Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos 09/11/2021

Resumo dos pronunciamentos 09/11/2021

por Camila Reis publicado 09/11/2021 18h32, última modificação 09/11/2021 18h32

Resumo dos pronunciamentos - Sessão Ordinária do dia 09/11/2021

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Pediu que a secretária municipal de meio ambiente seja convidada a participar de reunião na Câmara para tratar da recuperação da área do antigo “penicão” do Rubem Braga. Esclareceu que a proposição do projeto de lei que cria o Dia da Esposa do Pastor não teve nada de errado, não fugia da incumbência ou função de um vereador, mas que foi atacado nas redes sociais de forma cruel, sem nem ser dado o direito de defesa, com ameaças e falsas suposições sobre sua índole e intenções. Registrou que tem trabalhado para trazer emendas parlamentares importantes para Cachoeiro e que este tipo de trabalho não é reconhecido. Reforçou o convite aos demais vereadores para reunião que acontecerá amanhã às 10h com o governador do estado, que tratará de investimentos para nossa região.

Sebastião Ary Corrêa (Patriota)

Defendeu o projeto de lei que cria o dia municipal do detetive particular, esclarecendo que já existe uma lei federal que estabelece a data e a iniciativa visa apenas prestigiar categoria que realiza importante trabalho em Cachoeiro. Criticou a propagação de fake News e defendeu assessora que recebeu ameaças em redes sociais de pessoa que ‘desapareceu’ depois que foi efetuada denúncia. Parabenizou o gari Thiago de Souza Lima, que se tornou modelo, e o empresário que o descobriu, sugerindo que a Câmara o receba e o homenageie.

Leo Cabeça (PDT)

Fez um apelo à prefeitura para que readquira área do antigo clube da Sambra, que está sendo leiloado pelo IPACI, considerando que é o único terreno municipal disponível na comunidade de Soturno/ Gironda, onde poderia haver um centro de convivência, capela mortuária, dentre outros espaços úteis.

Osmar Chupeta (Republicanos)

Manifestou indignação pela falta de respeito aos vereadores em virtude dos ataques cruéis desferidos nas redes sociais por conta dos projetos de lei referentes a datas comemorativas, como o dia do sorvete que propôs. Criticou a obrigatoriedade legal de descartar a merenda escolar não consumida, com tantas pessoas passando fome, pedindo que haja uma mobilização parlamentar para conseguir revogar a lei federal. A pauta teve apoio de Diogo Lube, que sugeriu ações que o poder público poderia adotar para viabilizar que esse alimento seja distribuído sem risco de contaminação.  Pediu que seja autorizado novamente aos ônibus do interior que parem nos outros pontos da beira rio, e não somente no terminal do interior, para que o usuário não precise andar a pé trajeto tão longo.

Paulo Grola (PSB)

Relatou que foi a Vitória pleitear recursos de emendas parlamentares para Cachoeiro, visando principalmente a construção do CRAS de Soturno.

Diogo Lube (PP)

Informou que retirou pedido de convocação para que a secretária municipal de educação venha à Câmara porque a mesma já se dispôs a vir na próxima sessão esclarecer questões pedagógicas e referentes ao Fundep. Parabenizou as escolas cachoeirenses que foram contempladas com o Troféu Biguá de sustentabilidade. Falou sobre os cursos oferecidos pela Escola do Legislativo. Defendeu projeto de resolução que estabelece a obrigatoriedade de apresentação de cartão de vacinação para entrada na Câmara, com o intuito de proteger a saúde dos servidores, enfatizando que atende a dispositivo federal e não é uma imposição arbitrária nem com motivação política.

Arildo Boleba (PDT)

Informou à população de Itaoca que está lutando pelos horários de ônibus do distrito e que a empresa informou que haverá mudanças para a próxima semana.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Em apoio à fala de Arildo Boleba, esclareceu que vereador não tem poder de mudar os horários de ônibus, apenas de solicitar e cobrar à Agersa que viabilize isto. Por isso acredita que uma reunião entre a agência, a comunidade e a empresa prestadora de serviço seja o melhor caminho para atender a demanda. Brás Zagotto (PV), em aparte, afirmou que a maioria dos distritos estão sendo mal atendidos com o transporte público e que é preciso haver uma cobrança mais enérgica aos prestadores de serviço.