viabilizar a redução do IPTU, criticou ‘vereadores’ que vem alimentando críticas aos próprios colegas através da imprensa, e citou a possibilidade de processar judicialmente informações e notícias falsas que vêm sendo propagadas. Indicou a obra do posto de saúde do Vila Rica no ‘processo seletivo’ das emendas parlamentares do deputado Felipe Rigoni e foi informado pelo prefeito que foi aceita, sendo a única obra do sul do estado concorrendo. Agora passa por votação no site e pediu apoio de todos com votos.

Mestre Gelinho (PSDB)

Convidou à tribuna os biólogos Paulo Henrique Breda e Karina Prado Silva para falar sobre a bacia hidrográfica do rio Itapemirim.

Arildo Boleba (PDT)

Indicou em 10/02/21 a limpeza de córregos de Itaóca e, até o momento, não foi atendido. Pede que as secretarias responsáveis que realizem o serviço antes que venham as chuvas e causem transtornos maiores. Cobrou também a EDP, que prometeu atender ao distrito, em especial a comunidade de Valão de Areia, e não cumpriu. Relatou também que o Revsol foi levado para o Valão de Areia, porém não foi instalado.

Vandinho da Padaria

Informou que quinta, 23, às 18h, no Sesc Cachoeiro no bairro Aeroporto, haverá audiência pública sobre retomada econômica, de empregos e renda no pós pandemia, promovida pelo deputado Da Vitória, com a presença de diversas autoridades. Sobre as falsas notícias citadas por Brás, opinou ser um ato de covardia e que deve sim ser denunciado, apurado e punido. (Diogo Lube, em aparte, pediu que a população consulte o processo protocolado no MP com o relatório da comissão especial do IPTU, ao invés de levantar fake News).

Paulo Grola (PSB)

Disse não se preocupar com o que falam dele porque acredita que quem votou nele o conhece. Justificou ausência na próxima sessão em virtude de agenda com o governador do estado, acompanhando o prefeito de Vargem Alta, para cobrar, mais uma vez, providências sobre a curva da morte.

Marcelinho Fávero (PL)

Apresentou provas de que o tal ‘Gilmar Ferreira’ é um perfil falso que age de má fé na propagação de fake news em diversos grupos nas redes sociais e que deve haver averiguação e punição das ações criminosas de calúnia. Afirmou que o CPF no qual o número de telefone foi cadastrado pertence a ex-assessor do vereador Ary Corrêa (Patriota) e as publicações tem sempre interação de outros assessores do gabinete e do próprio vereador. Agradeceu aos vereadores que assinaram como co-autores a Comenda Silvimara Barreto Porto Costa e pediu que os demais vereadores votem a favor de sua criação. Sugeriu construção de busto de Camilo Cola. Elogiou trabalho e postura de Allan Ferreira. Pediu que endureçam as leis e fiscalização sobre pichações, que já se propagam pelos novos pontos de ônibus. Relatou ter plantado um Ipê em ação no Centro Regional de Revsol em alusão ao dia da árvore e pediu maior conscientização sobre a preservação do rio e nascentes.

Diogo Lube (PP)

Esteve na véspera no Programa Pente Fino, da Rádio Mania FM, com duas advogadas falando sobre as mudanças da previdência. Citou que a Casa receberá projeto de lei que tratará de previdência complementar para servidores. Afirmou que é necessário discutir mais o tema comunicação/ informação. Elogiou o trabalho do vereador Paulinho Careca na secretaria de fazenda, em especial no tema do IPTU. Falou sobre obras realizadas na rodovia do Valão, para a qual ele e outros vereadores haviam pedido quebra-molas e faixas elevadas, em especial próximo à escola. Pediu que haja faixas de pedestres ou faixas elevadas em frente a todas as escolas, mesmo que em ruas pequenas, para maior segurança dos pedestres. Mencionou ser o dia da luta pela inclusão das pessoas com deficiência e que a rede municipal de ensino está oferecendo curso aos estagiários para atendimento desses alunos. Apoiou a fala de Marcelinho Fávero, reforçando que os extremos são prejudiciais e que é necessário equilíbrio entre as opiniões.

Allan Ferreira (Podemos)

Falou sobre a pauta da inclusão e os projetos de lei que propôs, sobre os quais deu entrevista na Rádio Diocesana antes da sessão. O mais recente foi o de proibição de fogos sonoros em Cachoeiro, contribuindo para gerar menos desconforto aos portadores do autismo, que possuem maior sensibilidade auditiva, outras pessoas hospitalizadas/ acamadas, bem como animais de estimação.  Pediu respeito às opiniões diversas e que os políticos e a população em geral deixem de brigar por ideologias que não levam a nada. Sobre a CEI, disse que respeita os colegas que assinaram, elogiou o trabalho da comissão e afirmou que tem que acreditar nos órgãos competentes – TCE e MP. Falou sobre o trabalho do Podemos, pautado em respeito e honestidade. Agradeceu a Marcelinho Fávero pelos elogios.

Osmar Chupeta (Republicanos)

Agradeceu à prefeitura pela atenção dada ao bairro Zumbi e Basílio Pimenta, com reforma da quadra, e pelo asfalto em ruas do Aeroporto. Agradeceu também à Agersa pela retomada do ônibus para a localidade de São Vicente. Lamentou falecimento de paciente internado no UPA com dor no peito e pressão alta, para o qual havia conseguido vaga no Hospital Evangélico, hospital de referência em cardiologia, e a médica que o atendeu não autorizou a transferência. Criticou os baixos salários dos professores da rede municipal.