Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 20/02/2024

Resumo dos Pronunciamentos 20/02/2024

por Camila Reis publicado 20/02/2024 18h41, última modificação 20/02/2024 18h41

Resumo dos pronunciamentos da Sessão Ordinária do dia 20/02/2024. 

Assista aqui a transmissão completa da sessão: Sessão Ordinária - 20 de fevereiro de 2024 - YouTube

Leo Cabeça (PDT)

Informou à comunidade que o DER, infelizmente, só poderá preparar o projeto da estrada de Bom Jardim, que liga a Fábrica de Cimento Nassau a Gironda, no fim de abril, quando terá empresa contratada para tal. Reafirma a importância da pavimentação da via, especialmente pelo escoamento da produção industrial, e que continuam trabalhando na causa, mesmo que pessoas que não tenham participado de nada estejam querendo ser o “pai” da obra.

Arildo Boleba (PDT)

Afirmou que, nesses três anos de mandato, a EDP não atendeu a nenhuma de suas solicitações. Relatou, também, que conseguiu com a BRK a retirada da tarifa de esgoto para a comunidade de Valão de Areia, onde não há coleta, mas a cobrança retornou. “Se for preciso, vou pra rua, vou brigar. Não é só Valão de Areia. Onde não há coleta, não pode haver cobrança”. Lembrou, com orgulho, do mutirão de concretagem de ruas, que passou por Itaoca, como bom legado de seu mandato.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Relatou caminhada com o prefeito para verificar demandas do ginásio municipal do Nova Brasília, onde está sendo feita limpeza e pintura para que possa ser entregue à comunidade. Relatou também o grande número de roubos e furtos no bairro, tanto em residências quanto dos materiais da obra de macrodrenagem. Pediu apoio ao comando da PM, em reunião com moradores, para sanar o problema. Pediu a instalação de pelo menos duas faixas elevadas na Av. Etelvina Vivacqua, no Nova Brasília, quando ficar pronta a obra de macrodrenagem. Lembrou das iniciativas que ele e Brás Zagotto (Podemos) propuseram para minorar o prejuízo dos comerciantes afetados pela obra de macrodrenagem e que está para chegar o carnê de IPTU 2024, cobrando da prefeitura algum estudo e providência sobre o assunto. Informou que amanhã a prefeitura fará entrega de veículo para o projeto Villagindo, não tem certeza se é o mesmo cuja aquisição foi viabilizada por emenda parlamentar da ex-deputada federal Lauriete. Solicitou reunião com a secretaria de meio ambiente e a empresa Marbrasa para resolver os problemas de inundação da região, causadas pela chuva, e sugeriu à prefeitura que faça ao menos serviços paliativos nas regiões mais afetadas por alagamentos, como a rotatória da Unimed, enquanto não há recursos para uma obra maior de drenagem. Falou sobre as projeções e possibilidades do Podemos no processo eleitoral 2024. Agradeceu, em nome do Hospital Infantil, pelos aportes de recursos que estão para vir para a ampliação do hospital do Aquidaban.

Osmar Chupeta (Republicanos)

Disse que todos os setores da saúde estão lotados, com alta demanda. Por isto, entregou pedido por hospital público em Cachoeiro ao deputado estadual Theodorico Ferraço e ao seu filho, o vice governador Ricardo Ferraço. Destacou também o problema da dengue e cobrou providências do poder público. No Agostinho Simonato, comerciante pede há 10 anos o desentupimento de bueiro que gera acúmulo de água. Informou que já estão chegando em acordo com a Agersa para voltar a ter ônibus atendendo o Alto Eucalipto. O transporte público faz falta para estudantes e familiares atendidos por escolas de bairros próximos. Relatou reclamação da população quanto às más condições dos ônibus de Cachoeiro em geral, mesmo com as passagens sendo reajustadas a cada ano.

Ary Corrêa (Patriota)

Apresentou o projeto “Médicos de Cachoeiro de Itapemirim”, no qual a prefeitura custearia a faculdade do aluno que tivesse interesse no curso e, em contrapartida, após formado, o médico pagaria seus estudos prestando serviço ao município. “Seria uma solução para a falta de médicos do município”. Manifestaram apoio Diogo Lube (PP) e Mestre Gelinho (PSDB). Agradeceu ao deputado Cel. Wellington por emenda parlamentar que vai contemplar muro do bairro Monte Belo. Registrou também outra emenda do deputado para aquisição de tatames para projeto de Mestre Gelinho (PSDB). Pediu providências quanto aos moradores de rua em Cachoeiro, que fazem sujeira e causam constrangimento à população, sugerindo internação compulsória para usuários de drogas. Pediu fiscalização sobre as obras de macrodrenagem, pois, em visitas, constatou que não trabalham em diversos horários, atrasando o andamento do trabalho e prejudicando à população. Pediu serviço, ao menos paliativo, na rua Antônio dos Santos, no bairro Nossa Senhora Aparecida, que está intransitável. Tem moradores cadeirantes e igreja sem acesso na via. Denunciou que vereadores têm sido impedidos de entrar em unidades de saúde para fiscalizar e muitas estão sem serviços importantes para a população, como o atendimento odontológico.

Rodrigo Sandi (Podemos)

Parabenizou ao presidente Brás Zagotto (Podemos) pelas melhorias que vêm transformando à Câmara para melhor. “O senhor está deixando um legado para quem virá depois”. Denunciou a falta de abertura do mercado de trabalho para estagiários e menores aprendizes, como forma de inserção dos jovens, especialmente negros e periféricos. Propôs realização de audiência pública para propor soluções e estimular o empresariado ao oferecimento de vagas. Diogo Lube (PP), em aparte, lembrou que a Casa já aprovou projeto de lei para conscientização e combate ao racismo estrutural. Também manifestou apoio, em aparte, Arildo Boleba (PDT).

Paulino Careca (PSB)

Agradeceu ao presidente Brás Zagotto (Podemos) pelo trabalho realizado na Câmara. Lamentavelmente, segundo ele, não pode dizer o mesmo do chefe do Executivo. Exemplificou citando a causa animal, pela qual vem lutando todo o mandato, cujas demandas vêm sendo negligenciadas. Houve apenas promessa de prioridade à causa na última campanha eleitoral. O governo do estado criou o programa Pet Vida no ano passado, liberando verbas para os municípios para serviços como castração e cuidados. A maioria das cidades do ES aderiu ao programa, começaram a apresentar a documentação exigida, mas Cachoeiro ficou de fora do programa pela falta de um CNPJ pedido pelo projeto. Falou sobre a fiscalização de indícios de transferência de R$20 milhões da BRK para a prefeitura. Apurou aditivo de contrato de outorga, publicado no diário oficial em dezembro de 2023, que envolveu adiantamento no valor de R$15 milhões, que foi transferido para da empresa para a prefeitura no mesmo dia e não se sabe para onde foram esses recursos.

Brás Zagotto (Podemos)

Agradeceu aos vereadores pelas manifestações parabenizando seu mandato. “Ouço falar de votação eletrônica e acessibilidade desde que cheguei à Câmara (...). Com o apoio de vocês, hoje estamos conseguindo implantar”. Destacou o processo seletivo para contratação de estagiários, em andamento. Falou sobre as dificuldades de licitar e executar obras de drenagem e pavimentação de ruas e construção de escadaria do Vila Rica. Cobrou construção da ponte do Valão, informando que o MESSES está bancando o projeto para que seja possível captar recurso do governo do estado. Apontou falhas de planejamento na obra de macrodrenagem eu prejudicaram muito a fluidez do trânsito e, consequentemente, os moradores e comerciantes.

Marcelinho Fávero (PL)

Pediu celeridade ao poder executivo em operações tapa buracos e desentupimento das redes de drenagem em todos os bairros. Cobrou também limpeza geral ao redor dos córregos, onde há muitos pontos de proliferação do mosquito da dengue, tanto por causa do lixo e entulho, quanto do próprio mato, que cresce muito com as chuvas. “São intervenções importantes e que acredito que precisam ser imediatas”. Cobrou aplicação da Lei 8075, projeto de sua autoria, que determina a obrigatoriedade do serviço de empacotador em caixas prioritários em supermercados. Recebeu reclamação de cidadãos de que as redes de ‘atacarejo’ não estão respeitando a lei, procurou o Procon de Cachoeiro para resolver a questão e o órgão notificou os estabelecimentos. A lei estabelece prazo de 20 dias para adequação após a notificação.

Diogo Lube (PP)

Agradeceu a Brás Zagotto (Podemos) pela gestão e pela disponibilidade. Destacou as palestras e ações promovidas pela Escola do Legislativo, convidando a todos para a palestra sobre lesões por esforço repetitivo (LER) que será realizada amanhã, dia 21, às 10h e 15h, no Plenário da Câmara. Falou sobre os problemas ocasionados pela chuva em Cachoeiro e a previsão da prefeitura para realização de concretagem e drenagem de diversas ruas no Agostinho Simonato, onde apontou problemas de inundação. Sugeriu ação social para o bairro Santa Cecília, em parceria com empresários. Cobrou ações da prefeitura em relação aos PL’s apresentados que visam conscientização sobre diversos problemas, como a campanha ‘Não é Não’ e a de combate ao racismo estrutural. Tem expectativas de melhora dos serviços agora, com o novo secretário de comunicação da prefeitura.

Paulo Grola (PSB)

Comemorou a notícia do comando da PM de que voltará a ter policiamento em Soturno. Cobrou a construção do abrigo do ponto de ônibus do Alto Novo Parque, próximo ao supermercado Polonini, que já foi demolido há muito tempo.

Vandinho da Padaria (PSDB)

Relatou reunião na última semana com Agersa e Flecha Branca levando solicitação dos moradores do São Geraldo e Paraíso pelo retorno do horário de saída de 6h30 do ônibus. Protocolou pedido de retorno do trajeto para o Alto São Geraldo e voltou, na última segunda-feira, em três horários por dia. Solicitou à Semat reparo do final da rua João Sasso, no São Geraldo, que estava intransitável, e foi atendido com asfaltamento. Agradeceu também pelas melhorias que estão sendo feitas na quadra do São Geraldo. Agradeceu às equipes da semat e da Corpus pelo atendimento realizado nos bairros após as chuvas. Informou que a Temporada de Areia 2024 será na quadra de areia da Amobam, no bairro Amarelo e convidou a população a prestigiar também o campeonato de futsal deste ano.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Cobrou conclusão da obra de Alto Moledo, que está parada. Disse não ter entendido posicionamento das lideranças do Podemos na última reunião, em relação à pré-candidatura à prefeitura. “Temos que analisar o que é melhor para Cachoeiro de Itapemirim, não para o mandado de cada um”.

Junior Corrêa (PL)

Manifestou que permanecerá até o fim do mandato, em respeito ao regimento interno da Casa e aos mais de 2000 votos que recebeu nas últimas eleições.