Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 10/12/2019

Resumo dos Pronunciamentos 10/12/2019

por Camila Reis publicado 10/12/2019 21h35, última modificação 10/12/2019 21h35

Resumo dos pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 10/12/2019

 

Higner Mansur (PSB)

Falou sobre a importância e seriedade da biblioteca da Câmara e os livros que tem doado para a mesma. Desta vez, mencionou livros sobre o café, que além de bebida saborosa e estimulante, tem se tornado fomentador de turismo na região. Leu mais uma crônica sobre Newton Meirelles, manifestando mais uma vez sua insatisfação em relação ao abandono da Ilha do Meirelles pelo poder público municipal.

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Recebeu denúncia de que o caminhão de lixo não passava em Monte Alegre há três semanas. Entrou em contato com a SENSUU e o problema foi resolvido, mas permanece insatisfeito, visto que é um problema que não deveria ocorrer. Conversou com cobradores de ônibus do NovoTrans que estão preocupados porque a profissão será extinta em Cachoeiro, extinguindo muitos postos de trabalho. Agradeceu a obra do bairro Dr Luiz Tinoco da Fonseca, que começou em outubro do ano passado e agora está sendo finalizada. Será a maior pista de caminhada dos bairros e as outras melhorias também estão muito bem feitas. O secretário Paulo Miranda declarou que a operação tapa buracos dos 3000 buracos da região também será realizada.  Convidou para final de campeonato de futsal que acontecerá no sábado, 14, no Ginásio Municipal Nelo Borelli.

 

Diogo Pereira Lube (PDT)

Solicitou à Secretaria Municipal de Educação autorização para pesquisa nas escolas com o intuito de avaliar a necessidade de atendimento psicológico a profissionais e alunos. Relatou que o CAPS está sem psiquiatra e não pode fornecer a medicação aos pacientes. Estes estão sendo direcionados aos postinhos, mas a receita fornecida por lá não permite a liberação dos medicamentos. Sobre o evento Rock in Rua, informou que estava buscando parcerias desde julho para realizar, mas não foi possível por problemas de comunicação entre secretarias da prefeitura. Divulgou evento de rock que acontecerá no Spelunca Music bar, na próxima sexta, a partir das 20h, com entrada solidária para arrecadação de fraldas geriátricas para os asilos da cidade.

 

Renata Sabra  Baião Fiório Nascimento (PSD)

Falou sobre seu envolvimento e participação em diversos movimentos e eventos ligados aos direitos humanos, tais como a manifestação ocorrida na Praça Jerônimo Monteiro contra a violência contra a mulher, apresentação musical de detentos, movimento “Mova-se”, evento do dia mundial de combate a corrupção realizado ontem na OAB estadual, dentre outros. Denunciou falta de transparência nos processos licitatórios do município. Convidou para evento de prestação de contas de seu mandato que acontecerá na quarta, dia 11, às 19 h, no Espaço Gabarito, bairro Independência. Conheceu em evento que participou recentemente o Programa “Adote um vereador”, que estimula os cidadãos a acompanharem os mandatos. Ressaltou a importância e agradeceu o apoio entre os vereadores para obter resultados positivos em diversas causas.

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

Relata estar recebendo muita pressão dos professores DT’s para ganhos maiores, principalmente vale-alimentação. Por isto pediu apoio da Casa na aprovação de Projeto de Lei, já em tramitação, que concede 50% do valor do vale alimentação dos efetivos, correspondente a R$300,00, aos professores DT’s a partir de março de 2020, da mesma forma que foi dado aos agentes de endemias e de saúde. Pediu apoio na aprovação também de outro PL que aumenta o ticket feira dos servidores de 60,00 para 100,00 mensais. Anunciou que será apresentado em breve plano de carreira para a Guarda Civil Municipal. Enfim, pediu apoio do restante da Casa para aprovar as propostas que farão com que este ano de 2019 feche muito positivo em relação à valorização do servidor do município.

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

Queixou-se de solicitação de ônibus de uma comunidade à prefeitura que foi respondida um mês após o evento. Disse que fará pedido de informação sobre as condições dos ônibus disponibilizados pela prefeitura, porque recebeu informações de que não são liberados para localidades mais altas por falta de freio. Queixou-se mais uma vez da ineficiência do serviço de poda de árvores da cidade, recebendo o apoio dos vereadores Brás Zagotto e Rodrigo Sandi. Pediu solução também para o asfaltamento das ruas do bairro São Lucas, obra que se arrasta desde a gestão anterior.

 

Rodrigo Sandi (PTN)

Relatou solicitação de poda de árvore que já se arrasta há seis meses sem ser atendida. Disse que pediu informação então à Secretaria Municipal de Meio Ambiente sobre a possibilidade de a poda ser feita pelo próprio morador e recebeu resposta de que não é permitido. Ou seja, as árvores podem cair, causar acidentes, derrubar fios de alta tensão e não são podadas nem pelo poder público e nem pelos moradores. Brás esclareceu que a empresa contratada pelo serviço ganha por hora trabalhada, gerando o questionamento dos vereadores se estão recebendo sem trabalhar ou se não estão nem trabalhando nem recebendo, visto que não estão sendo vistos realizando o serviço pela cidade. Fez um balanço positivo de solicitações de obras atendidas para o Zumbi desde o começo do mandato, reforçando que a população cobra a execução dos vereadores, mas a estes cabem somente as indicações e fiscalização.

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

Queixou-se de que o bairro Rui Pinto Bandeira não foi contemplado com as obras que evitariam os alagamentos, como aconteceu no bairro Nova Brasília. Conseguiu apenas a limpeza preventiva dos bueiros, serviço que se estenderá a Córrego dos Monos, seguido do serviço de capina. Convidou os demais vereadores também para assinatura de ordens de serviço para o bairro.

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

Informou sobre votação de Projeto de Emenda a Lei Orgânica que permitirá emendas parlamentares impositivas ao orçamento do município. Agradeceu pelo trabalho da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, que entregou diversos pareceres em pouco tempo, possibilitando a votação de matérias importantes para os munícipes. Informou que deu tudo certo com as licitações de aquisição de mobiliário e ar condicionado para os setores da Câmara. “Ainda tem muita coisa boa para acontecer nesta Casa até o dia 31 de dezembro”. Agradeceu o apoio dos vereadores ao seu mandato.

 

Bras Zagotto (SD)

Parabenizou o trabalho do coral da Emeb Anísio Ramos e convidou para Cantata às 19h, na próxima segunda-feira, na Praça de Fátima.