Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 03/05/2022

Resumo dos Pronunciamentos 03/05/2022

por Camila Reis publicado 03/05/2022 19h29, última modificação 03/05/2022 19h29

Resumo dos pronunciamentos – pequeno e grande expedientes e horário das lideranças

Sessão Ordinária do dia 03/05/2022

Ary Corrêa (Patriota)

Lamentou o falecimento do jovem Kevin devido à falta de atendimento médico, denunciando a negligência do município pelo fato de os hospitais cachoeirenses não atenderem sua faixa etária e o poder público não fazer nada sobre isto. “A saúde do ES e de Cachoeiro está em decadência, a ponto de não ter internet na UBS, não ter remédio, fralda descartável pra adulto, não ter atendimento médico. Precisamos de respostas”. Cobrou também resolução do problema do piso salarial dos professores “eles estão de pires na mão pedindo algo que têm direito”. Alertou sobre o anúncio de obras grandes, como a macrodrenagem do Nova Brasília. “Isso vai levar 6, 7 anos. Nem o Victor vai ser mais prefeito nem os vereadores estarão mais aqui. A gente tem que deixar de acreditar nesses sonhos”. Denunciou que as comunidades do distrito de São Vicente têm três postos de saúde e nenhum deles tem médico para atendê-los, além do problema da precariedade das estradas da região. “A comunidade não pede nada a não ser estrada e saúde, que é seu direito porque paga impostos”. Após a reclamação dos outros vereadores, justificou que não era sua intenção ofender a nenhum dos pares com sua fala.

Osmar Chupeta (Republicanos)

Queixou-se de falta de respeito do Poder Executivo em relação aos vereadores, ao enviar projetos de lei querendo que sejam votados sempre com urgência e informando muito em cima da hora de agendas. “É um prazer para o vereador acompanhar o prefeito na sua comunidade, mas tem que respeitar nossa agenda”. Fez um apelo por um hospital público para Cachoeiro com urgência. Informou que, depois de quatro meses tentando marcar reunião com secretário, finalmente foi agendada para segunda-feira para discutir a volta da parada dos ônibus do interior no ponto do início da Beira Rio, antiga Rádio Cachoeiro. Informou mais uma vez que está articulando abaixo assinado com os líderes comunitários pelo fim da taxa de esgoto nas contas de água. Questionou a falta de moradores do Nova Brasília durante a assinatura da ordem de serviço da macrodrenagem do bairro. “Estava no convite que seria no Nova Brasília e, de última hora, foi no Hospital Evangélico. A população estava esperando que fosse lá”.

Diogo Lube (PP)

Anunciou que homenageará na próxima oportunidade alunos e professores de duas escolas por premiação relacionada ao seu rendimento. Falou sobre a falta de cuidadores nas escolas, pedindo que seja revista a remuneração, visto que recebem apenas um salário mínimo por 40h de trabalho semanais. “Precisamos também de mais cursos de cuidadores para suprir essa demanda. Não podemos desvalorizar nossos portadores de deficiências. O ensino é para todos”. Repudiou as mortes provocadas por negligência médica, pedindo que haja discussão política sobre o assunto. Registrou que a comissão de educação se reunirá para visitar as escolas desativadas, que a prefeitura encaminhou PL para extinção, para avaliar o aproveitamento dos prédios. Sobre a locação do Parque de Exposições, elogiou a garantia em contrato de que os locatários têm de preservar o patrimônio, mas criticou a falta de manutenção do espaço por parte da prefeitura. Agradeceu à Escola Lions por tê-lo recebido em palestra sobre voto consciente, lembrando que amanhã se encerra o prazo do TSE para regularização do titulo de eleitor. “Votar é um direito e um dever”. Leu mensagem ao povo brasileiro da 59ª Assembleia Geral da CNBB.

Arildo Boleba (PDT)

Pediu que seja respeitado o regimento interno da Câmara no andamento das sessões. “Precisamos nos respeitar nessa Casa e ouvir um ao outro”.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Falou aos moradores da localidade de Independência que não apoia o fechamento de sua unidade de saúde, e que acredita que o secretário não conhece a logística e a distância das 14 comunidades de São Vicente até a sede do distrito. Afirmou que é necessário apurar as responsabilidades e entender o que aconteceu com o adolescente Kevin. Sobre a audiência pública do piso salarial do magistério, esclareceu que o vereador não estar presente não significa que não apoie a causa e que a Casa sempre votará favorável ao cachoeirense quando as matérias forem apresentadas. Cobrou o recapeamento do trecho Itaoca x Alto Moledo, para o qual é difícil até conseguir tapa buracos. Reforçou que é parceiro do governo no sentido de sempre votar favorável a matérias que beneficiem à população, mesmo que em prazo restrito.

Paulinho Careca (PSB)

Cedeu tempo de fala a Lila Pinho, presidente do projeto Espaço Criança Feliz, acompanhada de dona Sônia, mãe de criança portadora de doença rara, que falou sobre a importância do PL 14/2022, de sua autoria, que estava em segunda discussão/ votação na sessão, e institui o Dia e Semana Municipal de Conscientização sobre Doenças Raras.

Brás Zagotto (Podemos)

Falou sobre a importância da Câmara para Cachoeiro, mencionando as pautas o evento do dia anterior com o governador do estado: a assinatura das ordens de serviço da reforma da escola Zilma Coelho e da macrodrenagem da Linha Vermelha, até o Nova Brasília. Sobre a macrodrenagem, relembrou a luta de vereadores e ex-vereadores, como Rodrigo Sandi, Mestre Gelinho e Wallace Marvila, em prol dos moradores e comerciantes do bairro que vivem tendo prejuízos com as enchentes. Sobre a obra do hospital do câncer, ressaltou que o terreno era do município e o projeto de lei para doação foi analisado e votado com urgência na Câmara. Cedeu tempo de fala a Roland Barbosa Eduardo, vereador do município de Muqui, que falou sobre a importância da obra do trevo de São Joaquim para ambas as cidades.

Juninho Corrêa (PL)

Indicou regulamentação das atividades dos motoboys e mototaxistas, porque as lideranças das categorias vêm tentando diálogo com a prefeitura há tempos e não têm êxito. Uma das reivindicações principais da categoria é sobre o estacionamento no centro da cidade para que possam fazer suas entregas e embarques/ desembarques. Falou sobre a fragilidade da saúde cachoeirense, em evidência com o caso de Kevin. “Somos o maior município do sul do estado e temos o compromisso de sermos referência na saúde. Porém não há apoio do governo do estado para isto”.

Mestre Gelinho (PSDB)

Repudiou tapa buracos não realizado em rua do Santa Cecília, na qual o caminhão da prefeitura chegou a ir, mas retornou sem realizar o serviço por ser indicação do vereador, registrando que no último final de semana os moradores cansaram de esperar e realizaram a intervenção com recursos próprios. Alertou para mais três ruas do bairro que estão sem condições de veículos transitarem pedindo providências. Informou que luta junto ao vereador Sandro Irmão para que as antigas instalações da Ciretran se tornem unidade de saúde. Parabenizou a todos os envolvidos no esforço do poder executivo e do governo do estado para conseguirem a obra de macrodrenagem do Nova Brasília, comunidade que acompanha de perto.

Allan Ferreira (Podemos)

Está alarmado com o lapso temporal na idade de atendimento dos adolescentes nos hospitais da cidade, entrave que piorou a situação do jovem Kevin, ajudando a culminar no seu falecimento. “Os hospitais filantrópicos são muito importantes, mas já discutimos aqui há bastante tempo a necessidade de um hospital 100% público em Cachoeiro”. Lembrou que já vieram médicos à Câmara defender que o hospital público não é necessário, apenas o fortalecimento dos filantrópicos que já temos, mas pede que sejam feitas as duas coisas. “Peço que nossas bancadas estaduais e federais, não só de Cachoeiro mas do municípios vizinhos, se empenhem em trazer o hospital geral pra cá”. Parabenizou Ana Rita e Dilena Cláudia, servidoras que estão completando 24 anos de trabalho na Câmara.

Paulo Grola (PSB)

Denunciou que, há 60 anos, quando foi morar em Soturno, o cemitério já era velho, e hoje já não tem mais vagas. “Precisamos ampliar os cemitérios existentes ou construir um novo”. Além do caso de Kevin, relatou ter ido ao velório hoje de uma menina de três anos também por falta de atendimento médico. “As pessoas que estão lá têm que ter responsabilidade, se estão recebendo salário, têm que atender à população”.

Marcelinho Fávero (PL)

Agradeceu à prefeitura pela iniciativa do Balcão de Empregos, realizada no último final de semana nos bairros BNH e Ruy Pinto Bandeira, com 316 atendimentos e 238 encaminhamentos ao abatedouro Uniaves, a quem também agradeceu a oportunidade de trabalho dada aos munícipes. Também foram preenchidas outras vagas disponibilizadas via Sine. Relatou que quatro unidades de containers de recolhimento de lixo foram queimadas por vândalo no Coramara e agradeceu à secretaria pela reposição rápida. Pediu à prefeitura que intensifique a fiscalização à poluição sonora no trânsito dentro dos bairros, não somente no centro, respeitando a lei municipal nº 7925. Pediu que a corregedoria da Casa apure a quebra de decoro parlamentar na fala de Ary Corrêa, que alegou que o prefeito tem comprado vereadores. “Quer se opor ao poder executivo, se oponha, mas não venha jogar a bomba no colo dos colegas vereadores”.

Rodrigo Sandi (Podemos)

Criticou falas de outros vereadores que estariam desrespeitando os demais, como a acusação de estarem vendidos para o prefeito. “Vi hoje debates de colegas dedicados a outros colegas, como se fôssemos inimigos. A pessoa vem pra cá com ódio e quer passar esse ódio para os demais aqui”.