Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 08/04/2025

Resumo dos Pronunciamentos 08/04/2025

por Camila Reis publicado 08/04/2025 18h47, última modificação 08/04/2025 18h47

Resumo dos pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 08/04/2025

 

Creone da Farmácia (PL)

Parabeniza e agradece secretários Siqueira e Ary Moreira e equipe da Corpus pelo trabalho realizado. Agradece a presença do vice prefeito na sessão. Pede melhorias urgentes na Rua Claudina Ribeiro de Almeida, Cimef, e drenagem na Rua Ângelo Silvério, na qual os imóveis são inundados sempre que chove.

 

Vandinho da Padaria (PSDB)

Agradece secretário Siqueira pelo atendimento, na medida do possível, dos pedidos dos vereadores e comunidades, e secretário Ary Moreira pelo suporte aos moradores após as chuvas do final de semana. Parabeniza ao prefeito pela realização da posse do concurso público, sobretudo por convocar mais candidatos do que as vagas anteriormente previstas. Pede igualdade no ticket alimentação entre comissionados e efetivos da prefeitura porque “todos trabalham igual”.


Thiago Neves (PSB)

Fala sobre o PL 35/25 de sua autoria, que institui o Programa PraJovem - Programa Municipal de Aprendizagem para Adolescentes e Jovens no Município. O objetivo é melhorar a empregabilidade dos jovens e diminuir os índices de violência.

 

Vitor Azevedo (PODE)

Afirma que a vinda do diretor presidente da Agersa Vilson Carlos Gomes Coelho à Câmara foi esclarecedora, mas concorda com Marcos Coelho de que ele “pediu ajuda” e pede apoio e empenho dos pares em uma força tarefa em prol dos interesses da população. Relata visita ao Senac, elogiando a estrutura da instituição, que se colocou à disposição para parceria com a Escola do Legislativo. Divulga curso gratuito de informática básica oferecido pelo Senac. Fala sobre o PL 38/2025, de sua autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade da prestação de socorro aos animais atropelados.

 

Delandi Macedo (PSDB)

Agradece aos vereadores que assinaram o Projeto de Resolução 06/2025, que institui a Frente Parlamentar em defesa do Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro de Itapemirim. O objetivo é trabalhar para ajudar a atrair investimentos para que Cachoeiro volte a se desenvolver e se destacar economicamente, como tem acontecido com outras cidades. Pede celeridade na aprovação do PL 37/2025, que declara como utilidade pública a “Associação de Músicos e Profissionais de Eventos Audiovisuais de Cachoeiro de Itapemirim/ES- AMPAV”.

 

Leonardo Pinheiro Dutra - Léo Cabeça (PSDB)

Fala sobre novo acidente na ES-164, Rodovia Cachoeiro x Vargem Alta. Opina que o projeto de construção de caixa de areia do governo do estado não está no local onde os acidentes acontecem e poderá agravar o problema. Sugere a construção de nova estrada na serra de São João e pavimentação da estrada de Santana, que seria muitas vezes mais barata que a solução apresentada pelo governo.

Coronel Fabrício (PL)

Fala sobre segurança e trânsito - afirma que, só no ano passado, 980 pessoas morreram no estado em acidentes no perímetro urbano e elogia ações do governo municipal sobre o tema, como melhoria e instalação de sinalização em diversos pontos da cidade e a reforma do posto policial do BNH, que o prefeito assinou a ordem de serviço hoje. Relata visita à secretária Norma Ayub, quando foi informado que Cachoeiro tem 180 pessoas em situação de rua cadastradas. Convida para Audiência Pública no próximo dia 30, às 19h, sobre o tema.

Brás Zagotto É Bom (PODE)

Agradece pela construção de pequeno muro de arrimo na Rua Padre José de Anchieta, no Ilha da Luz, que pede desde o mandato anterior, e por melhorias no calçamento na entrada do Samu, no Vila Rica. Parabeniza Cel. Fabrício pela iniciativa de discutir o tema das pessoas em situação de rua, solidarizando-se com os usuários de drogas ao relembrar sua trajetória de luta contra o alcoolismo.

José Luiz Calegário “Galo” (PP)

Parabeniza secretário Ary Moreira pelo início da recuperação da estrada de Santa Fé. Relata visita à estrada e ponte Cafundó x Monte Alegre e pede mais atenção do governo para a via, extremamente danificada, registrando passagem pela propriedade de Sebastião Giori, maior produtor de café orgânico do estado, que exporta parte dos grãos. Pede valorização do produtor rural.