Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 16/08/2022

Resumo dos Pronunciamentos 16/08/2022

por Camila Reis publicado 16/08/2022 18h32, última modificação 16/08/2022 18h32

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 16/08/2022

Osmar Chupeta (Republicanos)

Defendeu PL de sua autoria, que institui a  Campanha Setembro Verde. Pediu que a prefeitura realize limpeza dos pontos de ônibus de Cachoeiro, que os ônibus para o bairro Zumbi voltem a circular aos domingos e feriados e que as equipes responsáveis pela limpeza do bairro recolham os lixos e entulhos resultantes, que acabam ficando para trás. Cedeu tempo de grande expediente a Fayda Belo, para responder sobre a eleição do Conselho da Juventude.

Diogo Lube (PP)

Elogiou a presença de jovens no plenário “precisamos de jovens na política para acabar com as velhas oligarquias”. Agradeceu sua assessoria pela organização das pautas do mandato. Relatou que acompanhou ação realizada no último final de semana pela secretaria de saúde na comunidade Monte Líbano, onde se constata que não há nenhuma infraestrutura proporcionada pelo poder público. Recebeu demandas de liderança do bairro Santa Cecília e de moradores de São Joaquim. Agradeceu ao presidente Brás Zagotto pelas providências tomadas para agilizar a votação dos PL’s referentes ao piso salarial do magistério, pedindo que o processo seja conduzido com cautela devido à importância de análise técnica das tabelas e artigos das matérias.

Arildo Boleba (PDT)

Relatou reunião com a secretara de agricultura buscando informações sobre o revsol de Valão de Areia. Foi prometido que as máquinas vão retornar à localidade na próxima semana. Criticou a EDP por cortar muitas árvores em Itaóca e Alto Moledo e não recolher, ficando na porta dos comércios. Ely Escarpini, em aparte, opinou que esta postura da empresa, que se repete em diversos bairros e localidades, está prejudicando a imagem da secretaria responsável pela limpeza urbana.

Ary Corrêa (Patriota)

Denunciou que os veículos que estão agregados na prefeitura estão circulando sem identificação, dificultando a fiscalização do seu trabalho. Criticou a ineficiência do atendimento das unidades de saúde. Apoiou o pedido de desassoreamento de córregos de Marcelinho Fávero, informando que as famílias do seu bairro que ficaram desabrigadas por este motivo jamais receberam qualquer indenização a não ser uma cesta básica. Sobre as queixas dos demais vereadores do atendimento das UBS, afirmou que “a prefeitura está perdida na área da saúde”. Pediu revsol para Retiro, Grota Fria e Lambari. Pediu que seja criada comissão para avaliar a situação da seca, escassez de pastos e incêndios constantes na zona rural. Solicitou também desassoreamento do córrego do Monte Belo e recolocação de abrigo do ponto de ônibus do União.

Brás Zagotto (PV)

Cedeu tempo do pequeno expediente a representantes da juventude do PSB que questionaram eleição do Conselho Municipal da Juventude. Relembrou as diversas ocasiões em que a Câmara votou matérias favoráveis a categorias de servidores do município, como médicos e agentes de saúde e endemias, justificando a cautela da abordagem da matéria atual, acerca dos professores. Tranquilizou também aos professores, esclarecendo que, independente de quando vai ser aprovado, serão pagos retroativos correspondentes. Disse estar satisfeito em receber na Câmara PL referente a reajuste de diárias dos motoristas mediante UFCI.

Sandro Irmão (PSD)

Convidou à tribuna as alunas do IFES, que estiveram na Casa recentemente pedindo ajuda em rifa para custear a viagem, e ficaram em segundo lugar na competição nacional de foguetes da qual participaram. Cobrou conclusão da obra do CRAS do Independência.

Marcelinho Fávero (PL)

Parabenizou as estudantes pela conquista. Pediu desassoreamento com urgência dos córregos Boa Esperança x Coramara e do Gilson Carone, regiões que estão recebendo obras grandes de pavimentação com drenagem, que tendem a aumentar o fluxo de água. “Se não desassorear o córrego, o pessoal vai até esquecer da pavimentação de tanta inundação que vai dar”. Denunciou que a médica que viria atender na UBS do BNH de Cima no último dia 04 ainda não foi atender, sob justificativa de atestado médico. Pediu que a prefeitura crie estratégias para atrair mais médicos para o município e melhorar o atendimento de alguns servidores.

Allan Ferreira (Podemos)

Cedeu tempo a Wallace Marvila, gerente da Escola do Legislativo, que divulgou formação que acontecerá no próximo dia 24, às 8h, sobre a LGPD, reforçando a importância das parcerias que permitem à Escola oferecer tantas formações gratuitas. Falou sobre a diferença de desenvolvimento entre o sul e o norte do estado, ressaltando a importância de se eleger representantes regionais para as bancadas estadual e federal. Apoiou fala d Ary Corrêa sobre as dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite com a seca e o quanto as queimadas, muitas vezes criminosas, prejudicam os moradores cachoeirenses.

Leo Cabeça (PDT)

Relatou reunião com diretor do DER sobre a estrada de Bom Jardim, na qual se noticiou que as máquinas vão para a localidade na próxima semana para iniciar a pavimentação paliativa em revsol.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Reforçou a notícia dada por Leo Cabeça sobre a pavimentação de Bom Jardim. Pediu que o DER realize também a pavimentação da estrada Gironda x Alto Modelo, onde carreta patinou nesta terça. Pediu mais uma vez que representante da EDP venha à Câmara esclarecer sobre o serviço de poda de árvores, que é insuficiente nos bairros e distritos e que a secretaria de meio ambiente cobre a empresa. Justificou a falta de médicos suficientes no município como um problema generalizado do país e não apenas de gestão municipal. Falou sobre a importância de Cachoeiro eleger representantes próprios no legislativo estadual e federal.

Vandinho da Padaria (PSDB)

Registrou indicações atendidas: Iluminação em led na Rod Luiz Nemer, no Nossa Senhora da Glória, e serviço paliativo na estrada da serra do Espirote, onde falta a aplicação do revsol. Cobrou à secretaria de saúde melhoria do atendimento oferecido à população e recolocação do abrigo do ponto de ônibus em frente à Itapemirim

Paulo Grola (PSB)

Divulgou o sorteio de um carro que ocorrerá na quarta, 17, em prol da Santa Casa.

Junior Corrêa (PL)

Falou sobre diversas demandas não atendidas ao longo do seu mandato, vindas da população dos bairros e comunidades rurais, que o motivam a concorrer a cargo público. “Renovação precisa acontecer”.