Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 09/03/2021

Resumo dos Pronunciamentos 09/03/2021

por Camila Reis publicado 09/03/2021 19h33, última modificação 09/03/2021 19h33

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 09/03/2021

Sandro Irmão (PSD)

Relatou que sua segunda indicação no mandato foi de limpeza dos bueiros da cidade e fica muito triste em ver moradores perdendo seus pertences novamente por conta das inundações. Falou que conversou com o secretário Paulinho Miranda sobre a possibilidade de usar o Revsol também para calçamento de bairros que possuem muitas ruas ainda sem pavimentação, depois de atenderem as estradas rurais. Disse que está andando nos bairros junto com o vereador Mestre Gelinho e que acredita que a união entre os vereadores é o melhor para a cidade.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Cedeu seu tempo do pequeno expediente a lideranças jovens do PSB. Apoiou a fala de Ary Corrêa sobre a necessidade de aumento da disponibilidade de transporte público. Esclareceu que houve uma grande quantidade de pedidos de demissão de médicos das unidades de saúde e por isso tantas estão sem os profissionais, e que a secretaria de saúde está se empenhando na recontratação. Reforçou o pedido de que sejam convocados à câmara os responsáveis pelo estacionamento rotativo e o presidente da Agersa para prestar esclarecimentos sobre os problemas do transporte público. Afirmou que a macrodrenagem do município vai ser a obra do século. Reafirmou a necessidade de união entre os vereadores e de dar apoio aos aliados e aos candidatos a deputados e senadores do sul do estado.

Sebastião Ary Corrêa (Patriota)

Informou sobre conversas em que o secretário de saúde sinalizou a disponibilização de vagas hospitalares para hemodiálise. Cobrou da Agersa o retorno de linhas de ônibus retiradas em virtude da pandemia. Trouxe abaixo assinado de moradores do Valão pedindo o retorno da linha de ônibus para dentro do bairro e também o pedido dos moradores pelo retorno da linha Monte Belo via Rodoviária. Com horários reduzidos e percursos menores, os ônibus andam lotados e a população precisa percorrer grandes distâncias a pé. Denunciou o abandono da obra da Vila Olímpica no São Luz Gonzaga.

Marcelinho Fávero (PL)

Falou sobre a publicação no Diário Oficial de reajustamento de preços da licitação das obras de drenagem e pavimentação de diversas ruas do bairro Gilson Carone e do loteamento Áurea Bispo Depes. Disse que são boas notícias para a população que precisa e aguarda há muito tempo estas obras. Fez um apelo ao governo que execute o mais rápido possível as obras previstas no financiamento que está para ser votado na Casa, como desassoreamento de córregos, recuperação de drenagens e outras obras que ajudem a evitar as inundações. Argumentou que os baixos salários oferecidos diminuem muito a oferta de médicos para as unidades de saúde.

Allan Ferreira (Podemos)

Relatou que tem usado transporte público e parece que neste serviço não há risco de contaminação por covid-19, já que é impossível não haver aglomeração considerando a indisponibilidade de carros e horários. Afirmou ser injusto que, enquanto isso, comércios amplos e arejados não podem funcionar ou tem horários reduzidos, mesmo atendendo todas as exigências sanitárias. Disse estar muito feliz com a possibilidade de construção de quadra de esportes no bairro São Francisco de Assis. Cobrou a instalação dos abrigos nos pontos de ônibus. Lamentou que os vereadores são os primeiros a receber os vídeos dos alagamentos e não têm muito como ajudar. Reforçou o pedido de que o governo do estado abrace essa causa, considerando o grande volume de recursos necessários para tantas obras. Queixou-se da falta de atendimento de secretários municipais e da dificuldade de a população entender que o vereador não executa as obras, por isso evita fazer visitas sem a presença de um gestor no executivo.

Leo Cabeça (PDT)

Relembrou grande limpeza de córregos e galerias realizada pela prefeitura em 2017 e o quanto a educação e conscientização da população é importante para evitar que os problemas e os alagamentos se agravem. Relatou os problemas da população em relação à falta de atendimento médico no posto de saúde de Soturno. Pediu providências em relação à grande quantidade de cães abandonados nas ruas, causando muitos acidentes motociclísticos, dentre outros problemas para a população.

Diogo Pereira Lube (PP)

Exigiu que a vigilância sanitária vá às escolas e busque informações sobre o número de infectados pela covid-19. Disse que os casos não estão sendo reportados para não ser necessário que as escolas fechem, mas que a fiscalização é necessária para proteger alunos, professores e funcionários da contaminação. Cobrou do governo um plano macro de drenagem para o município, como prevenção a tantas inundações.

Paulinho Careca (PSB)

Agradeceu pelo serviço de patrolamento na estrada de Bebedouro, em Córrego dos Monos e pela constante manutenção da limpeza com carro pipa na Av. Domingos Alcino Dadalto após as chuvas. Sobre o problema dos animais abandonados, reforçou que a culpa é do abandono humano e que já existe legislação obrigando a castração pela secretaria de meio ambiente, que está fazendo um planejamento para realizar o serviço.

Juninho Corrêa (PL)

Fez um manifesto em defesa do trabalho dos vereadores e do papel da Câmara Municipal.