Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 12/12/2023

Resumo dos Pronunciamentos 12/12/2023

por Camila Reis publicado 12/12/2023 18h40, última modificação 12/12/2023 18h40

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 12/12/2023

Osmar Chupeta (Republicanos)

Cobrou conclusão da obra da unidade de saúde do bairro Zumbi que está abandonada. Sem ao menos cercar o perímetro, como prometeu secretária de obras, o espaço vem sendo tomado por lixo.

Leo Camargo (PL)

Foi convidado a visitar o Residencial Otílio Ronceti e os moradores cobram infraestrutura necessária à instalação do condomínio, como vagas em escolas, creches e unidade de saúde. Rafaela, moradora do residencial, reforçou o pedido de que mantenham o transporte escolar para que os estudantes possam continuar frequentando as escolas do BNH e Coramara, onde já estão nos últimos anos. Foi suspenso o ônibus para os alunos do pré ao 5º ano e mantido do 6º ao 9º ano. Diogo Lube (PP), líder do governo, em aparte, informou que a secretária de educação estará à disposição dos pais para esclarecer os fatos e resolver as demandas da comunidade.

Diogo Lube (PP)

Afirmou que a Comissão Permanente de Educação da Casa está à disposição para procurar informação e soluções para as demandas dos estudantes e famílias.

Ely Escarpini (PV)

Mostrou escritura de terreno de mais de 400 m² adquirido pela prefeitura no bairro Zumbi para construção de Centro Comunitário, agradecendo ao prefeito por atender à solicitação da população e convidando a todos para assinatura da ordem de serviço às 19h. A obra será financiada com parte dos recursos devolvidos pela Câmara à prefeitura em 2022.

Marcelinho Fávero (PL)

Homenageou time do bairro BNH de Cima que foi campeão das Copas das Favelas dos bairros Santa Cecília e Zumbi e do campeonato municipal de futsal (Taça Nosso Esporte). Informou que participou de assinatura da ordem de serviço para construção de nova unidade de saúde porte II e pavimentação e drenagem de 29 ruas no Agostinho Simonato, e também da nova UBS porte 4 do BNH de Cima (Dr. Luiz Tinoco da Fonseca). Em acordo com a comunidade, a unidade será construída na área ocupada pela quadra de areia, mantendo-se a de cimento para uso dos moradores. Defendeu a matrícula dos alunos do residencial Otílio Ronceti em escola do Gilson Carone, que foi reformada e ampliada com seis novas salas climatizadas para recebê-los.  Informou que o município estará concluindo as instalações elétricas necessárias para climatizar as escolas que ainda faltam, totalizando 82 escolas climatizadas.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Falou sobre as dificuldades financeiras da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro, que continua com “dívidas astronômicas”, afirmando que o governo do estado está se movimentando para conseguir alguma solução, como a possível estadualização do hospital filantrópico. Agradeceu pelas inúmeras obras e melhorias que está sendo possível entregar neste mandato através do aporte de recursos do governo do estado, porém ponderou que, comparado ao norte do estado e grande Vitória, Cachoeiro ainda recebe poucos recursos.

Ary Corrêa (Patriotas)

Alertou sobre problemas na intervenção de rotatória na Av. Aristides Campos, próximo à Selita. Moradores caminhoneiros pedem que seja desfeito porque não permite entrada e saída dos veículos. Informou que participará de reunião na secretaria de educação para tratar da municipalização de escolas de ensino médio de Cachoeiro. Tratando-se de determinação do TCEES, este processo extinguirá o ensino médio de escolas da comunidade, ocasionando aumento de gastos das famílias com transporte e possível evasão escolar. Lembrou que recebeu emenda parlamentar em 2021 da deputada Norma Ayub para unidade de saúde do bairro União que ainda não foi realizada a obra e cobrou informações dos secretários responsáveis. Também cobra conclusão de ponte da rua Otacílio José Silveira, no baixo União, que está interditada, impedindo o tráfego de veículos e fazendo com que as crianças precisem ir a pé para escola no alto do bairro, e pavimentações em Revsol no Monte Belo e União.

Paulinho Careca (PSB)

Afirmou estar recebendo retaliação por parte da prefeitura por defender os direitos dos servidores efetivos da prefeitura. Criticou a forma como o prefeito decidiu distribuir o abono no ticket alimentação, e desacordo com o previamente combinado com a Câmara. Pediu que a população pense bem nas próximas eleições e não eleja candidatos indicados pelo ‘povo da grande Vitória’, que vem assumindo muitos cargos de gestão no executivo e deixando obras inacabadas, mesmo com muitos recursos disponibilizados.

Mestre Gelinho (PSDB)

Também criticou a forma de distribuição do abono da prefeitura. Pediu à secretária Lorena que faça um mutirão de limpeza nas ruas do Ibitiquara e Nossa Senhora da Penha, e melhorias no abrigo do ponto de ônibus em frente ao Centro Municipal de Saúde, na Av. Jones dos Santos Neves. Muitos pacientes idosos são atendidos na unidade e não encontram lugar para sentar ou se abrigar do sol.

Leo Cabeça (PDT)

Falou com o vice governador Ricardo Ferraço sobre recapeamento do centro de Soturno e projeto para pavimentação definitiva da estrada de Bom Jardim, que recebeu apenas revsol desde a estadualização, e recebeu resposta positiva de que as demandas serão atendidas em breve. Agradeceu ao governo do estado e DER pela prontidão no atendimento e ao ex vereador e assessor Lucas Moulais, pela sensibilidade em continuar preocupado com a comunidade. Lamentou atraso na execução do pacote de obras de pavimentação de 16 ruas do distrito devido a processo na justiça movido pela empresa que ficou em segundo lugar na licitação, mas esclarece que está acompanhando a situação de perto e em breve a comunidade terá boas notícias.

Paulo Grola (PSB)

Agradeceu por todas as obras e melhorias realizadas na região de Soturno/ Gironda e afirmou torcer para que se resolvam logo os imbróglios para receberem as próximas.

Brás Zagotto (Podemos)

Agradeceu à ex secretária municipal de esportes Lilian Siqueira, que agora trabalha na captação de recursos do governo do estado, e está trabalhando para que seja realizada a obra da estrada Coronel Borges x Rodovia do Frade. Informou que o governo do estado também está empenhado em conseguir recurso e providenciar projeto para construção da Ponte do Valão, como forma de desafogar o trânsito na região da Ilha da Luz e melhorar o escoamento da produção industrial. Cobrou da prefeitura repasse de recursos do governo federal destinados exclusivamente aos agentes de endemias.