Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos 05/10/2021

Resumo dos pronunciamentos 05/10/2021

por Camila Reis publicado 05/10/2021 18h16, última modificação 05/10/2021 18h16

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 05/10/2021

 

Juninho Corrêa (PL)

Afirmou que a economia do município está estagnada há pelo menos 15 anos e por isso é muito bom receber novos investimentos como a Sicred. Citou o caso do caminhão da prefeitura que foi encontrado com cimento a caminho de Presidente Kennedy, lembrando de diversas ruas em Cachoeiro que precisam de concretagem e nas quais este material poderia ser usado. Pediu apoio aos demais vereadores para criar comissão para investigar o caso. Em resposta à fala de Diogo Lube, relatou visita à Brasília na semana anterior, na qual esteve no MEC e na secretaria de alfabetização, e mostrou as ações do governo federal em prol da leitura e alfabetização.

Ary Corrêa (Patriota)

Relatou que recebeu ligação denunciando a saída do CMU do caminhão com 150 sacos de cimento, resolveu apurar, esperou no local e por isso pôde seguir o veículo até o local de destino e abordá-lo encaminhando para a polícia. O vereador apresentou na sessão vídeo de toda a operação. A partir deste fato, solicitou à secretaria de obras relatório das compras de cimento realizadas nos últimos 3 anos e sua aplicação. Relatou também ter recebido empreiteiro em seu gabinete que denunciou superfaturamento em obras.

Mestre Gelinho (PSDB)

Esclareceu que continua sendo um homem de caráter, correto, mas não burro, por isso entendeu que, quando o prefeito falou com seu chefe de gabinete que só precisa de 14 vereadores, quis dizer que seus pedidos não serão atendidos pela prefeitura porque está incluso nos cinco vereadores favoráveis à CEI. Afirmou que seu interesse é de que a comunidade seja atendida, independente se foi a seu pedido ou de outro vereador, e que continuará fazendo o seu papel de fiscalizador, sendo o executivo o único que pode fazer as obras.

Marcelinho Fávero (PSDB)

Informou à população que está acontecendo na escola Zilma Coelho Pinto um mutirão de revisão do IPTU, de 8h das 20h, até o dia 16/11. Reforçou a importância de os proprietários dos imóveis que tiveram muito aumento pedirem essa revisão porque o carnê 2021 teve desconto, mas se não houver revisão, nos anos seguintes, será cobrado o valor apurado.

Diogo Lube (PP)

Prestou solidariedade aos familiares e amigos do Prof. Jhonatan Willian, que faleceu de covid-19, ao senador Fabiano Contarato, que foi vítima de homofobia durante a CPI, e também ao vereador Ary Corrêa, que vem recebendo muitas ameaças. Manifestou pedido dos moradores do Abelardo Machado de instalação de praça no bairro. Já houve reunião com a secretária de esportes sobre o assunto e a população aguarda resposta. Parabenizou os responsáveis pelo projeto Circulando Solidariedade, que aconteceu no último sábado, na Praça Jerônimo Monteiro e esteve cheio até as 14h. Relatou que recebeu em seu programa de rádio dois autores de livros infantis e reforçou a importância de incentivar a leitura, especialmente desde a infância, cobrando ações dos governos com este fim. Informou que solicitou aos seus alunos do Guimarães Rosa trabalho em que analisaram as falas dos vereadores e a produção está à disposição dos colegas para leitura.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Manifestou solidariedade aos familiares do Prof. Jhonatan Willian, em memória à sua trajetória no serviço público e liderança sindical. Refletiu que, na política, se faz amigos e inimigos às vezes sem nem saber, porque as pessoas se baseiam em impressões tidas antes de se aproximar. Concluiu que é necessário manter o respeito e a boa convivência em todas as conversas. Dito isto, afirmou que não pode recuar em seus trabalhos em toda a cidade porque não tem reduto eleitoral e é vereador de Cachoeiro, mesmo nas regiões atuação de outros parlamentares.

Paulinha Careca (PSB)

Apoiou a fala de Mestre Gelinho, afirmando que a administração municipal não dá crédito nem aos aliados, citando braços de luz que pediu há quatro anos e não foi atendido, mas que, recentemente, no local, foram instalados refletores a pedido de outro. Citou também o Revsol que solicitou e foi prometido para a estrada de Bebedouro. Disse que não tem problema que outros vereadores façam pedidos para seu bairro, visto que são esforços somados, desde que ambos tenham crédito nas conquistas.

Paulo Grola (PSB)

Agradeceu e parabenizou ao Coronel Fabrício da PM pela apreensão de dois assaltantes em Soturno.

Leo Cabeça (PDT)

Disse que vem recebendo muitas perguntas, desde que o governo anunciou a contratação de projeto para a área de escape da curva da morte, e que quer acreditar que o serviço será feito. Por isto, fez uma “pré campanha” para que a população vote em candidatos a deputados estaduais e federais do sul do estado nas próximas eleições, para que tenhamos mais representatividade nas demandas durante todo o mandato e não só em período de campanha, quando os de outras regiões vem aqui pedir voto.

Brás Zagotto (PV)

Parabenizou à Selita pela inauguração da nova sede, relembrando diversas situações em que a Câmara interveio e pôde ajudar a cooperativa a crescer e se manter em Cachoeiro. Relembrou que sua primeira iniciativa, em seu primeiro mandato como vereador, foi conseguir abastecimento de água para o Vila Rica, possibilitando que a região começasse a crescer. Porém, desde então, vem pedindo a pavimentação das ruas e o bairro foi sendo deixado de lado pela administração. Tendo dezesseis ruas precisando do serviço, a prefeitura atendeu agora a duas, mas já é bastante positivo porque recuperou a confiança do cidadão de que as demais serão feitas.

Arildo Boleba (PDT)

Manifestou preocupação com os alagamentos em Itaoca, em virtude da época de chuvas, cobrando a limpeza do córrego para aumentar a vazão de água. Foi informado de que o córrego de Itaoca é o quarto na fila para o serviço, mas não sabe quais estão na frente.

Allan Ferreira (Podemos)

Conversou com o presidente e os vereadores representantes da comissão pedindo reunião para cobrar ao MP o andamento do processo do IPTU. Parabenizou Brás Zagotto por ter conseguido ser atendido nas ruas do Vila Rica depois de tantos anos de luta. Espera também ser atendido nas ruas do São Francisco de Assis, onde há grande dificuldade de tráfego devido à erosão e lama. Algumas ele já pede o serviço há cinco anos. Apoia parcerias entre vereadores para pedir as mesmas obras e relata que respeita quando já há algum vereador “apanhando” pela demanda de alguma região, agindo somente em parceria com o mesmo.

Osmar Chupeta (Republicanos)

Agradeceu a oportunidade de falar pela primeira vez como líder do seu partido. Disse que a população de São Vicente voltou a sorrir com o retorno dos horários de ônibus. Pediu união entre os vereadores, por serem representantes de todo o município e, por isso, precisarem fazerem o melhor por toda a população.