Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 21/06/2022

Resumo dos Pronunciamentos 21/06/2022

por Camila Reis publicado 21/06/2022 17h20, última modificação 21/06/2022 17h20

Resumo dos pronunciamentos – pequeno e grande expedientes e horário das lideranças

Sessão Ordinária do dia 21/06/2022

Ely Escarpini (PV)

Relatou ter indicado à secretaria de esportes a instalação de academia popular, a pedido da comunidade, no distrito de Pacotuba. Falou sobre a situação da localidade de São João da Lancha, na Safra, que era assistida pela prefeitura de Itapemirim, mas passou a fazer parte do município de Cachoeiro e não tem recebido mais serviços mínimos, como unidade de saúde e regularização de endereços.

Ary Corrêa (Patriota)

Apoiou a fala de Ely Escarpini sobre a localidade de São João da Lancha, porque já busca atendimento e melhorias para a comunidade desde fevereiro de 2021. Tem expectativa de que sejam atendidos este ano, porém com interesses eleitoreiros. Informou que a unidade de saúde do Alto União continua sem médicos, remédios e insumos mínimos para atendimento da população. Após a fala de Diogo Lube, criticou duramente o trabalho da Agersa. “Não sei pra quê que existe esse órgão em Cachoeiro! Não fiscaliza nada!”.

Vandinho da Padaria (PSDB)

Enumerou e agradeceu por indicações atendidas nos bairros São Geraldo, Alto Amarelo, Coronel Borges e São luiz Gonzaga, como container de lixo, limpeza geral de praça e quadra,  tapa buracos e reparo de rede fluvial. Agradeceu também pela pavimentação em Revsol  e caixa seca para estrada da comunidade de Bom Sucesso. Destacou ação “Bairro Limpo”, promovida em parceria com a Semmat no bairro Paraíso, e que pretendem levar a outros bairros. Os moradores foram comunicados com antecedência e seus entulhos foram recolhidos de forma adequada, porém, poucos dias depois da limpeza, descartaram mais entulho nas ruas e calçadas. Pediu que a população colabore para manter a limpeza dos bairros. Agradeceu pela conclusão de drenagem e pavimentação asfáltica da Rua João Sasso. Pediu que concluam o serviço tapa buracos da Rua Euclides da Cunha.

Arildo Boleba (PDT)

Afirmou que não quer ser “pai de obra”, mas pediu coerência do governo em atender a indicações que vereadores já fizeram ao invés de abrir novos pedidos, de outros vereadores, para a mesma obra, e gerar alguma ‘disputa’. Agradeceu às equipes responsáveis pela limpeza da localidade de Valão de Areia, em Itaoca, que promoverá festejo na próxima quinta.

Mestre Gelinho (PSDB)

Agradeceu pelo serviço de limpeza na região do Ibitiquara, Ferroviários e Nossa Senhora da Penha, porém criticou terem deixado os resíduos das capinas e varreção próximo as calçadas. Elogiou o serviço de recapeamento asfáltico da Linha Vermelha e entorno, porém pediu reforço da sinalização para evitar o excesso de velocidade.

Diogo Lube (PP)

Cedeu tempo de fala do pequeno expediente à Escola do Legislativo para entrega dos certificados de curso oferecido pelo Cebrac. Agradeceu pelo atendimento de indicações, como concretagem de rua do Marbrasa, cobrando a finalização de alguns serviços. Repudiou a  decisão do STF sobre cobertura de terapias pelos planos de saúde. Cobrou cumprimento da lei municipal sobre conscientização contra a violência obstétrica, recebendo, através de apartes, o apoio de outros vereadores para a causa. Pediu que a Agersa e o consórcio NovoTrans olhem para a situação dos profissionais de saúde, que não têm ônibus disponíveis quando saem de seus plantões.

Allan Ferreira (Podemos)

Sobre as demandas de São João da Lancha, já relatadas pelos outros vereadores, informou ações que também vem intermediando para melhorias na comunidade, alguns pedidos já atendidos, outros em andamento. Já residiu na localidade e, por isto, tem acompanhado desde o início do mandato. Falou sobre a situação dos hospitais filantrópicos de Cachoeiro, reforçando a necessidade de construção de hospital público e de intervenção dos parlamentares estaduais e federais para conquistá-lo.

Paulo Grola (PSB)

Disse que os agricultores estão se queixando de que a secretaria não atende suas demandas e pediu melhoria do serviço.

Osmar Chupeta (Republicanos)

Cedeu tempo do pequeno expediente para a entrega da Comenda Sigmond Freud, dedicada a psicanalistas. Informou sobre visita à Assembleia Legislativa, quando encaminhou pedido para instalação de hospital público em Cachoeiro que será entregue ao presidente da república. Agradeceu pelo atendimento de seu pedido de melhorias para a estrada e instalação de ‘mata burro’ na localidade de Mangueira. Criticou deputados que ‘só aparecem em época de eleição’, afirmando que o povo agora ‘está sabido’ e sabe identificá-los. Reforçou o apelo pelo hospital público em Cachoeiro para desafogar o atendimento da Santa Casa.