Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 16/04/2024

Resumo dos Pronunciamentos 16/04/2024

por Camila Reis publicado 16/04/2024 18h44, última modificação 16/04/2024 18h44

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 16/04/2024

Assista aqui à sessão na íntegra: Sessão Ordinária - 16 de abril de 2024 (youtube.com)

Ely Escarpini (PSDB)

Agradeceu ao PV pela acolhida no tempo em que permaneceu no partido. Agradeceu a Ricardo Moreira e equipe da SEMA pela remoção de cadáver de cavalo que estava apodrecendo em beco do bairro Zumbi.

Ary Corrêa (Republicanos)

Pediu informações sobre máquina que foi adquirida para o distrito da Gruta e não foi entregue. Criticou a aplicação de revsol em empresas de São Joaquim, enquanto ruas do seu bairro continuam no barro. Cobrou asfaltamento da estrada da Gruta. A empresa responsável credita o atraso da obra à necessidade remoção e transferência de postes pela EDP. Informou que Coronel Wellington enviará emenda parlamentar de cerca de R$100 mil para custeio da causa animal. Agradeceu pela remoção de lixo no Alto União. Pediu intervenção na estrada de Bom Sucesso, que está intransitável. Sugeriu que a prefeitura instale câmeras para flagrar caminhões que despejam entulho em estrada. Afirmou que as pesquisas eleitorais que estão saindo não são verdadeiras e estão sendo feitas para diminuir candidatos mais humildes, e que há pré-candidato a vereador ameaçando técnicos de enfermagem de desemprego se não apoiá-lo. Registrou que foram atendidas a solicitações feitas para Jacu e agradeceu à prefeitura.

Paulo Grola (Podemos)

Agradeceu à administração municipal por retomar os reparos no cemitério de Gironda. Informou que vai visitar, junto com a secretaria de meio ambiente, entorno de córrego assoreado em Soturno, onde está acumulando esgoto. Havendo autorização da secretaria, particulares já têm a máquina disponível para o serviço. Apoiou queixas de Alexandre de Itaoca sobre créditos de melhorias conquistadas para a comunidade. Cobrou ponte e patrolamento da estrada da comunidade de Canudal.

Pr. Delandi Macedo (PSDB)

Parabenizou Dr. Gastão, presente na sessão, pelo trabalho realizado na saúde de Cachoeiro por tantos anos. Pediu apoio aos demais vereadores na aprovação de projeto de resolução, de sua autoria, que cria a Comenda Capelão Pr. Caruso Godinho para homenagear pessoas que se dedicam ao trabalho de capelania nos hospitais, carceragens e outros ambientes. Agradeceu pelo serviço de poda de árvores que está sendo realizado na região do Village (Rubem Braga, Bom Pastor, Novo Parque, etc). Registrou presença do vice governador Ricardo Ferraço em Cachoeiro na véspera, visitando, dentre outros locais, ao Hospital Infantil do Aquidaban, onde se pleiteia ampliação. Falou sobre implantação de serviço de acompanhamento de egressos do Iases, que precisa de local para atendimento. Pediu instalação de redutores de velocidade em diversas ruas para coibir imprudências no trânsito, em especial nas vias que estão recebendo nova pavimentação, como a Rua Etelvina Vivacqua.

Diogo Lube (PDT)

Informou que sua assessoria está estudando para propor pagamento de adicional de insalubridade à categoria de assistentes de saúde bucal. Este tipo de trabalho resultou na conquista de redução de carga horária dos agentes de serviços da educação. Outras categorias também pleiteiam esta redução, mas, devido à quantidade maior de servidores, a pauta precisa de maior estudo orçamentário por parte da prefeitura. Afirmou, porém, que “a luta continua”. Sua assessoria também o representou em reunião no bairro Agostinho Simonato para elencar as necessidades da comunidade. Informou que começaram tapa buracos na região do Santa Cecília. Parabenizou organizadores de caminhada sobre o autismo. Agradeceu emenda parlamentar de R$470 mil do senador Fabiano Contarato. Reuniu-se com secretário de obras para definir em quais demandas e comunidades a verba será empregada. Agradeceu aos deputados Bruno Rezende e Allan Ferreira por emendas parlamentares dedicadas ao esporte e lazer e criticou alegações mentirosas por parte de membros da administração municipal para justificar a não entrega dos serviços.

Leo Cabeça (PSDB)

Conversou com Dep. Allan Ferreira na ExpoSul sobre pavimentação da Gruta e foi informado que não iniciaram o serviço porque a EDP se recusou a retirar alguns postes. A empresa se comprometeu a no próximo dia 24 iniciar a retirada destes. Prontificou-se a levar em carro próprio os servidores da prefeitura de Cachoeiro à Conceição de Castelo para aprender como é feita a aplicação de revsol. Afirmou que não entende a logística dos serviços da prefeitura, pois iniciam o serviço em algum lugar, direcionam equipes e equipamentos para outros antes de terminar, para retornar aos primeiros depois. Foi combinado, por exemplo, tapa buracos em Soturno na quinta e sexta e não foi concluído, o rolo foi direcionado a outro local para voltar em outro dia para terminar. Afirmou que o serviço de pavimentação no distrito de Soturno só vai sair por causa do seu trabalho e de sua assessoria, considerando a falta de interesse da administração municipal.

Marcelinho Fávero (UB)

Manifestou a alegria em participar agora do União Brasil. Participou na véspera de audiência pública que aconteceu no auditório da CDL, promovida por frente parlamentar, com a presença do dep. Bruno Resende e diversas autoridades, sobre o desenvolvimento econômico da região sul do estado e a gestão e legislação ambiental, que precisa ser atualizada para desatravancar uma série de empreendimentos no município sem prejudicar os inúmeros mananciais existentes. Há contribuições a nível estadual, mas aguarda-se contrapartida do município em relação ao tema, enviando à Câmara projeto de lei para ser aprovado.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Mencionou situação desagradável que aconteceu com ex-assessor envolvendo indicações para o distrito de Itaoca. Questionou a Junior Correa a razão de caminhar ou não com o pré-candidato do PL à prefeitura.  Falou sobre a luta salarial dos servidores da prefeitura e sobre a situação da Santa Casa, onde não são mais realizadas cirurgias eletivas, deixando a população sem atendimento. Pediu que a Câmara se posicione mais sobre a situação do hospital, lutando pela vida das pessoas.

Vandinho da Padaria (PSDB)

Relatou que esteve fiscalizando e acompanhando aplicação de revsol em ruas do São Geraldo, limpeza da Rua João Sasso e pintura e revitalização da quadra do bairro (onde falta apenas iluminação). Agradeceu serviço de meio fio e drenagem na Rua Hugo Coco, no Santa Helena. Pediu providências sobre loteamento particular do qual desce muita lama para a rua João Sasso depois de cada chuva, causando prejuízo para o bairro. As secretarias municipais já fizeram todo o possível a nível de fiscalização e multas e agora espera-se envolvimento do MP. Pediu tapa buracos na Rua Euclides da Cunha, no Paraíso, que dá acesso ao CMU.

Brás Zagotto (Podemos)

Esclareceu que jamais a Câmara impediria a votação de PL tão importante para as mulheres quanto o do executivo, que impede a contratação de agressores pela administração municipal, como foi veiculado em site de notícias. Falou sobre a expectativa de o município iniciar grande ação de regularização fundiária que beneficiará milhares de proprietários de imóveis, e cobrou legislação que regule limites para empreendimentos imobiliários às margens do rio Itapemirim. Registrou que foram realizados no Vila Rica serviços de troca de lâmpadas queimadas na iluminação pública e visita para avaliar reconstrução de escadaria que caiu há dois anos. Cobrou construção da nova unidade de saúde do bairro. É necessária nova licitação, mas já há terreno comprado e recursos disponíveis para a obra.

Paulinho Careca (Podemos)

Denunciou a lotação de contribuintes na secretaria de fazenda por dois motivos principais: não há impressoras, por falta de contrato para o serviço, em época de emissão de carnês de IPTU para a população, e que os contribuintes que procuram a pasta para protocolizar solicitações presencialmente são informados que não é mais possível, apenas via app, que não é acessível a todos. (Diogo Lube, em aparte, opinou que, enquanto a prefeitura não disponibiliza internet pública, não pode obrigar a população a utilizar ferramentas online. Já Brás Zagotto disse que irão convidar o secretário para prestar esclarecimentos na próxima sessão). Denunciou também que há apenas duas servidoras para fazer revisão de IPTU, que conseguem visitar cinco imóveis por dia, porém a demanda diária é de cerca de quinze imóveis. Agradeceu ao presidente do Podemos por sua escolha como líder do partido e registrou que o pré-candidato da legenda a prefeito ficou bem colocado em recente pesquisa de intenção de votos.

Arildo Boleba (PDT)

Criticou EDP por não atender pedidos da comunidade encaminhados por seu mandato. Apelou à BRK por fornecimento de água para empresas em Alto Moledo. A alegação da concessionária é a irregularidade do loteamento, mas passa cano há menos de 50m de distância. Cobrou serviço do Morro do Gaudino, em Itaoca. Parabenizou Alexandre de Itaoca pelo pronunciamento a favor da Santa Casa.

Rodrigo Sandi (PDT)

Agradeceu à administração municipal pelo Dia D do projeto ‘Tamo Chegando’ que aconteceu no bairro Zumbi. Afirmou ter ficado entristecido porque moradora publicou crítica aos vereadores em rede social pela situação do cavalo morto em estado de putrefação em terreno particular do bairro zumbi, ao invés de procurar diretamente a eles para pedir ajuda. Registrou que já está funcionando CRJ do Zumbi. A inauguração coincidiria com a tragédia recente das chuvas e não aconteceu. Agradeceu pela retirada de entulhos no Zumbi. Pediu troca de lâmpadas queimadas nos postes do bairro Zumbi, onde muitas escadarias, ruas e becos encontram-se no escuro.

Leo Camargo (PL)

Falou sobre a caminhada pré-eleitoral do PL em Cachoeiro e as alianças positivas que estão sendo feitas.