Resumo dos Pronunciamentos 19/10/2021

por Camila Reis publicado 19/10/2021 19h08, última modificação 19/10/2021 19h08

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 19/10/2021

Sebastião Ary Corrêa (Patriota)

Agradeceu à secretaria estadual de segurança pública pela implantação de projeto no qual PM’s de folga poderão ser remunerados caso cubram outros. Pediu ao secretário municipal que estenda esse benefício aos GCM’s. Culpou a administração municipal por não estarem ainda todos os GCM’s capacitados a trabalharem armados. “O bandido não sabe quem é PM e quem é GCM, não sabe quem está armado e quem não está. Vão atirar em todos que estiverem fardados!”. Denunciou o sofrimento do cidadão que está buscando atendimento no plantão de revisão do IPTU, que está saindo de casa de madrugada, gastando com transporte, perdendo dia de trabalho, aguardando até o final da tarde e saindo sem atendimento devido ao baixo número de senhas. Registrou a queixa também dos Guardas Civis Municipais sobre a falta de infraestrutura de sua sede.

Diogo Lube (PP)

Indicou que a prefeitura abra licitação para publicidade nos novos pontos de ônibus. Não fez em formato de projeto de lei devido ao vício de iniciativa, mas elaborou indicação bastante robusta, com diversos regramentos e implicações da matéria. Denunciou que nos últimos dias foram realizados diversos tapa-buracos em ruas da cidade, porém, passou por alguns e já estão ruins. Falou sobre a falta de médicos nas unidades de saúde, em especial no bairro Zumbi. Esclareceu que a comissão especial que apurou o aumento do IPTU encerrou suas atividades com a entrega do relatório mas que, mesmo assim, esteve na secretaria de fazenda buscando esclarecimentos. Foi informado pelo secretário que o plantão de revisão terá sua duração prorrogada até o dia 16/11. Informou que foi procurado pela OAB que protocolará oficio na Casa pedindo a prorrogação do imposto. Visitou unidades de saúde de diversos bairros e constatou muitas demandas, em especial a falta de médicos suficiente para atendimento. “Os médicos precisam de reconhecimento maior”.

Brás Zagotto (PV)

Cedeu tempo do pequeno expediente a Samuel Almeida de Souza, da Associação de Voo Livre de Cachoeiro (AVLICI). Elogiou o quanto os vereadores têm andado e fiscalizado Cachoeiro “Se a prefeitura fosse atender só as indicações que foram lidas hoje, já teria uns três meses de serviço. Os vereadores estão de parabéns pela produtividade!”.

Leo Camargo (PL)

Denunciou que a prefeitura inaugurou no ano passado a quadra do bairro Caiçara e a mesma permanece fechada e sem energia elétrica. Manifestou felicidade pela concretização do financiamento de R$85 milhões e o quanto beneficiará Cachoeiro. Lamentou não ter sido convidado para a apresentação do contrato, cogitando ser pelo motivo de fazer oposição ao executivo. “Não sou oposição a ninguém, mas situação a alguém: o povo”. Cobrou que a prefeitura atenda ao bairro Gilson Carone com mais rapidez, visto que a obra, apesar de estar em andamento, está com 613 dias de atraso.

Mestre Gelinho (PSDB)

Comemorou a assinatura do contrato do financiamento de R$85 milhões para obras de infraestrutura em Cachoeiro e reforçou que vai fiscalizar todas as obras que serão custeadas por este recurso. Registrou indicações, como sinalização em frente ao Fórum, limpeza do córrego do Corte Grande e construção de galeria de águas pluviais do Santa Helena, que protocolou desde o início do ano e ainda não foram atendidas. “Eu olho pelos moradores que pagam os mesmos impostos que eu pago e merecem viver com mais dignidade”.

Arildo Boleba (PDT)

Agradeceu pelo serviço de limpeza do córrego de Itaoca, tão aguardado pela comunidade. Está na expectativa que o Revsol chegue ao Morro do Carola.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Lamentou o falecimento do servidor Geter da Silva e registrou o desaparecimento de Roseli Valiatti, funcionária da Grafband. Parabenizou Samuel Almeida pelo trabalho à frente da rampa do mirante, comentando a falta de exploração turística dos circuitos capixabas e, principalmente, cachoeirenses. Comentou a importância da inauguração da subestação da EDP Escelsa na Safra, que acontecerá no dia seguinte. “Isso dá força energética para que indústrias possam se instalar em Cachoeiro de Itapemirim”. Falou sobre a baixa arrecadação municipal de Cachoeiro e a relevância das emendas parlamentares, dos recursos estaduais e do financiamento que está sendo contratado junto ao Banco do Brasil para manter a infraestrutura. Elogiou a boa gestão financeira da prefeitura, que permitiu o acesso ao crédito.

Leo Cabeça (PDT)

Falou sobre indicações não atendidas para a região do bairro Novo parque que irá repetir: instalação de academia popular, instalação de abrigo nos  pontos de ônibus ao lado do Supermercado Lima, próximo à BRK, na ponte da Ilha da Luz, e ao lado do posto de gasolina também próximo à Ilha, instalação de corrimãos em duas escadas pequenas no posto de saúde e pracinha. Deu a boa notícia às comunidades de Pantanal e Buraco do Sapo de que o prefeito afirmou que a pavimentação está incluída no financiamento e à de Santo Antônio de que a BRK deve comtemplar ainda este ano com a rede de esgoto, para que possa receber posteriormente também a pavimentação. Parabenizou ao diretor da BRK pelo belíssimo trabalho e conclusão da rede de esgoto e funcionamento da estação de Soturno. A expectativa é de que Gironda também receba a ETE.

Osmar Chupeta (Republicanos)

Visitou o bairro Caiçaras junto ao empresário Marcelo Bazoni, pedindo melhorias na pavimentação da rua ao lado de sua empresa. Pediu limpeza no ponto de ônibus da Praça Jerônimo Monteiro. Reivindica, a pedido dos moradores do Boa Vista, retorno de horários de ônibus para o bairro. Denunciou que há apenas um médico atendendo a toda a região do bairro Zumbi e, por isso, está em andamento abaixo assinado com mais de 4000 assinaturas pedindo o retorno de médico e, caso a demanda não seja atendida, farão passeata em protesto. Pediu que a Câmara solicite autorização para os vereadores poderem estacionar os carros no “pátio” do Palácio Bernardino Monteiro. Cedeu tempo de fala a Lauro Lemos, presidente do Republicanos.

Juninho Corrêa (PL)

Informou, após a fala de Chupeta, que o ônibus do Boa Vista retornou. Convocou os servidores Eliseu de Oliveira, gerente, e João Batista Casemiro, motorista, para prestar esclarecimentos sobre o caso do caminhão de cimento, mas eles não vieram. Esclareceu que a intenção nunca foi de humilhar servidor, mas de buscar esclarecimentos, o que é prerrogativa dos vereadores.

Marcelinho Fávero (PL)

Agradeceu ao povo do bairro Boa Esperança pela recepção, quando visitou e constatou ruas precisando de drenagem e pavimentação. Visitou também o Morro do Cigano, no Rui Pinto Bandeira, onde há mais de 10 ruas também precisando de drenagem e pavimentação com urgência. Citou também o bairro Agostinho Simonato. Registrou a expectativa de que o financiamento contratado pela prefeitura possa suprir essas demandas de infraestrutura dos bairros. Mostrou revista da OAB na qual se celebra uma grande vitória, com participação da OAB Cachoeiro, na correção/ revisão do aumento do IPTU liderada pela Câmara, através da comissão especial. ”O povo precisa de resultado!”. Reforçou o pedido a quem está com aumento exorbitante no seu carnê de IPTU que procure a revisão.

Allan Ferreira (Podemos)

Reforçou seus pedidos por drenagem, pavimentação e muros de arrimo em 10 ruas no São Francisco de Assis, cujos projetos já estão todos prontos, na expectativa que o bairro seja contemplado com os recursos que estão por vir. Relatou que nesta data, mais uma vez, o ônibus retornou sem subir o bairro pela falta de condições das vias. Falou sobre o andamento de obras de drenagem no Agostinho Simonato, que eram aguardadas há muito tempo pelos moradores,  parabenizando a SEMAT pelo trabalho.