Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos 17/05/2022

Resumo dos pronunciamentos 17/05/2022

por Camila Reis publicado 17/05/2022 16h52, última modificação 17/05/2022 16h52

Resumo dos Pronunciamentos - pequeno e grande expedientes e horário das lideranças

Sessão Ordinária do dia 17/05/2022.

Osmar Chupeta (Republicanos)

Pediu que a prefeitura realize audiência pública para explicar à população a cobrança e finalidade da ‘taxa de esgoto’ cobrada nas contas de água dos imóveis. Criticou teor de reunião convocada pela prefeitura com os vereadores sobre esse assunto e pediu apoio aos pares pela causa.

Diogo Lube (PP)

Cedeu tempo de fala no pequeno expediente ao autor de livros infantis Aecio Debruim. Convidou para o evento Cachoeiro Food Beer, que acontece de quinta a domingo no Pavilhão da Ilha da Luz, com almoço beneficente à Apae no domingo. Convidou para Audiência Pública na próxima sexta, às 19h, sobre Lgbtfobia.

Mestre Gelinho (PSDB)

Manifestou indignação pelo veto do prefeito ao PL de sua autoria, aprovado em plenário, que permitiria que crianças abaixo de cinco anos entrem pela porta traseira dos ônibus. A empresa de transporte coletivo pediu tempo para se adequar à legislação, mas foi vetada antes de haver esta resposta. A justificativa é vício de iniciativa/ constitucionalidade não apontado em nenhum dos pareceres prévios. Marcelinho Fávero (PL), em aparte, esclareceu que o veto foi meramente por questões de prazo legal para sanção.

Ary Corrêa (Patriota)

Denunciou abandono da prefeitura em relação aos distritos de Cachoeiro. “A prefeitura precisa voltar os olhos para essas comunidades”. Afirmou que o novo estacionamento da Praça Jerônimo Monteiro é um ‘elefante branco’, visto que é necessário manobrista para o motorista conseguir sair da vaga. Comentou acusação do prefeito de Vitória ao governo do estado de fraude em licitação, relacionando o fato com várias outras obras paradas em Cachoeiro. Afirmou que é preciso que o prefeito dê continuidade às obras iniciadas pelos antecessores.

Paulo Grola (PSB)

Criticou o fato de o distrito de Soturno estar recebendo patrulhamento policial do município de Vargem Alta devido a falta de efetivo de Cachoeiro. Pediu compreensão à população do distrito em relação aos prazos para conseguirem as obras e melhorias porque o vereador não é o “dono da chave”.

Leo Cabeça (PDT)

Esclareceu reclamação de morador de soturno sobre o que é permitido no atendimento das unidades de saúde. “Precisamos informar melhor à população até para proteger nossos servidores”. Cobrou à prefeitura a conclusão de serviços aguardados pela comunidade, como rede de esgoto de Pantanal, cujas manilhas estão há meses paradas no local esperando instalação, o muro do cemitério e a pavimentação de ruas. “A parceria não anda, o revsol, por exemplo, só tem 600m aplicados em Soturno nesse tempo todo”.

Paulinho Careca (PSB)

Mencionando o dia do gari, elogiou o trabalho das equipes de roça e capina da prefeitura.

Arildo Boleba (PDT)

Falou sobre a caminhada do PDT com Ciro Gomes rumo à presidência da república e com a definição da presidência da sigla em Cachoeiro.

Juninho Corrêa (PL)

Convidou para encontro do PL sul capixaba em Cachoeiro dia 04/06, sábado, às 9h, no Sítio Sonho Meu e reunião dia 02/06, em Soturno, com o deputado Carlos Manato, sobre a ‘curva da morte’.

Alexandre de Itaoca

Relatou conversa com o governo sobre demanda do Morro do Querosene, no Bela Vista, e que continua lutando pelo posto de saúde de Independência, que permanece fechado. Pediu esclarecimentos sobre horário de trabalho reduzido das equipes da secretaria de agricultura e sugeriu mudanças no processo seletivo dos operadores de máquinas, de forma a valorizar os efetivos e melhorar a manutenção do maquinário.

Allan Ferreira (Podemos)

Parabenizou Ramon Silveira, que também é do Podemos, por assumir a secretaria municipal de esporte e lazer, elogiando o trabalho da antecessora Lilian Siqueira e pedindo continuidade dos projetos.