Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 03/03/2022

Resumo dos Pronunciamentos 03/03/2022

por Camila Reis publicado 03/03/2022 17h44, última modificação 03/03/2022 17h44

Resumo dos pronunciamentos (pequeno e grande expedientes e horário das lideranças)

Sessão ordinária do dia 03/03/2022

Sebastião Ary Corrêa (Patriota)

Realizou live sobre a situação financeira da Santa Casa e afirmou que a conta está saindo para a população enquanto o governador estaria deixando para resolver o problema mais próximo às eleições. “Não podemos ficar de pires na mão esperando o governador fazer a hora que ele quiser”.

Osmar Francisco Chupeta (Republicanos)

Lamentou o falecimento do ex-vereador Marcelo Bozio, elogiando seu trabalho também como assessor do deputado Theodorico Ferraço. Cobrou médico para atender a comunidade de Conduru, lembrando do mandato de Silvinho Coelho, vereador que o antecedeu e agora nomeia seu gabinete. Está movimentando abaixo assinado contra a taxa de esgoto. Afirmou estar recebendo apoio a uma possível candidatura sua a deputado estadual dos moradores do Zumbi.

Diogo Lube (PP)

Reforçou pedido das semanas anteriores sobre piso salarial dos professores, pedindo à prefeitura que esclareça as diretrizes aos servidores. Cobrou também computadores das escolas. Apoiou a fala de Ary Corrêa, reforçando a importância de recuperar a Santa Casa. Propôs nomear a sala de uma das procuradorias da Câmara como “Dr. Higner Mansur”. “Aprendi muito de minha ação legislativa com Higner e peço aprovação dos demais vereadores para esta homenagem". Falou sobre a guerra da Ucrânia. “Não é uma guerra de esquerda e direita, mas de mercado (...) Esse conflito pode piorar a nossa vida aqui, que já está difícil, com os impactos econômicos e também com o risco de uma guerra nuclear”. Alertou que estamos em ano eleitoral e precisamos ter prudência democrática. “Precisamos de governantes que cuidem do nosso povo”. Pediu um minuto de silêncio pelos mortos na Ucrânia e para que os presentes reflitam sobre a paz.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Manifestou solidariedade à equipe financeira da Casa, que sofreu acusações injustas quando houve a invasão do sistema da Caixa Econômica e conta bancária da Câmara. Convidou o secretário de obras para visitar a estrada de Itaoca e constatar como o povo vem sofrendo com o mau estado das vias.

Allan Ferreira (Podemos)

Reforçou as cobranças dos demais sobre a Santa Casa, se solidarizando com os pacientes que permanecem aguardando cirurgias em longas internações por falta de material, infraestrutura e remuneração dos profissionais. Cobrou dos parlamentares dos outros municípios apoio à causa, visto que o hospital atende a todo o sul do estado. “Quando fechar a Santa Casa, a gente vai sofrer muito, mas os outros municípios também ficarão sem atendimento para seus pacientes”. Criticou o trabalho de podas de árvores da EDP. “Quando faz, é uma poda mal feita e deixa os galhos jogados na rua”. Denunciou também que a prefeitura paga pelas extensões de rede feitas pela empresa e, mesmo assim, a espera pelo serviço já pago chega a um ano. Cobrou melhorias no serviço de transporte público, indicando aumento de carros em horários de pico, quando trafegam superlotados, muitas vezes não permitindo que mais passageiros entrem.

Mestre Gelinho (PSDB)

Pediu novamente melhorias na sinalização de trânsito em frente ao Fórum. O trafego é muito intenso na via e os pedestres sofrem. Cobrou também ponto de ônibus coberto para o local, quebra-molas na Linha Vermelha, depois do Marcelo Motos, e passeio ou calçada em direção ao Tiro de Guerra. “São pedidos que são feitos há anos e não são atendidos”.

Brás Zagotto (PV)

Solicitou um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-vereador Marcelo Bozio. Relatou diversos aspectos em relação aos problemas financeiros da Santa Casa, que a levam a ter um déficit diário de R$50 mil, anunciando que as reuniões promovidas pela Câmara estão dando frutos, pois aumentará o repasse do convênio do governo e também há emenda parlamentar da dep. Rose de Freitas a caminho. “Sabemos que a situação é difícil, mas estamos trabalhando e progredindo”.

Marcelinho Fávero (PL)

Parabenizou os responsáveis pelo sucesso do curso de panificação para dietas especiais, promovido pela secretaria de desenvolvimento econômico no distrito de Pacotuba. “Desejamos que esses cursos e oportunidades possam ser levados a outros lugares”.  Potencializou a fala dos demais vereadores sobre a situação da saúde pública e da Santa Casa, alertando que o governo federal vem fazendo sua parte nos repasses financeiros, precisando que o governo estadual aumente sua parte.

Leo Camargo (PL)

Pediu operação tapa buracos em toda a cidade. “Tem lugares que nem se parecem mais ruas asfaltadas”. Relembrou acidente recente no Coramara, ocasionado por um buraco na via, no qual o cidadão teve fratura exposta. Após o ocorrido, decepcionou-se porque a prefeitura esteve lá e tapou apenas aqueles buracos, ignorando o restante do bairro.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Anunciou que a Dep. Lauriete encaminhou emenda parlamentar de R$340 mil para aquisição de van para consultório odontológico móvel que atenda localidades que não o possuem. Pediu apoio dos vereadores na criação do Conselho da Mulher. Relatou diversas indicações realizadas para a região do Village da Luz e bairros adjacentes. Informou que a prefeitura estará com equipe na região da Cidade Alta fazendo um levantamento de quantas rua precisam de calçamento. Falou sobre a dificuldade e consequente demora para conseguir obras de infraestrutura, que precisam de projetos, licitações, recursos e, principalmente, boa vontade política. Por isso o trabalho de vereadores é tão importante, ao batalhar em prol de conquistar cada uma dessas etapas.

Paulo Grola (PSB)

Informou sobre a expectativa de que o governo do estado construa o CRAS de Soturno. Pediu que os vereadores se mobilizem pra pressionar o governo do estado sobre a situação da Santa Casa.

Paulinho Careca (PSB)

Cobrou que a prefeitura mantenha em dia a sinalização de trânsito vertical e horizontal, especialmente nas proximidades das escolas. “Espero que não aconteça mais nenhum acidente para que a prefeitura tome uma atitude”. Esclareceu que a obra do Campo Bom de Bola do Jardim Itapemirim teve um atraso devido à necessidade de refazer drenagem do local, mas que o problema será resolvido em breve. Agradeceu pelo patrolamento da estrada de Bebedouro. Informou que o serviço está sendo feito também em Córrego do Óleo e Córrego do Brás, onde será feita a pavimentação em pavies em seguida. Comunicou que o 0800 divulgado pela prefeitura para troca de lâmpadas passará a funcionar a partir de hoje.

Vandinho da Padaria (PSDB)

Cobrou o desassoreamento do Córrego do São Geraldo, que alagou várias casas nas últimas chuvas. Foi informado pelo secretário que no próximo dia 21 as máquinas da prefeitura estarão no local realizando o serviço. Agradeceu pelo serviço paliativo de remoção da água da estrada de Lambari, mas aguardam a finalização do trabalho de drenagem e aplicação de Revsol. Agradeceu também à Semmat pelo serviço da Rua João Sasso, no São Geraldo, e à EDP pelo atendimento da demanda do Espirote.

Leo Cabeça (PDT)

Concordou com a queixa de Allan sobre o serviço da EDP, mencionando árvore de Cachoeira Alta que vem pedindo a poda há muito tempo e não é atendido. Pediu melhor estrutura de trabalho para a secretaria de interior e intervenção do governo do estado na Santa Casa.