Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 17/09/2019

Resumo dos Pronunciamentos 17/09/2019

por Camila Reis publicado 18/09/2019 14h09, última modificação 18/09/2019 14h09

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 17/09/2019

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Pediu informações sobre número de servidores da prefeitura municipal, especificando contratados, comissionados, efetivos, além do total. Em julho o total era 6435: 2673 efetivos, 3200 contratados, fora estagiários. Hoje parece que no portal transparência já passam de 9000 servidores, sendo 5886 contratados e 2712 efetivos. Se isto for verdade, este seria o mandato que mais contratou até agora. E muitos são de outros municípios, enquanto o desemprego na cidade cresce. Mencionou também que a maioria dos vereadores votou a favor do subsídio ao Consórcio NovoTrans e os funcionários estão trabalhando com tristeza porque continuam sem o salário em dia, além da redução dos empregos colocando os motoristas também como cobradores. Preocupa-se com a satisfação da população diante desses casos. Convidou para reunião do PP com posse da executiva municipal na sexta, 27, às 19h, no Plenário da Câmara.  

 

Diogo Pereira Lube (PDT)

Declarou que só vota a favor do Plano de Cargos se as emendas forem votadas junto, porque o trabalho da comissão foi muito bem feito e elas são necessárias. Convidou a todos para a inauguração do Espaço Cidadão na quarta, 18, às 18h, no qual está inserida a Escola do Legislativo. Participou no dia anterior do evento “Liberdade e Democracia” do Instituto Mais Líderes, no Centro Universitário São Camilo. Contou com a presença do deputado Felipe Rigoni, que reforçou a importância da formação de novas lideranças e das instituições que fiscalizam todos os serviços públicos.

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

Disse que a votação do plano de cargos é um momento ímpar para a Casa, porque vai discutir o futuro, a vida de muitos servidores. Por isto deve ser feita com muita responsabilidade. A comissão sugeriu as emendas que lhe cabiam, mas é necessário passar pela procuradoria e comissões para dar à matéria segurança jurídica: verificar vícios de iniciativa, inconstitucionalidade, entre outros, para não acontecer de a Casa aprovar um projeto de lei que depois não possa ser sancionado. Pediu que as emendas pudessem ser incluídas no projeto ainda nesta sessão para que pudessem ser apreciadas o quanto antes. Informou que no dia 28 será realizado pela prefeitura na região da Grande Village o programa Transforma Cachoeiro, quando serão feitos diversos atendimentos à população e também melhorias nas ruas e espaços públicos. Nos meses seguintes o programa será realizado nas outras regiões da cidade.

 

Dario Silveira Filho (PSDB)

Segue a fala de Diogo Lube, declarando que vota a favor do Plano de Cargos somente se for com as emendas. No último sábado participou do evento Celebra União, promovido pela 10ª Igreja Presbiteriana do Alto União, contanto com a presença de Amauri Bertoqui e Anderson Freire. Agradeceu e parabenizou à igreja e ao pastor, e agradeceu também à SENSUR pelo atendimento com poda de árvores, carro pipa, parte elétrica, palanque e para o evento. Levou o secretário Vander a visita na pracinha do Alto União, obra muito esperada pela comunidade.

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

Disse que os vereadores estão tão ansiosos quanto os servidores para aprovar o Plano de Cargos. Reconhece que é um direito do servidor que, ao contrário dos trabalhadores celetistas, quando se aposentam não têm um Fundo de Garantia a sacar, mas apenas o salário conquistado com muito trabalho. Infelizmente o plano não vai agradar a todas as categorias, mas fará o possível para votar no que puder beneficiar a maioria. Pontuou obras que estão sendo realizadas no São Lucas e Parque Laranjeiras, dizendo que não cabe agradecimento, mas reconhecimento ao trabalho do Poder Executivo e às indicações dos vereadores. Esse reconhecimento estaria sendo diminuído pois, ao invés de ser direcionado ao trabalho dos vereadores, que são cobrados pela população e trabalham muito para fazer as indicações, quando o serviço é feito, o reconhecimento é dado à imprensa televisiva.

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

Disse que a comissão foi composta por sugestão/ proposição de Martinelli e mais alguns servidores, tendo sido aprovada pelos vereadores. À época, quando fez as indicações de quem iria compor à comissão, foi muito criticado nas redes sociais. Hoje, com o volume e nível do trabalho realizado, está provado que tinham razão na escolha. Agradeceu a cada servidor e vereador que compôs a comissão. “Precisamos pensar no coletivo. Não podemos querer que algo seja aprovado porque vai nos beneficiar, enquanto prejudica outros.” Reforçou o convite para a inauguração do Espaço Cidadão.

 

Renata Sabra  Baião Fiório Nascimento (PSD)

Propôs criar comissão no Legislativo para estudar o APL (Arranjo Produtivo Local) de rochas ornamentais e mineração, visando manter a empregabilidade no município. Parabenizou o movimento Mais Líderes, já mencionado por Diogo Lube, lembrando que, além do evento da véspera, haverá palestra também na terça e na quarta-feira no Centro Universitário São Camilo. Sobre o plano de cargos, teme pelos do magistério e dos agentes de endemias, que não puderem ser tão minuciosamente analisados. Conclamou aos professores que usem a tribuna da Casa, como fez Martinelli, para manifestar sua opinião sobre o assunto. Disse que se houvesse uma maior participação de mulheres no legislativo, a Casa seria capaz de entender melhor a situação das professoras.

 

Alexandre Bastos Rodrigues (PSB)

Justificou sua ausência na reunião do PSB devido a um compromisso pessoal.

 

Brás Zagotto (SD)

Relatou que os servidores que ganham menos pedem para que se vote o mais rápido possível o Plano de Cargos. Lamentou o falecimento de Natal Martins, do Estrela do Norte F.C. Mencionou os 104 anos de fundação do clube, do qual já fez parte da diretoria em 2000, e o trabalho que vem sendo feito para melhorar a receita para que o time volte a brilhar nos campeonatos.