Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 17/03/2020

Resumo dos Pronunciamentos 17/03/2020

por Camila Reis publicado 17/03/2020 17h45, última modificação 17/03/2020 17h45

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 17/03/2020

*O grande expediente foi suprimido visando reduzir o tempo de sessão, compactuando com medidas de quarentena adotadas pelos governos estadual e municipal em virtude do surto de Corona Vírus.

Higner Mansur (PSB)

Doou à Biblioteca da Câmara exemplar do livro “Diários da Presidência”, de Fernando Henrique Cardoso, e recomenda a leitura a todos os colegas, estudantes e público em geral. Solicitou Inclusão em ata do discurso programado para o grande expediente.

Renata Sabra  Baião Fiório Nascimento (PSD)

Denunciou falta de pia para lavar as mãos em sala de vacinação do município. Esclareceu sobre o plano de cargos dos professores, que não houve alteração de nenhuma tabela. A administração está punindo servidores que não aderiram no primeiro prazo enquadrando na “segunda tabela”, que é uma tabela de correção. Sobre adiantar férias da rede de ensino, explicou que em estado de calamidade não seria necessário. A pandemia permite, pela LDB, que as 800 horas aula obrigatórias podem ser flexibilizadas para menos de 200 dias letivos, não sendo necessário antecipar férias para agora e deixar os profissionais sem férias no período programado. Isto penaliza o professor.

Delandi Pereira Macedo (PSC)

Ressaltou a importância da prevenção à contaminação pelo corona vírus. São medidas necessárias para o controle da pandemia, vide a situação atual da China em detrimento à Itália. Pediu que a Câmara também faça sua parte. Declarou que esteve no PSC por quase 20 anos – assumiu a presidência do partido em 2002 - , mas, fazendo os cálculos, com a nova perspectiva de coeficiente eleitoral, não teria chances de ser reeleito, e por isso está deixando a legenda. Enalteceu a diversidade de ideias proporcionada pelos partidos.

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Lamentou que a população precise redobrar os cuidados com sua segurança: Uma mulher foi assaltada em Cachoeiro hoje por volta das 8h da manhã e um trabalhador foi baleado tentando ajudar. Convocou aos cidadãos que querem fazer um trabalho sério que entrem em um partido, se candidatem, cobrem e façam uma boa atuação.

Dário Silveira Filho

Agradeceu à administração pela limpeza nos bairros Álvares Tavares, Alto União e Monte Belo, realizada pela empresa Corpus. Leu os nomes de colegas de trabalho da Secretaria Municipal de Obras, agradecendo pela amizade e pela companhia em um café da manhã que tem se repetido frequentemente.

Diogo Pereira Lube (PDT)

Citou entrevista de Ciro Gomes na véspera, no programa Roda Viva, que falou sobre a política econômica do país. No mesmo dia, o ministro Paulo Guedes lançou pacote de políticas econômicas para gerir a crise ocasionada pela pandemia do corona vírus. Disse que se identifica com as propostas do PDT e que, na política local, os interesses da população estão acima de discussões “direita x esquerda”. Declarou que é vereador do PDT, mas que, antes disso, um vereador de projetos. Por isso está conversando com outros partidos, bem como pode permanecer no PDT, dependendo dos projetos de cada legenda.

Bras Zagotto (SD)

Agradeceu aos integrantes da FAMMOPOCI pela condução da eleição da Associação de Moradores do bairro Vila Rica. Foram 599 votos e a chapa vencedora teve 420. Fundada em 1966, foi a primeira associação do tipo criada no município.