Resumo dos Pronunciamentos 02/09/2025
Resumo dos Pronunciamentos Sessão Ordinária do dia 02/09/2025
Parabeniza Mari Campos por evento de vôlei realizado no último final de semana. Agradece à prefeitura e secretarias responsáveis pela recuperação da iluminação da quadra do bairro Basiléia. Parabeniza Vitor Azevedo pela atuação na fiscalização à BRK e protocolou pedido de informações à Agersa sobre o despejo irregular de esgoto no rio Itapemirim realizado pela empresa. Comenta solenidade que realizou na Câmara em homenagem aos educadores físicos. Indica à prefeitura a instalação de placas dizendo que é proibido jogar lixo ou entulho, sujeito à multa, em pontos viciados.
Afirma que conversou com ex lideranças da BRK e concluíram que a gestão da empresa não se importa com os crimes ambientais. Só houve motivação para, ao menos, realizar medida paliativa para conter o vazamento com a possibilidade da formalização do crime e prisão dos responsáveis. Denuncia também que a empresa, irregularmente, está assoreando o rio com pedra e areia para redirecionar o fluxo para sua central hidrelétrica. Mostra matéria de televisão que exibiu o esgoto ainda sendo lançado no rio, mesmo após notificação e multa, e com a empresa afirmando que já estava tudo resolvido. Levanta possibilidade de abertura de CEI sobre o tema, com manifestação de apoio de diversos vereadores.
Mostra em vídeo Rua Angelo Silvério, uma das principais do bairro Aeroporto, que inunda em toda chuva. Pede estudo para manilhamento da via. Visitou ruas do Baixo Monte Cristo, a pedido de moradores, e constatou falta de limpeza e vistoria das galerias, que ocasiona alagamento das casas, além do entupimento de bueiros. Também há queixa quanto ao grande número de mosquitos, compactuando com a necessidade dos carros fumacê apresentada por Marcelinho Fávero. No mesmo bairro, proprietário do Supermercado Primus propõe parceria com a prefeitura, doando materiais para aumento de muro de arrimo próximo ao córrego, onde há despejo de esgoto. Parabeniza Brás Zagotto pelo trabalho que vem realizando na limpeza pública. Lê artigo sobre os supostos crimes imputados ao ex-presidente Bolsonaro e o que seriam os reais motivos por sua condenação, afirmando que não se arrepende de seu voto nele e que votaria novamente se preciso.
José Luiz Calegário “Galo” (PP)
Agradece felicitações por seu aniversário. Reforça apelo de Creone da Farmácia sobre os transtornos sofridos pelos moradores da rua Angelo Silvério e a necessidade de intervenção do poder público.
Parabeniza administração municipal pela nomeação de Astor Dillem Junior como secretário de obras. Pede à população que vista verde e amarelo e compareça à manifestação em Vila Velha no dia sete de setembro, às 12h, em protesto pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Pede a liberdade de Bolsonaro e demais patriotas detidos pelo “8 de janeiro”. Relata reunião produtiva com o prefeito sobre a situação dos usuários de drogas em situação de rua. Propõe providenciar clínica para internação, ainda que compulsória, dessas pessoas, especialmente as que passam pelo sistema prisional, a fim de coibir furtos a residências e outros crimes.
Cumprimenta Astor Dillem Jr pela nomeação na secretaria de obras. Fala sobre PL 123/2025, de autoria do poder executivo, que regulamenta Áreas de Preservação Permanente. Assim como a alteração do Plano Diretor Municipal, que ainda não foi enviado à Câmara, considera a pauta de suma importância para o desenvolvimento de Cachoeiro e pede discussão ampla, incluindo audiências públicas. Visitou escola do bairro Otton Marins, que pede reforma e reabertura de quadra para uso apenas de seus alunos. Denuncia que moradores estão jogando lixo nas caixas secas da estrada que vai para Bonsucesso, e que a estrada de Monte Líbano, que recebeu limpeza recente, também já tem entulho. Apoia a ideia da construção do “entulhódromo”, mas pede colaboração da população na manutenção da limpeza das vias. Pede serviço de limpeza para a região do grande Village.
Agradece ao prefeito pela visita a Morro Grande, localidade que precisa de melhoria da estrada para escoamento da produção das empresas locais. Agradece também por serviço de limpeza no bairro Coramara, que não era realizado desde novembro do ano passado. Relata queixa de moradores de diversos bairros sobre aumento de mosquitos e ausência de carros fumacê. Cobra que o serviço seja realizado, principalmente onde há córregos e mato, para prevenir aumento de casos de dengue. Cumprimenta Astor Dillem Jr pela secretaria de obras. Sugere a Ferraço que dê um “workshop” de liderança aos seus secretários. Informa que já está pronto projeto para ampliação da Emeb Deusdedth Batista, no Coramara. Informa que o Projeto de Resolução 11/2025, que visa criar CEI para tratar dos valores dos combustíveis em Cachoeiro, já obteve doze assinaturas e deve entrar em tramitação após parecer da procuradoria.
Relata sucesso com a primeira edição da feira do produtor no bairro Village da Luz, que continuará acontecendo todas as terças, das 14h às 19h. Agradece secretário Brás Zagotto por atender a pedido de limpeza do bairro Nossa Senhora da Glória. Opina que é bom para as comunidades quando mais de um vereador procura atender suas solicitações, pois há mais chances de serem atendidos, e que não se importa em dividir as lutas e conquistas. Reforça o pedido de várias comunidades pelos carros fumacê. Afirma que o governador Renato Casagrande deixará legado positivo junto aos municípios. Registra o reajuste concedido aos professores do estado, pedindo que os do município também sejam valorizados. Fala sobre o desrespeito e as agressões sofridos pelos professores em sala de aula, afirmando que votará a favor de qualquer matéria para ajudar na solução.
Agradece à prefeitura pelo serviço de limpeza realizado nos bairros Abelardo Machado, Nossa Senhora de Fátima e Santa Cecília, criticando a população que continua sujando as ruas e calçadas. Participou do encontro “Deus Proverá” realizado na Praça de Fátima e sentiu-se envergonhado diante dos participantes pelo cheiro de urina do local. Pede à prefeitura que estabeleça políticas de governança do espaço, que carece de cuidados e limpeza e poderia ser melhor aproveitado.
Parabeniza servidor Alcinélio pelo trabalho realizado, mas registra que aguarda há meses conserto de tampa de bueiro em Itaoca e tem demanda em Alto Moledo que se arrasta há anos. Diz que passará a ficar mais calado e será o último a se manifestar nas próximas reuniões pois sente-se decepcionado.
Sobre demanda de disponibilização de cozinha comunitária, critica afirmação de novo secretário de desenvolvimento social de que ainda vai decidir o que será feito. Afirma que a maioria das pessoas não sabem que, através de Itaoca, Cachoeiro é o maior produtor de carbonato, gerando muita arrecadação para o estado. Mesmo assim, as empresas do distrito não têm a valorização que merecem.