Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 05/03/2024

Resumo dos Pronunciamentos 05/03/2024

por Camila Reis publicado 05/03/2024 18h05, última modificação 05/03/2024 18h06

Resumo dos pronunciamentos do pequeno e grande expedientes da sessão ordinária do dia 05/03/2024.

Assista a transmissão da sessão na íntegra aqui: Sessão Ordinária - 05 de março de 2024 (youtube.com)

Ary Corrêa (Patriota)

Ary Corrêa agradece a todos os convites recebidos e anuncia sua filiação ao Republicanos, que será oficializada no dia 7. Diz que a liberdade do Capitão Assunção é “uma questão de honra” para o povo capixaba, afirma ter a certeza de que ele será libertado por mobilização da Assembleia Legislativa, e diz que, enquanto o Congresso nacional se acovardar diante do STF, prisões arbitrárias acontecerão. Afirmou que o secretário de saúde é o “homem invisível de Cachoeiro”. Tem que haver fiscalização dos vereadores para que o prefeito saiba o que está acontecendo e possa atender a necessidades mínimas das unidades de saúde, já que o secretário nunca sabe.

Osmar Chupeta (Republicanos)

Afirmou que os vereadores estão pagando o preço por ‘crimes’ que não estão cometendo, porque são cobrados pela população diante dos problemas das comunidades. Mostrou em vídeo rua do Bela Vista cheia de burados. “Daqui a pouco nem cavalo vai passar mais”. Denunciou novamente bueiro entupido em frente a comércio no bairro Agostinho Simonato. Pediu mais uma vez por hospital público em Cachoeiro.

Rodrigo Sandi (Podemos)

Cedeu a tribuna ao seu assessor Romildo Silva Ramos, gestor do Projeto Crianças de Cristo, do bairro Aquidaban, que falou sobre a importância de sociedade e poderes públicos apoiarem projetos sociais. “Vamos cuidar das crianças no dia de hoje para não precisar punir os adultos de amanhã”, disse Romildo. Agradeceu pela assinatura do contrato da PPP da iluminação pública no bairro Zumbi. Exibiu vídeo sobre projeto de lei que estabelece prazo para acabar com emaranhados de fios em postes na cidade de Porto Alegre-RS, sugerindo que se tome alguma providência em Cachoeiro pelo mesmo problema. Registrou o aumento de moradores de rua em Cachoeiro e pediu que o município discuta como resolver a questão.

Arildo Boleba (PDT)

Quer saber quem são Thiago Neves e Mirela, que tem muito mais pedidos sendo atendidos pela prefeitura que os vereadores. “Eu tô abrindo mão. Pelo bem da comunidade, não quero ser pai de obra nenhuma, desde que sejam feitas.” Afirmou que o procurador do município dá prazos diferentes para ele e para o vereador Alexandre de Itaoca em relação à obra de Alto Moledo. Ao retornar no grande expediente, disse que recebeu mensagem de que precisa de nova reunião para falar sobre a obra, mas que isto seria ‘enxugar gelo’.

Mestre Gelinho (PSDB)

Falou sobre demandas que vem se arrastando no Alto Independência, como quebra molas próximo ao CRAS que foram demarcados mas não construídos, rua Ledir de Paula, que continua intransitável, muitas ruas que continuam sem iluminação pública, surto de dengue e falta de horários de ônibus. Cobrou continuidade do programa Tamo Chegando porque as comunidades cobram limpeza, poda de árvores dentre outros serviços, e não há cronograma de quando serão atendidas. Agradeceu ao prefeito por cumprir sua palavra e atender a ruas do Independência pelas quais solicitou melhorias. Afirmou que, por causa de posicionamento político, pedidos seus para sua comunidade não são atendidos. “Vou continuar lutando pelo Penha”. Registrou o otimismo pelo retorno de grandes eventos e projetos sociais com a conclusão da obra o ginásio municipal do Nova Brasília, que espera ser em breve. Pediu que as ruas do Nova Brasília onde as obras foram concluídas sejam lavadas, porque o pó de cimento está prejudicando muito os moradores.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Afirmou que Cachoeiro precisa de gerenciamento dos serviços de manutenção e limpeza. “As equipes da Corpus continuam em Cachoeiro porque é necessário, mas é preciso administrar essas equipes”. Como exemplo, disse que São Vicente estava toda tomada de mato e foi necessário a comunidade pagar pela limpeza porque a administração pública não foi lá.

Leo Cabeça (PDT)

Recebeu reclamação dos pais de alunos da Emeb Gironda, que passou a ter horário integral, mas não tem ar condicionado nem quadra coberta, e as crianças não se adaptaram ao cardápio servido. Procurou a secretaria de educação e a cobertura da quadra será providenciada. O problema do ar condicionado e da merenda será resolvido assim que possível. Espera que a PPP da iluminação pública chegue à região de Gironda e Soturno e gostaria de saber cronograma de execução do serviço.

Diogo Lube (PP)

Falou sobre os transtornos da administração municipal e como os problemas recaem sobre os vereadores, que são os políticos que estão mais próximos da população. Listou obras que começaram e não terminaram, como da Rua Atílio Vivacqua, instalação da academia popular do Santa Cecília e concretagem de rua Ademar Oliveira Passoni, no São Francisco. “Sou da base porque acredito no governo, mas não vou me furtar de cobrar”. Afirmou que, não adianta ter uma super secretária, se os demais membros da equipe não estão comprometidos em fazer um bom trabalho. “O povo de Cachoeiro precisa ser ouvido!”.

Paulo Grola (PSB)

Agradeceu pelo serviço de limpeza realizado na quadra, escola e creche de Gironda e pediu que a manutenção também fosse realizada em Soturno. Disse que obra que começa e não acaba não é obra, que é o caso do muro do cemitério de Gironda, onde os bois continuam entrando e depredando túmulos.

Leo Camargo (PL)

Discursou sobre os acontecimentos políticos recentes de seu partido, seu posicionamento opositor ao governo municipal, a desistência da vida política de Junior Corrêa e sua pré candidatura a prefeito. Registrou sua admiração por lideranças políticas como Valdir do PV e Fabrício do Zumbi, com quem teria aprendido muito. Encerrou com frase que ouviu e que o marcou: “Nunca se esqueça: Deus e o povo”.

Brás Zagotto (Podemos)

Relatou ter utilizado a última semana para visitar os distritos de Cachoeiro, encerrando na sexta-feira na localidade de Boa Vista, em Alto São Vicente, para acompanhar as melhorias que estão sendo realizadas na estrada após a aprovação da rota turística da região. Cobrou muro de arrimo das ruas Marcolino Lino de Novaes, no Vila Rica, Solimar de Oliveira, no Teixeira Leite e Padre José de Anchieta, na Ilha da Luz; e escadaria na rua Pedro Feitosa, no Vila Rica. Afirmou que, desordenada como está sendo, a obra de macrodrenagem poderia alavancar a carreira do prefeito, mas acaba prejudicando.

Sandro Irmão (PSD)

Visitou o Instituto Tiago Camilo, que ensina judô gratuitamente no Praça da Bandeira, e vai trazer o professor à Câmara para relatar suas demandas. Informou que, em reunião com a prefeitura, prometeram limpeza no SAC do bairro Nossa Senhora da Penha até sexta-feira. Agradeceu pela aplicação de Revsol em ruas do Campo Leopoldina, que tirou os moradores da terra.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Esteve acompanhando a aplicação de revsol na estrada que liga o Rubem Braga a Monte Líbano, que também dá acesso ao Lar de Idosos Adelson Rabelo. Pediu que seja feito também na subida de Bom Sucesso. Solicitou carro pipa para limpeza geral na Av. Carlos Lindemberg e a equipe vai fazer hoje à noite. Registrou pedido de moradora por semáforo ou faixa elevada na Av. Francisco Mardegam, no acesso à Rua Agostinho Raimundo Tirelo, bairro Aeroporto. Encaminhará o pedido ao DNIT, por ser rodovia federal. Falou sobre o cenário político regional, a prisão de Cap. Assunção e pré candidatos a prefeito de Cachoeiro.