Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 06/12/2022

Resumo dos Pronunciamentos 06/12/2022

por Camila Reis publicado 06/12/2022 19h59, última modificação 06/12/2022 19h59

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 06/12/2022

Arildo Boleba (PDT)

Utilizou tempo do pequeno expediente para entrega de Título de Servidor Padrão. Reafirmou que “não consegue nada na EDP”, pedindo intercessão de representante do executivo para resolver problemas de extensão de rede e fornecimento de energia para residências que a empresa alega estarem irregulares. “Estou há cinco anos sem energia na minha casa. Se eu ligar a internet, ela cai. Minha casa é a única documentada na rua, mas não consigo extensão de rede”.

Ary Corrêa (Patriota)

Denunciou que a macrodrenagem da Linha Vermelha passará pelo Shopping Popular e deixará 40 famílias sem renda. “O Shopping Popular fica a poucos metros da Praça de Fátima. Não precisa de outra praça no local”. Afirmou que a secretaria de fazenda precisa ‘estender um tapete vermelho’ para o contribuinte que procura pagar seu IPTU, devido às inúmeras dificuldades de acesso no sistema e no atendimento presencial, além das cobranças indevidas e erradas, o que também não seria de responsabilidade do cidadão, mas da prefeitura. Elogiou o presidente Brás Zagotto pela valorização dos servidores da Câmara e dos vereadores em seu mandato.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Sobre a queixa de Ary em relação ao IPTU, informou que em breve a secretaria terá van para atendimento itinerante nas comunidades e distritos. “Isto vai ajudar muito ao cidadão e agradeço ao secretário Márcio pela iniciativa”. Sobre a extensão de rede de energia, questionada por Boleba, afirmou que a luta não é só de um vereador, mas é uma demanda antiga junto à EDP desde os mandatos anteriores. Cobrou ao município equipe especializada para podas de árvores, que faça o trabalho preventivo e dê uma resposta mais rápida à população, através de mutirão e parceria com a EDP. Esclareceu que os R$56 milhões disponibilizados pelo governo do estado para a obra de macrodrenagem não foram promessa de campanha, mas foram entregues e estes recursos estão em Cachoeiro. A empresa teve problemas, mas ainda não recebeu os valores e a obra vai sair.

Vandinho da Padaria (PSDB)

Agradeceu ao deputado Marcos Mansur pelos recursos destinados à contratação de empresa que fará duas escadarias no bairro Paraíso. O edital já foi publicado pela prefeitura. Agradeceu também ao governo do estado por contemplar o bairro Paraíso com unidade de saúde de grande porte, dentre as cinco que serão construídas em Cachoeiro, e à prefeitura pela drenagem do bairro Nossa Senhora da Glória, que já passou no teste das últimas chuvas. A comunidade esperava há 40 anos pelo serviço. Informou que a obra da estrada do Espirote também está de vento em popa e em breve a comunidade vai poder comemorar.

Leo Cabeça (PDT)

Agradeceu ao secretário Romário por salvar duas comunidades do entorno de Soturno com os serviços paliativos. Pediu maquinário para ensaibramento paliativo das ruas não calçadas do distrito, que tem o material disponível. Reforçou o pedido de valorização dos operadores de máquinas da prefeitura, serviço vital para as comunidades do interior “O processo seletivo paga um salário mínimo para o cara operar uma máquina de R$800 mil e não fazem concurso público”.

Marcelinho Fávero (PL)

Promoveu Pedal Solidário que sairá de São Pedro da Aldeia até o bairro Coramara, em Cachoeiro, no próximo dia 16 às 20h, com o objetivo de arrecadar cestas básicas para famílias cadastradas. Apoiou o pedido de valorização dos operadores de máquinas do município.

Paulinho Careca (PSB)

Corroborou com o pedido de valorização dos operadores de máquinas, cobrando a atualização dos salários não somente destes, mas de diversos outros cargos do município. “É necessário haver uma atualização compatível com a inflação”. Cobrou maior fiscalização dos serviços realizados por empresas terceirizadas pela prefeitura, citando como exemplo a Rua Costa Pereira, que, como aconteceu em outras vias, foi fresada há quase um mês e o serviço não foi concluído. “É um absurdo no centro de Cachoeiro a rua ficar com essa buracada. A desculpa da chuva não vale no século XXI porque poderiam ter visto a previsão do tempo antes de iniciar a fresagem, então, para já asfaltar logo em seguida”. Falou sobre manifesto enviado a todos os municípios do ES pedindo que se unam à causa da mobilização dos homens pelo fim da violência contra a mulher. A Câmara de Cachoeiro foi a primeira do estado a aprovar lei estabelecendo a data da campanha em 06/12. Convidou para o evento da campanha, promovido pela Ouvidoria da Mulher, que acontecerá na quarta, 07, às 14h, no Plenário da Câmara.

Leo Camargo (PL)

Denunciou a prefeitura ao ministério público por revogar a lei 1975 que regulamentava os procedimentos e ações para fiscalização de obras sem publicar nova normativa, “instaurando o caos” no município com obras e loteamentos irregulares.