Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 19/04/2022

Resumo dos Pronunciamentos 19/04/2022

por Camila Reis publicado 19/04/2022 17h59, última modificação 19/04/2022 17h59

Resumo dos pronunciamentos – Sessão ordinária de 19/04/2022

Osmar Chupeta (Republicanos)

Externou pedido dos comerciantes e usuários das linhas pela volta da parada dos ônibus do interior no ponto da antiga Rádio Cachoeiro, na Av. Beira Rio. Informou que sua assessoria convocará associações de moradores para abaixo assinado com o intuito de derrubar a tarifa de esgoto cobrada nas contas de água. Cedeu tempo de fala a Leverson Freitas para defender a aprovação do Título de Honraria que homenageará o jornalista Joacy Pinto. Relatou visita ao bairro Aquidaban onde constatou abandono da quadra. Confirmou sua pré candidatura a deputado estadual.

Ary Corrêa (Patriota)

Concordou e contribuiu com a fala de Chupeta, dizendo que a BRK cobra tarifa de esgoto de imóveis que possuem coleta mista. Sobre a prestação de contas do prefeito, que aconteceu no dia anterior, disse que ele parecia desorientado e sua fala foi vazia, pedindo que simplifique as informações para que a população possa entender o que é gasto em cada item. Disse que é preciso informar que uniformes e materiais escolares, por exemplo, são adquiridos com recursos federais e não da prefeitura. Contestou fala do prefeito sobre ano em que foi feita a Rua 21, no União. Relatou visita a São Vicente, onde só foi possível o acesso através de aranhas devido ao péssimo estado das estradas, sendo esta a maior demanda da comunidade, que precisa escoar sua produção agrícola. Convidou para audiência pública que tratará do piso salarial dos professores.

Ely Escarpini (PV)

Parabenizou Nuno pelo trabalho realizado, como ‘ponte’ entre a prefeitura e a Câmara. Reforçou pedido por revitalização de escadaria no Amaral e manutenção da Rua Baixo Guandu, bem como demais ruas do Zumbi. Agradeceu pela construção do muro da Rua Sebastião Pereira, para o qual já tinha feito indicação desde 2018. Incentivou que todos os vereadores, tendo feito indicação ou não, participem das entregas de obras, como fiscalizadores que são.

Diogo Lube (PP)

Apoiou fala de Ely Escarpini, dizendo que, acima das vaidades, os vereadores devem se apoiar e conquistar os pedidos das comunidades. Disse que nos últimos dias não está fazendo mais indicações, mas fazendo visitas e reuniões nos bairros para verificar se estão sendo atendidas ou se os problemas pioraram. Anunciou que Cachoeiro receberá a quarta edição do festival Cachoeiro Food Beer, rememorando seu trabalho em prol da regularização de cervejarias artesanais. Sugeriu que as secretarias municipais se reúnam com promotores de eventos para parcerias e incentivos que gerem retomada econômica. Pediu que se vote rapidamente projeto que já está na Casa e prevê isenção de taxas para utilização de espaços do município para eventos. “Parceria, no século XXI, é a palavra chave”. Manifestou demanda dos agentes de trânsito por mais segurança e melhores equipamentos para exercerem seu trabalho.

Arildo Boleba (PDT)

Apoiou a reivindicação de Chupeta e Ary sobre a taxa de esgoto, mas alegou que é necessário um trabalho mais efetivo, não somente ‘jogar pra galera’. “Ary falou que vai assinar, mas assinar o quê? Preciso entender o que pretendem fazer para também apoiar”. Informou que retomarão na terça-feira o serviço de revsol no Valão de Areia devido ao feriado. Sobre a fala de Diogo Lube, retrucou que tira foto com o prefeito sim, mas não ‘puxa saco’. No horário das lideranças, pediu desculpas aos outros vereadores pela fala anterior, reconhecendo que cada um conduz seu mandato como preferir.

Mestre Gelinho (PSDB)

Reforçou pedido de manutenção em rua do Agostinho Simonato e tapa buracos no Independência, onde a prefeitura chegou a enviar caminhão para fazer a obra, mas foi redirecionado para outro local em cima da hora. Pediu limpeza no bairro Nossa Senhora da Penha.

Brás Zagotto (Podemos)

Cedeu tempo de fala para Associação de Surdos.

Rodrigo Sandi (Podemos)

Falou sobre a importância do trabalho de cada vereador e dos debates e espaços de fala que a Câmara oferece aos cidadãos.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Falou sobre as demandas de Coutinho, que acompanha pessoalmente desde o mandato anterior, e que motivou parcerias com candidatos a deputados das últimas eleições visando emendas parlamentares que não vieram.

Juninho Corrêa (PL)

Destacou, sobre a fala do prefeito na prestação de contas do dia anterior, artigos da legislação referente ao estacionamento rotativo que preveem que vagas em frente aos hospitais e algumas outras instituições. É queixa de pacientes e funcionários não só a cobrança como a limitação de tempo de estacionamento, considerando que os atendimentos e expedientes não duram apenas duas horas. Sugeriu sistema de identificação para pacientes recorrentes como os de hemodiálise, por exemplo, que permita utilizar as vagas por mais tempo.

Marcelinho Fávero (PL)

Parabenizou a iniciativa da Associação de Surdos. Relatou intervenção de sucesso da EDP em árvore que atingiu fiação de energia elétrica e opinou sobre a importância da conscientização sobre espécies de árvores que podem ser usadas no paisagismo urbano, de acordo com o espaço disponível também. “É importante que o município avance nesse plano municipal de arborização, substituindo as árvores de espécies inadequadas”. Esclareceu sobre aplicação de revsol no bairro Central Parque e normativas da Arcelor Mittal sobre o material.

Paulinho Careca (PSB)

Agradeceu pelo serviço de sinalização de trânsito da Linha Vermelha (placas, pinturas do asfalto, etc), que será realizado agora em outros locais do IBC. Parabenizou Solimar pela nomeação e trabalho já realizado na secretaria de interior.

Allan Ferreira (Podemos)

Parabenizou Alexandre de Itaoca pelo apoio à Associação de Surdos e pediu que a Câmara acelere o processo de inclusão desses cidadãos com a contratação do intérprete. Pediu por Centro de tratamento de Autismo para o sul do estado, em parceria com a Apae de Cachoeiro, para fornecer aos portadores e familiares uma assistência mais completa. Falou sobre a necessidade de acessibilidade para todos os tipos de deficiência, citando como exemplo a obra da praça Jerônimo Monteiro, que foi criticada por muitos, mas aprovada pelos cadeirantes e outros portadores de deficiências com quem conversou. Cobrou melhorias para a localidade de Nova Safra.