Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 02/08/2022

Resumo dos Pronunciamentos 02/08/2022

por Camila Reis publicado 02/08/2022 18h35, última modificação 02/08/2022 18h35

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão ordinária do dia 02/08/2022

Osmar Chupeta (Republicanos)

Cobrou atendimento médico para a unidade de saúde do BNH, que está sem o profissional há quatro meses. Pediu limpeza no bairro Aeroporto, na região do campo de aviação. Espera resposta ao seu pedido para que volte a ser permitido aos ônibus do interior parar no ponto da antiga Rádio Cachoeiro, na Av. Beira Rio.

Diogo Lube (PP)

Agradeceu pela confiança dos demais vereadores ao votarem nele para permanecer na mesa diretora. Sobre o anúncio da prefeitura de que enviará PL à Câmara garantindo piso salarial do magistério, mencionou todos os envolvidos na conquista e afirmou que “a luta continua”, para que todas as categorias ligadas à educação sejam contempladas, não somente os pagos com recursos do Fundep. Relatou visita ao Beco Sebastião Alves da Silva, que teve CEP realocado do Amarelo para o Centro pela prefeitura, onde constatou as péssimas condições de muro, escadaria e todo o barranco, trazendo muito risco aos transeuntes. Convidou para ação social e de vacinação que acontecerá no próximo sábado, das 13h às 17h, na localidade de Beira Rio, em Monte Líbano. Relatou convenção do PP, explicando os princípios das ideias democráticas dos Progressistas.

Brás Zagotto (Podemos)

Relatando brevemente sua história no legislativo, agradeceu pelo apoio dos demais vereadores à sua reeleição como presidente da Casa e aos servidores e demais responsáveis pelos bons resultados colhidos na gestão atual. Anunciou que a equipe técnica do TCE-ES já deu parecer favorável à aprovação das contas 2021 da Câmara de Cachoeiro. Informou sobre o breve início das obras da nova unidade de saúde do Vila Rica, pacote de pavimentação de ruas do Maria Ortiz e Alto Vila Rica e reforma de escadarias em três bairros. Cobrou demanda antiga para construção de ponte que ligue o Valão ao Rubem Braga, para desafogar o trânsito na Ilha da Luz.

Ary Corrêa (Patriota)

Parabenizou sua assessoria e demais envolvidos pela realização da festa dos bairros Monte Belo e União. Manifestou tristeza “porque cinco vereadores ficaram de fora de reunião tão importante para Cachoeiro", na qual se definiu os nomes que concorreriam aos cargos da Mesa Diretora da Câmara. Cobrou da prefeitura maior atenção às periferias, porque apenas a região central estaria recebendo obras. Manifestou apoio à reivindicação dos demais servidores da educação por reajuste salarial, a exemplo do concedido aos professores. Apoiou fala de Allan Ferreira sobre falta de atendimento por parte de subsecretário e outros servidores do executivo.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Parabenizou aos professores e à prefeitura pela conquista do piso salarial, mas lembrou que o administrativo também faz parte da educação e também merece reajuste. Pediu que não seja interrompido o processo de pavimentação da Estrada de Bom Jardim (Gironda x Monte Líbano), que já foi estadualizada e estava prevista a aplicação de Revsol com maquinário do DER. Porém, o dep. Ferraço propôs nova lei estadualizando também Alto Moledo e, neste caso, esta receberia o revsol e a de Bom Jardim receberia asfalto. O medo é que, até que se tramite o processo para o asfaltamento, a comunidade permaneça sem pavimentação alguma. “Esta lei veio no momento errado. Tudo que estava programado para acontecer agora, se for sancionada essa lei, para tudo. Para o sonho do asfalto de Alto Moledo ser realizado pelo município”. Afirmou ser falta de respeito com o morador de Cachoeira Alta terem colocado restos de moagem na estrada, onde hoje não se consegue passar nem de moto.

Rodrigo Sandi (Podemos)

Manifestou o desejo realizado de assumir a ouvidoria racial da Câmara no próximo biênio, lembrando que esteve no cargo no mandato anterior, porém o período coincidiu com a pandemia e muitas ações não puderam ser realizadas. Fez indicação para que a Rua Edith Santana Machado, no Zumbi, receba ao menos concretagem em trecho que não tem pavimentação alguma.  Elogiou diversas intervenções que a prefeitura está realizando nos bairros, em especial a qualidade da pavimentação de vias que estavam precisando há muito tempo. Agradeceu à prefeitura por refazer iluminação de escadaria do Zumbi, cuja fiação havia sido furtada.

Paulo Grola (PSB)

Divulgou bingo de um carro no valor de R$250,00 para ajudar à Santa Casa de Misericórdia. Retificou informação registrada em outra fala sobre estrada de Salgadinho, que não pertence ao condomínio, mas é assim conhecida por passar por ele, e que não houve compra de Revsol para a via. Agradeceu ao prefeito pela assinatura da ordem de serviço da quadra de Salgadinho.

Marcelinho Fávero (PL)

Agradeceu aos colegas pela eleição para primeiro secretário do próximo biênio. Anunciou que, a partir do dia 04/08, a Dra Vanessa passará a atender na unidade de saúde do BNH de Cima, que também contempla São Joaquim, agradecendo ao prefeito por atender ao pedido da comunidade. Agradeceu por mutirão de limpeza e retirada de entulhos que está acontecendo na região do Coramara/ Gilson Carone/ BNH. Pediu à população que evite descartar lixo em qualquer lugar para manter a limpeza da cidade. Parabenizou à equipe da associação de moradores do Basiléia pela conquista da unidade de saúde para o bairro. Manifestou apoio à reivindicação dos demais servidores da educação por reajuste salarial, a exemplo do concedido aos professores.

Paulinho Careca (PSB)

Cedeu tempo de fala à Amacaxu, para defesa da aprovação do Projeto de Resolução nº 10/2022, que cria a Comenda São Francisco de Assis, destinada àqueles que atuam na causa animal.  

Vandinho da Padaria (PSDB)

Agradeceu aos demais vereadores pelos votos para vice presidente do próximo biênio. Parabenizou a organização do evento de Inauguração do espaço Viva Mais do Basiléia na última semana, e da abertura da Feira de Negócios, registrando a oferta de 250 vagas de emprego na feira. Relatou visita às obras do Rubem Braga. Registrou o resultado positivo da prefeitura de Cachoeiro junto ao tesouro nacional pelo 6º ano consecutivo. Parabenizou, em nome do PSDB, o governador Renato Casagrande pela inclusão de Ricardo Ferraço em sua chapa.

Leo Cabeça (PDT)

Complementou fala de Alexandre de Itaoca sobre o processo de estadualização e pavimentação da estrada de Bom Jardim. Sobre a manobra de Ferraço, que afirmou que “não aceita Revsol na via”, lamentou o desrespeito com a vontade da comunidade e o trabalho das lideranças que vem lutando pela urgência do serviço paliativo. “Fiquei muito triste em saber que ainda existe esse tipo de política. Desmerecendo a atuação dos vereadores”.

Allan Ferreira (Podemos)

Parabenizou os componentes da Mesa Diretora para o próximo biênio pela eleição. Agradeceu pelo atendimento da indicação para a academia Viva Mais do Basiléia, além de outros bairros que também serão contemplados. Pediu que seja feito serviço ao menos paliativo nas ruas onde passam o ônibus do bairro São Francisco de Assis, pintura de faixa de pedestres em frente ao Supermercado Ferreirão e ao Posto de gasolina e manifestou a ansiedade pelo início das obras do bairro, onde há ruas em que já não transitam caminhões. Criticou falta de atendimento de subsecretário municipal, que estaria beneficiando pré candidados de fora de Cachoeiro.

Mestre Gelinho (PSDB)

Pediu apoio de Brás Zagotto para conseguirem reforma da escadaria em frente ao Hospital do Aquidaban. Parabenizou à secretaria de esportes pela inauguração da quadra de areia em frente ao ginásio de esportes, com  expectativa da entrega, em breve, do ginásio.

Leo Camargo (PL)

Parabenizou Brás pela eleição para presidente do próximo biênio. Manifestou a alegria e alívio pela conquista do piso salarial dos professores, pedindo que haja reajuste também a auxiliares e cuidadores, que “podem ser chamados de heróis” considerando quão pouco recebem. Cedeu tempo de fala a representante dos servidores administrativos da educação, que também buscam valorização e reajuste.

Arildo Boleba PDT)

Manifestou apoio à reivindicação dos demais servidores da educação por reajuste salarial, a exemplo do concedido aos professores, e a Ary Corrêa e Leo Camargo, que se queixam de não serem incluídos nas articulações para eleição da mesa diretora. Convidou para convenção do PDT na próxima sexta. Agradeceu pela eleição para Ouvidoria da Mulher do próximo biênio.