Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 14/09/2021

Resumo dos Pronunciamentos 14/09/2021

por Camila Reis publicado 14/09/2021 16h40, última modificação 14/09/2021 16h41

Resumo dos pronunciamentos

Sessão ordinária de 14/09/2021

Marcelinho Fávero (PSDB)

Relatou ter participado da reinauguração da ASCOMIRIM, parabenizando os envolvidos pela retomada de trabalho tão importante para o município. Incentivou práticas mais sustentáveis no dia-a-dia, para si mesmo e toda a população. Cobrou melhorias na saúde, citando caso de cidadão que permaneceu internado por 20 dias aguardando cirurgia no pé após acidente e acabou deixando o hospital por conta própria. Não teve condições psicológicas de permanecer internado aguardando em tempos de pandemia, não podendo transitar para fora do quarto ou receber visitas. “Muitas outras ‘lei áureas’ precisam ser assinadas nesse país ainda, porque o povo continua sendo escravizado de outras formas”. (Brás Zagotto, em aparte, disse que intercederá junto à secretaria de saúde para tentar resolver a situação do cidadão).

Paulo Grolla (PSB)

Cobrou providências do governo do estado sobre a curva da morte, citando acidente recente com caminhão de tomate.

Diogo Lube (PP)

Pediu que a prefeitura resolva com urgência o problema de iluminação pública da cidade. Disse que sequer se consegue informações com as secretarias responsáveis por conta da ineficiência dos canais de comunicação da prefeitura, que já apontou em diversas outras pautas. Falou sobre a importância da mulher na política, elogiando a homenagem concedida às candidatas mais votadas no último pleito, de iniciativa da Ouvidoria da Mulher, a pedido da presidente do PP. Falou sobre PL que protocolou na semana anterior que cria a semana de conscientização sobre a violência obstétrica, destacando a importância da presença da mulher na defesa dessas pautas nas quais somente elas têm lugar de fala. “É urgente que a mulher esteja na política, nos movimentos sociais, ocupando cada vez mais lugares na sociedade”. Falou sobre a Aderes e o apoio prestado a microempresários e o projeto de empreendedorismo nas escolas. Sobre as manifestações do último dia 12, reafirmou que continua apoiando qualquer manifestação democrática e pacífica. “Um dia a gente ainda vai viver em uma sociedade onde o respeito vai estar acima de qualquer coisa”.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Homenageou Rogério Batista Ramos com a Comenda “Glauber da Silva Coelho”. Falou sobre benefícios sociais oferecidos a cidadãos de baixa renda. Elogiou a iniciativa do governo federal de conceder desconto na tarifa de energia elétrica automaticamente aos cadastrados no CadÚnico. Afirmou estar frustrado com a não concretização da reforma do ginásio do Novo Parque e sua transformação em centro esportivo de artes maciais, conforme combinado com a comunidade em reunião com a prefeitura.

Leo Cabeça (PDT)

Cobrou também solução para a curva da morte. “É uma tragédia anunciada, que a gente só torce pra continuar sendo adiada até ter uma solução. A gente precisa que o governador tenha interesse no sul do estado”.

Paulinho Careca (PSB)

Agradeceu ao secretário de interior por atender ao pedido de patrolamento das estradas de Córrego do Lagarto e Bebedouro, que haviam sido danificadas nas últimas chuvas. Agradeceu pelo início das obras da entrada de Córrego dos Monos. Informou que a prefeitura agendou para a próxima quinta-feira o início do serviço de pavimentação da Rua Sebastião Carreiro e assinatura da ordem de serviço da Rua Erotildes Albino Damasceno, no Jardim Itapemirim. Agradeceu também a retomada do grupo de ginástica do bairro.

Allan Ferreira (Podemos)

Disse estar ansioso por subir na tribuna para também agradecer por pedidos atendidos. Apoiou a falas dos vereadores Paulo Grola e Leo Cabeça pedindo a caixa de brita para a curva da morte. “Uma vida que for salva já pagaria o investimento, não importa qual valor seja”. Reforçou o pedido pela reforma da quadra do bairro São Francisco de Assis, que já vem cobrando há bastante tempo. Cobrou também o muro da rua João Ribeiro Reis. Relatou ter vindo trabalhar de ônibus, sendo o atendimento do bairro São Francisco com a linha uma conquista a ser comemorada, pela qual pediu por quatro anos. Relatou estar lutando por rede de água para o bairro Boa Esperança, uma demanda antiga de comunidades iniciadas como loteamentos irregulares.

Mestre Gelinho (PSDB)

Conversou com cada um dos membros da Comissão Especial que apurou o IPTU e , mediante falta de resposta e iniciativa do MP  e demais autoridades competentes ao relatório e aos questionamentos enviados, a partir de agora, é favorável à abertura da CEI porque a população precisa de respostas.

Juninho Corrêa (PL)

Criticou que os governos federais anteriores investiram no crescimento do ensino superior e não o fizeram em relação à educação de base, atrasando a alfabetização das crianças. Parabenizou o atual governo pelo Plano Nacional de Alfabetização, que utiliza o método fônico, mundialmente reconhecido como mais eficiente, e que os professores da rede municipal de Cachoeiro não têm autorização para utilizar.