Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 03/12/2019

Resumo dos Pronunciamentos 03/12/2019

por Camila Reis publicado 03/12/2019 19h37, última modificação 03/12/2019 19h37

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 03/12/2019

 

Higner Mansur (PSB)

Leu carta encaminhada ao PSB nacional queixando-se do tratamento dado à Ilha do Meirelles, em Cachoeiro. Leu também biografia que escreveu de Newton Meirelles. Disse que ficaria feliz se o seu partido agregasse os vereadores Alexandre Bastos e Renata Fiório.

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Lamentou o caso de violência contra a mulher que resultou em vítima fatal nos últimos dias. Queixou-se da falta de qualidade dos reparos nas vias após os serviços prestados pelas empresas terceirizadas da BRK. Cobrou fiscalização da secretaria de obras. Informou que sete famílias ficaram ilhadas em frente a escola no bairro União devido ao deslizamento de um barranco. Solicitou operação tapa buracos nos bairros BNH de Cima, BNH de Baixo e Central Parque, tendo contabilizado 2.000 buracos nas ruas da região. Disse que o povo de Cachoeiro está assustado com o novo rotativo. As vagas estão vazias porque as pessoas estão com medo de pagar multa se passarem do horário ou terem seus carros guinchados. Não é falta de veículos porque os estacionamentos particulares estão cheios. Falou sobre os atletas paralímpicos homenageados aqui na Câmara que participaram dos Jogos Estudantis Paralímpicos, ganharam diversas medalhas e quebraram recordes, deixando o ES como 9º colocado entre os estados brasileiros. Lamentou a falta da Vila Olímpica de Cachoeiro, que propiciaria melhores condições para os atletas e professores.

 

Renata Sabra  Baião Fiório Nascimento (PSD)

Fez indicação de limpeza da Praça de Fátima e arredores, queixou-se do mau cheiro e falta de limpeza notada durante a caminhada do Mova-se, que aconteceu no último sábado. Disse estar muito feliz em fazer parte da elaboração do movimento, que está completando um ano em Cachoeiro. Constataram na última caminhada na região central que as vias públicas são inóspitas, mas muitas lojas são completamente acessíveis e isto é um marco na luta pela acessibilidade. Nenhuma atitude pode ser tomada sem ser pela ótica do deficiente. O deficiente não é um incapaz. (Alexon informou que está em andamento processo para instalação de mais um elevador e rampa lateral no jardim, para melhorar a acessibilidade da Câmara, graças a conversas com os movimentos sociais envolvidos na causa). Manifestou profunda dor e indignação pelo feminicídio ocorrido em Cachoeiro. Clamou que a justiça seja feita o mais rápido possível. Reforçou a disponibilidade da Ouvidoria da Mulher para ajudar a todas que precisarem de informação e auxílio para sair de qualquer situação de abuso. Disse que não vai desistir de pedir a faixa elevada em frente ao Hospital Infantil. Denunciou a falta de infraestrutura do distrito de São Joaquim, que abriga 90 empresas além da comunidade de moradores. A queixa foi reforçada por Alexandre Bastos. Falou sobre a sua  proposição de criação do Dia da Confraternização Espírita no município, como data símbolo daqueles que fazem bem ao próximo. Agradeceu o convite de Higner Mansur, mas alegou já ter passado pelo PSB e percebido que as mulheres não são valorizadas no partido.

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

Solicitou poda das árvores para diminuir a sujeira ocasionada pelo excesso de pássaros. Porém, a empresa responsável não consegue atender sequer a demanda de árvores que estão em risco de queda, por ter apenas cinco funcionários para atender a todo o município. A queixa foi reforçada pelos vereadores Edison Fassarella e Alexandre Bastos. Falou sobre a implantação do rotativo, que considera estar cumprindo seu objetivo ao inibir os que permaneciam com os veículos o dia todo em detrimento aos que precisam da vaga rapidamente para acessar ao comércio local. Indicou que os idosos e portadores de deficiência tenham gratuidade no serviço, mesmo já prevendo que será considerado como vício de iniciativa, pois a iniciativa deveria vir do Poder Executivo. Recebeu fotos de pessoas na chuva e no sol nos pontos de ônibus, e anseia pela aprovação do projeto de lei que regulamenta transferência de recursos do Procon para a construção dos abrigos. Renata Fiório esclareceu que o projeto devolve os recursos aos cofres da prefeitura, que se comprometeu a investir nos pontos de ônibus, mas a destinação do recurso não está estabelecida no projeto de lei. Caberá aos vereadores apenas fiscalizar.

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

Também indicou poda de árvores na Av. Ricardo Barbieri (Cachoeiro x Atílio Vivacqua), no Aeroporto. E solicitou, pela terceira vez, estudo para redutor de velocidade em frente a creche de Córrego dos Monos. Informou sobre assinatura de ordem de serviço que será na próxima quinta-feira, de asfaltamento e drenagem de 11 ruas no bairro Aeroporto. Sobre o rotativo, lembrou que os próprios vereadores cobraram do executivo sua regulamentação e cobrança para melhoria na mobilidade e comércio do centro. Porém, ressalta que votou a favor do subsídio ao Novo Trans devido à queda no número de passageiros, que preferiam vir ao centro de carro por não pagar estacionamento. Registrou que pedirá informação sobre o número de passageiros nos próximos meses porque, se a volta do rotativo tiver estimulado as pessoas a voltarem a utilizar o transporte público, o subsídio não seria mais necessário.

 

Diogo Pereira Lube (PDT)

Falou do evento sobre Racismo Institucional promovido pela Escola do Legislativo na última semana. Reforçou que todos os eventos e palestras são gratuitas e não geram custo para a Casa. Informou sobre o adiamento do evento Rock in Rua, devido à chuva, para o dia 14. O evento foi pensado para colocar Cachoeiro na rota dos encontros e eventos de gastronomia, cervejeiros, músicos e afins, fomentando o turismo local.

 

Bras Zagotto (SD)

Registrou o voto de pesar encaminhado aos familiares de Osmar Rosa e manifestou insatisfação porque foi feito muito pouco na cidade em relação ao seu velório e sepultamento (Fassarella, em aparte, informou sobre pedido, assinado por todos os vereadores e encaminhado ao prefeito, para que dê o nome do sr. Osmar Rosa à unidade de saúde do bairro Otton Marins. Antônio Geraldo, também em aparte, lembrou-se de que alguém iniciou a escrita de biografia dele e que isto deveria ser retomado, e que vai sugerir a confecção de um busto). Informou que hoje, após visita junto com o secretário de obras ao Alto Vila Rica, iniciará a licitação para as obras de drenagem e pavimentação das nove ruas que faltam.

 

Wallace Marvila Fernandes (PP)

Deixou um abraço aos aniversariantes Brás Zagotto e o governador Renato Casagrande. Informou que na próxima sessão virá usar a tribuna o gestor da Escola  Estadual de Educação Auditiva para Surdos Lions, para a qual está buscando parcerias para melhorias das instalações para o ano letivo de 2020. Agradeceu pelo trabalho de manutenção e prevenção com limpeza de bueiros no bairro Nova Brasília e proximidades, que não teve maiores danos com as últimas chuvas. Carlinhos Miranda lamentou que o mesmo trabalho de prevenção não foi realizado em outros bairros, como na região do Aeroporto. Divulgou a 4ª etapa do campeonato de arrancada que acontecerá 14 e 15/12, fomentando o turismo esportivo na cidade.

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

Explicou que os requerimentos e indicações protocolados pelo vereadores partem das solicitações do povo nas ruas, mas que, infelizmente, não têm o poder de executar, que compete ao prefeito. Este, por sua vez, não consegue atender a todos, mas, mesmo assim, os vereadores continuarão pedindo até que sejam atendidos. Discursou sobre os números lamentáveis da educação no Brasil, mesmo recebendo tantos investimentos. Solicitou a inclusão em pauta de votação do Projeto de Lei nº 158, que transfere parte dos recursos de superávit do Procon para a administração municipal, com a intenção de custear a construção de pontos de ônibus, que já estão em processo de licitação, e do PL nº 167, que institui o Refis, dando maior possibilidade de financiamento para quem deve tributos ao município.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

 

Dario Silveira Filho (PSDB)

Agradeceu pela inauguração das pracinhas e academia dos bairros Monte Belo e Alto União. Agradeceu a instalação de radar na rodovia Cachoeiro x Safra, melhorando a segurança da comunidade. Parabenizou a administração também pela aquisição de ambulância que atenderá as comunidades de Burarama, Pacotuba e São Vicente.

 

Edison Valentim Fassarela (PV)

Relatou ter participado em Vitória, no último sábado, de seminário do PV sobre a importância das mídias sociais. Parabenizou a Secretaria Municipal de Saúde pelo 1º Fórum de Saúde do Homem, que aconteceu no Centro Universitário São Camilo. Reforçou o convite para o Forró da 3ª idade que acontecerá no dia 14,  na quadra do bairro Paraíso. A renda do evento será destinada à aquisição de nova van para o Projeto “Ainda há lugar”, da Igreja Assembleia de Deus Ministério Família, coordenado pelo Pastor José Mauro Wingler, em substituição a que pegou fogo.

 

Sílvio Coelho Neto (PRP)

Agradeceu ao poder executivo pela aquisição das ambulâncias para os distritos e pela limpeza do distrito de Conduru. Parabenizou as equipes responsáveis pela decoração natalina da Praça de Fátima. Informou que na quinta, 5, receberão o governador Renato Casagrande, que anunciará investimentos para o sul do estado. Um deles é a ponte de usina São Miguel, ligando ao distrito de São Joaquim, que o vereador está acompanhando de perto o processo licitatório. Solicitou com urgência limpeza da estrada Sapecado x São Vicente e está acompanhando a reforma do Centro Municipal de Saúde, que pretende sugerir que seja tombado como patrimônio histórico.

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

Reforçou a fala de Renata Fiório sobre as vergonhosas estatísticas da violência contra a mulher no ES. Disse que a solução não é só prender o agressor, mas educar as novas gerações sobre os direitos do outro, independente de sexo ou gênero. Clamou ao Governo do Estado que crie uma casa abrigo para as mulheres vítimas de violência doméstica aqui na região sul, considerando que a única do ES fica em Vitória. Declarou que a falta ou demora no atendimento da saúde, com exames, consultas e tratamentos, também é uma forma de violência contra a mulher, e que o Governo do Estado e deputados estaduais têm sido omissos com o sul capixaba.