Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 10/05/2022

Resumo dos Pronunciamentos 10/05/2022

por Camila Reis publicado 10/05/2022 18h16, última modificação 10/05/2022 18h16

Resumo dos pronunciamentos – pequeno e grande expedientes e horário das lideranças

Sessão ordinária do dia 10/05/2022

Osmar Chupeta (Republicanos)

Manifestou pedido de moradores de São Joaquim por melhores ônibus no transporte público. Informou ter sido remarcada reunião com secretário para solicitar que os ônibus do interior votem a parar no ponto da antiga Rádio Cachoeiro, na Av. Beira Rio, e que já está em andamento abaixo assinado entre associações de moradores para retirar taxa de lixo das contas de água. Agradeceu pelo apoio dos demais vereadores aprovando o PL que criou o dia do cuidador de idosos. Agradeceu por agenda com o deputado Amaro Neto em Vitória, na última quarta, quando levou pedido por hospital público em Cachoeiro. Cobrou à presidência da Casa resposta à sua solicitação para liberar acesso ao prédio de homens trajando bermudas.

Rodrigo Sandi (Podemos)

Agradeceu ao prefeito por ter participado de agendas a seu convite, como na quadra e praça do Basílio Pimenta. “Estou feliz em estar vereador e procurando trabalhar pelo povo de Cachoeiro, procurando acertar onde eu posso ter errado no mandado anterior”. Cedeu tempo do grande expediente a Emanoel, que falou sobre legislação referente a optometria.

Paulinho Careca (PSB)

Cedeu tempo do pequeno expediente a Regina Monteiro e Marilene Depes, que vieram defender a candidatura do advogado Wilson Márcio Depes a Cachoeirense Presente 2022.

Ary Corrêa (Patriota)

Elogiou o atendimento recebido de Pr. Delandi como secretário de obras. Manifestou tristeza pelo falecimento do adolescente Kevin. “Isso não pode acontecer mais! Um cidadão de 15 a 18 anos não tem lugar para ser internado. Ele vai morrer!”. Sobre a discussão levantada pelos demais vereadores acerca da segurança pública, destacou o quanto a polícia está desgastada e desvalorizada, cobrando melhorias ao governo do estado.

Diogo Lube (PP)

Agradeceu aos vereadores pela mediação entre a prefeitura e os profissionais contratados da saúde, que receberam informação de que seus contratos seriam revogados e seriam inseridos em novo programa, mal entendido que foi desfeito. Mesmo assim registrou que a prefeitura paga muito mal seus servidores, ocasionando sua debandada para outros municípios sempre que tem oportunidade. Informou que faz enquetes em suas redes sociais para que os bairros apresentem suas demandas e ele vai onde pedem, independente de ser reduto de outro vereador. Destacou pedido de containers de lixo para diversas localidades que foram solicitados pelos moradores, intermediados pelo seu gabinete e instalados pela prefeitura. Informou que vai fiscalizar escola por escola para garantir que o serviço de fibra ótica que poderá ser contratado pela prefeitura realmente leve internet a todas elas. Falou sobre projeto de seu gabinete de Informação Política Consciente, visando esclarecer à população das atribuições de cada cargo público. Já estão sendo realizadas ações nas escolas e serão intensificadas a partir do segundo semestre de 2022. Foi convidado a participar e divulgou o 17º Seminário de História do Centro Universitário São Camilo, que acontecerá dos dias 10 a 12/05.

Paulo Grola (PSB)

Pediu policiamento para a região de Soturno, onde tem havido muitos roubos, principalmente durante a noite. Pediu apoio de Osmar Chupeta para conseguirem pavimentação em Revsol para a localidade de Bebedouro. Cobrou continuação da obra da estrada Barbará x Gironda.

Vandinho da padaria (PSDB)

Registrou e parabenizou a equipe da Vitória Luz pelo serviço de revitalização da iluminação da Rua João Sasso, no São Geraldo. Informou que a Av. Jerônimo Ribeiro, no Amarelo, será uma das próximas a receber o serviço, agradecendo pelas obras que já estão sendo realizadas na via. Parabenizou Lilian Siqueira pelo trabalho realizado à frente da secretaria de esporte e lazer. Agradeceu aos vereadores por apoiar indicação que ajudou ao senador Fabiano Contarato a aprovar PL que fixa piso salarial da enfermagem.

Marcelinho Fávero (PL)

Registrou participação em evento em Vitória. Falou sobre a importância das agendas dos representantes do governo junto aos vereadores nas comunidades, podendo apresentar in loco suas demandas. Elogiou a qualidade das obras que estão sendo realizadas nas ruas do Gilson Carone. Constatou que a Rua José Zampirolli não foi incluída nesse pacote e reforçou a solicitação, sendo já iniciada a preparação para concretagem da mesma. Pediu que as forças de segurança estejam dentro dos bairros fiscalizando as motocicletas que insistem em andar com as descargas abertas, mesmo tendo lei proibindo.

Leo Cabeça (PDT)

Pedi o retorno dos professores de zumba e ginástica para as quadras de Soturno e Gironda. Reforçou o pedido por mais patrulhamento policial nos distritos, registrando os diversos assaltos à mão armada que aconteceram em Soturno somente nesta semana, problema agravado pelas ‘saidinhas’. “A política pública precisa ser repensada. Os criminosos são presos e retornam para a comunidade antes de os policiais terminarem o boletim de ocorrência”. Informou às comunidades do Pantanal e Buraco do Sapo que a aplicação do Revsol é paliativa e que a pavimentação definitiva só será licitada depois de concluída a rede de esgoto.

Allan Ferreira (Podemos)

Criticou as ‘saidinhas’ e o quanto agravam o problema da segurança pública, pedindo ao legislativo federal emendas na constituição e revisão do código penal. “As pessoas praticam o crime sabendo da impunidade”.

Leo Camargo (PL)

Agradeceu ao vereador Ely Escarpini pelo empenho e à prefeitura pela conclusão da pavimentação da Rua José Zampirolli, no Gilson Carone, divisa com o Coramara. Pediu recapeamento asfáltico para a região do BNH, onde a pavimentação é muito antiga, porque “tapa buraco, amanhã abre de novo”. Pediu também maior atenção ao distrito de São Joaquim. Ainda sobre as operações tapa buracos, pediu que sejam feitas em forma de mutirão, visto que só um ou dois caminhões por dia não conseguem concluir os bairros.

Ely Escarpini (PV)

Discursou sobre sua história de vida no bairro Zumbi e sua missão evangélica, sendo chamado pelas pessoas de pastor, mesmo sem o ser, por conta do respeito ao seu trabalho; e na política, carreira advinda da liderança comunitária.

Brás Zagotto (Podemos)

Sobre a obra do novo posto de saúde do Vila Rica, pela qual vem trabalhando desde o mandato anterior, afirmou ser falta de respeito do atual secretário de obras Pr Delandi, companheiro de partido, ter iniciado obra sem avisá-lo ou convidá-lo a participar do momento.

Alexandre de Itaoca

Informou que, através do programa OportunidadES, após a oferta dos cursos de cuidadores de idosos e crianças em Itaoca, iniciarão novas turmas nos próximos dias, para alunos a partir de 16 anos, com vagas para assistente administrativo, assistente de faturamento e assistente de logística. Sobre o Revsol, já comentado pelos demais vereadores, opinou que não foi concluído em lugar nenhum e tem gerado mais descontentamento do que benefícios à população. Comentou agenda com o governador para buscar recursos para recapeamento da estrada Itaoca x Mineração Nemer.