Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos 03/11/2021

Resumo dos pronunciamentos 03/11/2021

por Camila Reis publicado 03/11/2021 18h21, última modificação 03/11/2021 18h21

Resumo dos pronunciamentos do Pequeno e Grande Expedientes e horário de Lideranças

Sessão Ordinária do dia 03/11/2021

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Falou sobre projeto de lei protocolado pelo seu gabinete, que institui o Dia da Esposa do Pastor “Muitos não têm ciência dos desafios e dificuldades que os familiares e, sobretudo, as esposas dos pastores enfrentam, sendo, muitas vezes, anônimas e não tendo o reconhecimento necessário”. Também está criando o Dia do Trabalhador da Construção Civil, “que merece ser honrado tanto quanto qualquer outro profissional”.

Allan Ferreira (Podemos)

Abordou a situação da saúde no município e a possibilidade de hospital público para aliviar a demanda das instituições filantrópicas cachoeirenses, que atendem a todo o sul do estado. Cobrou mais uma vez a resolução do problema da falta de médicos legistas no DML de Cachoeiro às terças e quintas-feiras e da falta de contrato para o serviço de iluminação pública, que se tornou um problema grave no município, impactando a segurança pública. Parabenizou Gilson Daniel, liderança estadual do Podemos, pelo trabalho desempenhado como Secretário Estadual de Governo, agradeceu pela confiança em seu trabalho na liderança em Cachoeiro, falou sobre a expectativa de filiação de Sérgio Moro e demandas que serão levadas em nome do município ao governo do estado através do partido.

Juninho Corrêa (PL)

Relatou que o ES, em 2021, está mais perigoso e violento para a população que nos anos anteriores. Por exemplo, neste ano, acontecem 67 roubos de celulares e três homicídios por dia. Apontou falhas de gestão, como o fato de os PM’s capixabas serem mal remunerados e em número defasado, como possíveis causas para esse aumento da criminalidade. “O nosso estado tem que direcionar o seu olhar para a segurança pública do povo capixaba!”.

Diogo Lube (PP)

Justificou retirada de projeto de resolução que restringiria o acesso à Câmara à vacinados contra covid, pois avaliará regulamentação do Ministério do Trabalho sobre o tema que está sendo publicada. Parabenizou a equipe da Escola do Legislativo pelo trabalho desenvolvido e agradeceu ao vereador Juninho Corrêa (PL) pela parceria no planejamento dos cursos, com indicação dos profissionais. Ressaltou o convite para o curso de LibreOffice Calc que iniciará em 05/11, será transmitido via YouTube e oferecerá certificado. Abriu o convite aos vereadores e servidores da Casa que quiserem sugerir ou ministrar outras atividades através da Escola. Afirmou que a periferia precisa ser respeitada e precisa receber oportunidades e melhorias, parabenizando a iniciativa do Dia da Favela. Lembrou que, em Cachoeiro, além dos bairros os distritos também são periferia e, muitas vezes, precisam de serviços básicos.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Lamentou que o plenário não estava tão cheio quanto na sessão anterior. Agradeceu a visita realizada por outros vereadores ao distrito de Itaoca, na qual não pode estar presente devido a outra demanda. Pediu serviço de recapeamento asfáltico para Itaoca e justificou a necessidade de utilização de escavadeira para desassoreamento do córrego do distrito com urgência.

Osmar Chupeta (Republicanos)

Informou que conseguiu emenda parlamentar para aquisição de UTI móvel para a Santa Casa, para viabilizar transporte de pacientes que precisem realizar exames e procedimentos em outros locais. Pediu à prefeitura maior cuidado com os cemitérios da cidade, pavimentando também as vias laterais/ transversais, além das subidas principais, para que os visitantes consigam chegar aos túmulos com segurança ao andar, em especial quando chove.