Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 10/06/2025

Resumo dos Pronunciamentos 10/06/2025

por Camila Reis publicado 10/06/2025 17h50, última modificação 10/06/2025 18h31

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão ordinária do dia 10/06/2025

 Ramon Silveira (PSDB)

Concede Homenagem Especial ao Projeto Nossa Criança, campeão do torneio regional Copa A Gazetinha em três categorias. Registra atendimento de seu pedido para instalação de braços de luz com lâmpadas na rua Idalia Rocha Cordeiro, agradecendo à secretaria e Iluminatek. Convida a todos para participação na Corrida de São Pedro. Agradece Alcinélio pelo trabalho desempenhado e por ação que realizará no bairro Costa e Silva.

 Leonardo Pinheiro Dutra - Léo Cabeça (PSDB)

Homenageia Projeto Heróis em Ação, de educação ambiental, do Sesc Cachoeiro. Arrecadaram 53.000 pilhas em 15 dias em campanha pelo Dia do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho. “Nós às vezes temos vários projetos que ficam no papel e essa ação, em tempo tão curto, tirou essa quantidade enorme de pilhas de circulação. Que mais ações como essa sejam realizadas em nosso município”. Agradece a Alcinélio, pela visita à Soturno para identificação de demandas, secretário Ari e secretário Rodolfo. Relata interesse de Ferraço na aquisição do terreno do campo de Sambra, importante para a comunidade. Cobra obra de calçamento da Estrada Nova. Critica falta de atendimento de prefeito e secretário de suas ligações para tratar de demandas da comunidade.

 Coronel Fabrício (PL)

Concede Homenagem Especial à equipe Techdragon, da escola Sesi, campeões em competição internacional de robótica, concorrendo com 22 equipes de 5 países. “Uma sessão como essa nos deixa com muito orgulho. A gente vê que as coisas podem dar certo nesse país”. Repudia episódios violentos que tem acontecido em Cachoeiro, como o assalto a família que saía do circo, e pontos com problema crônico, como próximo a bar no Nova Brasília. Elogia condução de secretário Siqueira dos casos. Afirma que a Câmara aprovará todos os projetos enviados pelo executivo que visem devolver à população o direito de ir e vir.

 Marcelinho Fávero (UNIÃO)

Parabeniza a todos os homenageados. Acompanhou fiscalização do Procon sobre aplicação da lei municipal nº 8705, que determina a disponibilização de empacotador nos caixas preferenciais de supermercados, em especial os “atacarejos”. “Tiveram um ano e oito meses para se adequar a uma lei tão essencial e com custo tão baixo para eles”. Visitou a escola Deusdedith Batista, acompanhado da secretária de educação. Pede reforma e ampliação da unidade escolar. Visitou a Rua Fotógrafo Guilherme acompanhado do prefeito, para a qual pede melhoria de infraestrutura para melhor contenção do córrego e coleta de esgoto. Agradece intervenção em ponto de aglomeração de pessoas em situação de rua no chamado “bolo de noiva” e parabeniza associação de moradores do BNH de baixo pelo empenho na pauta. Registra trabalho desempenhado pelo secretário Siqueira no cumprimento da lei que proíbe circulação de motocicletas com descarga aberta.

 Creone da Farmácia (PL)

Registra e agradece serviço de capina e limpeza próximo ao Campo de Aviação, no Aeroporto, mostrado em vídeo na última sessão. Continua pedindo ao prefeito a iluminação pública da rua. Relata visita nas comunidades de Macuco, Moitãozinho e São Vicente, acompanhado do prefeito, verificando melhorias solicitadas por seu gabinete. Foi pedida iluminação pública para Moitãozinho e Leo Cabeça, em aparte, reforçou que também é necessário abastecimento de água para a localidade.

 Vitor Azevedo (PODE)

Participou de roda de conversa da OAB para instalação de Fórum Permanente de Direitos Humanos e agradece pelo convite. Aguarda manifestação do grupo de advogados para parceria com a Câmara em trabalhos sobre o tema. Agradece secretário Luciano e vice prefeito pela poda de árvore que impedia a acessibilidade na Rua Bernardo Horta e secretário Cleiton Siqueira pelo trabalho realizado. Registra que não tem mais falado sobre a BRK porque espera manifestação do MP.

 Thiago Neves (PSB)

Relata ação de plantio de árvores realizada na última quinta em parceria com o Instituto Gota Verde, promessa de campanha sua. O instituto cuida de grande área de preservação ambiental no bairro Village da Luz. Relata reunião em Vitória com Tyago Hoffmann, deputado licenciado e secretario estadual de saúde  sobre pautas da pasta.

 Delandi Macedo (PSDB)

Parabeniza a todos os pastores pelo dia, comemorado no último domingo. Fala sobre a insegurança sofrida pelos servidores dos estabelecimentos de saúde, diante do desespero e da falta de educação dos usuários diante da falta de eficiência dos atendimentos. Sugere a nomeação dos GCM’s aprovados em concurso e sua distribuição para patrulhar as unidades de saúde, UPA’s e hospitais. Agradece à prefeitura por serviços realizados na região do Rotary. Fala sobre proposta de parceria público privada para gestão das Unidades de Pronto Atendimento (Paulo Pereira, Marbrasa e Itaoca), a exemplo do PAI do Hospital Infantil, e sobre a necessidade de leitos paliativos em Cachoeiro, tipo de atendimento que nenhum hospital daqui é referência. Concorda com Alexandre de Itaoca sobre a necessidade de darem voz aos vereadores nos eventos estaduais da saúde.

  Alexandre de Itaóca (PSB)

Mostra em vídeo denúncia de paciente de Iúna que esperou meses por autorização de exame de ressonância e foi agendado para quase meia noite no Hospital Evangélico de Cachoeiro. Critica a gestão estadual da saúde, que continua enviando pacientes de um município para o outro em grandes distâncias, mesmo quando há o mesmo serviço dentro do município de residência do paciente. Reforça o pedido para que a população eleja deputados estaduais e federais de nossa região, que se comprometam a resolver essa situação.

 Paulinho Careca (PODE)

Fala que os vereadores precisam “sair do anonimato” e se fortalecer para conquistar do governo do estado as melhorias necessárias para a saúde em Cachoeiro. Exemplifica com os mutirões de cataratas e agendamento de outros exames e procedimentos para municípios distantes, prejudicando os pacientes. Denuncia que, ao contrário do município, os hospitais particulares não pagam o piso salarial dos profissionais da saúde.