Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 16/07/2019

Resumo dos Pronunciamentos 16/07/2019

por Camila Reis publicado 16/07/2019 20h29, última modificação 16/07/2019 20h29

Resumo dos Pronunciamentos da Sessão Ordinária do dia 16/07/2019

 

Renata Sabra  Baião Fiório Nascimento (PSD)

Viu muitas compras da secretaria de educação para o ano que vem e está pedindo informações sobre o estoque. Convidou a todos para a palestra promovida pela faculdade Multivix com o tema “Relacionamento Interpessoal” com a psicóloga e Docente profª Fabiana Davel Canal, que será no dia 22/07 às 8h, no Plenário da Câmara. Convidou também empreendedores, pessoas em busca de emprego e toda a população para participar das ações e palestras da Feira de Negócios, que acontecerá de 24 a 27/07 no Parque de Exposições. Disse que se sente contemplada a cada ação dos colegas vereadores para atender aos anseios população.

  

Alexandre Andreza Macedo (DEM)

Mencionou demanda dos produtores de derivados da carne de porco que vendem na Feira do Servidor. Pedem reajuste dos preços de venda, considerando a alta do custo da matéria prima no mercado.

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

Solicitou à Agersa estudo de viabilidade para o transporte público no bairro Nossa Senhora de Fátima. Reclamou de atraso na licitação das obras do bairro Gilson Carone, iniciado há 8 meses e sem previsão de conclusão. Uma empresa foi habilitada, mas há recurso de concorrente e a última notícia é de que será cancelado. Porém a população cobra aos vereadores o início das obras.

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

Elogiou drenagem e pavimentação em varias ruas da região do Village, mas pediu melhorias da iluminação dos locais. Mencionou que providências estão sendo tomadas para melhorias no tráfego da Av. Jones dos Santos Neves, próximo ao Perim Center. Sobre os trabalhos da comissão de saúde, contou que tiveram vários agendamentos desmarcados e ainda não conseguiram ser atendidos pelo superintendente regional de saúde. Disse que é necessário conversar urgentemente sobre a saúde do sul do estado. Pediu à secretaria municipal relatório sobre o que compete ao município na atenção básica de saúde. Sobre o PAI, o relatório mostrou que o município de Cachoeiro, responsável pelo pronto atendimento no SUS, paga pela prestação do serviço através do Hospital Infantil, mas cerca de 10% dos atendimentos são para pacientes de outros municípios. Informa que encaminhará a demanda ao MP para cobrar essa conta deles. Chegou também relatório sobre o atendimento dos odontólogos, sobre o qual tratará na próxima sessão.

 

Dario Silveira Filho (PSDB)

Esteve em reunião com a Secretária de Desenvolvimento Social Márcia Bezerra e agradeceu o início da reforma do CRAS do bairro Alto União.

 

Paulo Sérgio de Almeida (PRP)

Também está acompanhando o Processo de licitação 010/2018, das obras do bairro Gilson Carone e ficou surpreso em saber que na última sexta foi encaminhado da procuradoria para a secretaria de obras para o secretário ratificar a anulação. Deu entrada em pedidos de informação à controladoria e procuradoria do município porque a população cobra as obras.

Relata que na estrada de Bebedouro, em Córrego dos Monos, foi feito o ensaibramento e o saibro tem muita terra misturada, trazendo muita poeira para os moradores.  Na parte alta do bairro Jardim Itapemirim a população cobra uma praça, que será feita em parceria entre o proprietário do loteamento e a secretaria de esportes. Queixou-se de entulho deixado pelas empreiteiras após as obras no Mercado do Amarelo e agora no CAIC, do bairro Jardim Itapemirim, cuja obra não foi terminada e o entulho ainda está lá. A diretora da escola encontrou uma cobra nos entulhos.

 

Diogo Pereira Lube (PDT)

Pediu o apoio dos demais vereadores para a aprovação do Projeto de Lei que institui a Semana de Conscientização contra a Discriminação Institucional. Comentou que de 19 a 21/07 haverá o Festival de Churrasco e Cerveja Artesanal em Iriri, que está sendo organizado por empresários de Cachoeiro. Pensa que nossa cidade pode estar abarcando mais eventos como esse, como já houveram alguns, mas se o governo não abraçar, Cachoeiro deixará de ser polo. Geram renda pro município, através do empreendedorismo e do turismo.

 

Higner Mansur (PSB)

Fará indicação ao executivo na próxima sessão para que leve e arque com os custos de transporte, alimentação e hospedaem de artesãos do município ao ArteSanto, Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo, que acontecerá dos dias 02 a 10/11 na Praça do Papa, em Vitória. Lembrou que no próximo sábado será lançado o livro de Joel Pinto no café Mourads.

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Lamenta a falta de reconhecimento ao trabalho do vereador pela imprensa e população. Elencou também os gastos que tem com o mandato, como combustível, alimentação, ajuda a instituições, entre outros, além das suas despesas pessoais, justificando que o vereador não ganha muito, como tantos julgam.

 

Sílvio Coelho Neto (PRP)

Agradeceu às obras na estrada de Burarama à Cantagalo e Petrópolis. “Uma revolução no acesso às comunidades”. Está buscando fundos para reforma da igrejinha de Alto São Vicente. Convidou a população interessada para reunião dia 09/08 na comunidade de Jaboticabeira para formar uma associação de agricultores de Conduru. Agradeceu aos colegas vereadores que puderam comparecer à uma reunião com o prefeito e levar as demandas em relação ao atendimento das secretarias aos vereadores, que servem de porta voz das necessidades da população.

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

Queixou-se também da falta de atendimento e de retorno às ligações do vereador por parte de servidores de alguns setores da administração. Relatou sobre reunião que sete vereadores tiveram com o prefeito, na quaç levaram as pautas da Casa, sem citar nomes de vereadores ou servidores da prefeitura.

 

Rodrigo Sandi (PTN)

Lamentou a morte de mais um jovem no bairro Zumbi em troca de tiros com policiais. Pediu mais atenção do poder público aos problemas no trânsito da cidade. Falou sobre a falta de investimento do poder público em atividades esportivas nas comunidades, citando como exemplo o Projeto Frei Joao, do bairro Zumbi, que tem o objetivo de tirar os meninos da rua. Atende hoje mais de 200 crianças, meninos e meninas, com diversas atividades, como futebol, judô, balé, etc.

 

Bras Zagotto (SD)

Queixou-se da falta de pavimentação asfáltica em ruas do bairro Alto Vila Rica. Pediu atenção para a grande quantidade de camelôs nas calçadas do centro da cidade, comércio informal que atrapalha o trânsito dos pedestres e as vendas dos comerciantes que pagam impostos. Sugeriu construção de ponte, em parceria com o governo do estado, para desafogar o trânsito nas demais pontes, sobretudo na da Ilha da Luz.

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

Solicitou apoio dos vereadores para a aprovação dos Projetos de Resolução nº 17/2019, que institui a Comenda Missionário “Ashbel Green Simonton”, destinada a homenagear pessoas que se destacam na Igreja Presbiteriana, e do nº 19/2019, que cria a Comenda Dra. Ancila Zanol, e do Projeto Câmara Cidadã. Falou sobre a reestruturação dos ambientes da câmara, com aquisição de novo mobiliário para todos os setores que precisavam. “Esta Mesa Diretora tem trabalhado para que a Câmara possa cada vez mais valorizar o que ela tem de melhor que é o povo”.