Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 02/04/2024

Resumo dos Pronunciamentos 02/04/2024

por Camila Reis publicado 03/04/2024 13h30, última modificação 03/04/2024 13h30

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 02/04/2024

Assista à sessão na íntegra aqui: Sessão Ordinária - 02 de abril de 2024 (youtube.com)

Osmar Chupeta (Republicanos)

Lamentou o acidente ocorrido com Dr. Melo, pedindo orações por sua recuperação e do pediatra Gilberto Araújo, que está internado com covid. Registrou que, 15 dias antes, acidente semelhante aconteceu com médica que atende no bairro Zumbi. “Temos que andar com medo em Cachoeiro agora”. Mostrou em vídeo que vem pedindo à prefeitura serviço de limpeza do aeroporto de Cachoeiro desde 2022. O estado atual do espaço estaria envergonhando a cidade diante dos empresários e visitantes que poderiam chegar por ali. Cobrou mais uma vez resolução do problema do bueiro no bairro Agostinho Simonato, próximo ao comércio do “Baixinho”.

Ary Corrêa (Patriota)

Cedeu tempo de fala às mães de autistas: Mães de crianças autistas relatam falta de assistência e inclusão em Cachoeiro — CÂMARA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Afirmou que a prefeitura “está falida”, não tem nenhum material disponível mais. Precisou comprar telhas e outros materiais para ajudar moradores após as chuvas porque a prefeitura não tinha nada para fornecer. Mostrou novamente, em vídeo, rua ao lado do cemitério municipal do Coronel Borges, que dá acesso ao bairro Independência, e rua Miguel Fernandes, no Rubem Braga, que já estão em situação deplorável, sem acesso nem mesmo à pé.

Vandinho da Padaria (PSDB)

Relatou ter sido procurado por assistentes sociais e psicólogos, que são servidores atuando na SEMDES, queixando-se da defasagem salarial em relação a outros municípios. Por isto protocolou indicação para que a prefeitura analise melhor a situação. (Brás Zagotto, em aparte, sugeriu emendas ao PL de reajuste apresentado pela prefeitura). Convidou para reunião do PSDB nesta quarta, às 18h30min, no plenário da Câmara.

Paulinho Careca (PSB)

(Sobre emendas e reivindicações no PL do reajuste salarial) Afirmou que nada disso seria necessário se a administração tratasse o servidor com respeito. A inflação acumulada, desde 2020, seria de mais de 20% e a prefeitura propõe 5% este ano, sendo 2,5% agora em maio e 2,5% só em outubro. “Esse governo está de brincadeira com a população de Cachoeiro”. Sobre o prefeito ter anunciado que o piso salarial do magistério será automático, afirmou que não é grande vantagem, porque já está previsto em lei. Informou que os carnês de IPTU de Cachoeiro começaram a ser liberados nesta semana e a prefeitura retirou todas as impressoras do setor de atendimento da secretaria de fazenda, impedindo que sejam impressos para a população. Os servidores é que estão sendo cobrados. Os telefones das secretarias também não funcionam e a justificativa é o roubo de cabos. “A cidade tá um caos”.

Mestre Gelinho (PSDB)

Reforçou que votará sempre de acordo com qualquer causa justa e favorável ao servidor municipal, categoria da qual também faz parte. Mostrou, em vídeo, o descaso nos cuidados da administração em relação ao cemitério municipal, onde sepultou sua irmã na última semana e há mato quase cobrindo as sepulturas mais altas. “Todo dia morre gente e, quem vai sepultar um ente querido, precisa lidar com essa situação”.

Diogo Lube (PP)

Agradeceu aos que ajudaram com serviços e donativos aos atingidos pelas chuvas no sul do estado, citando lojas maçônicas, escoteiros e o bar do Marcelo Capilé. Pede perdão pelas pessoas que têm apoiado uma volta da ditadura militar no Brasil. Pediu que a prefeitura cuide melhor dos bairros e distritos, que precisam de tapa buracos, limpeza e outros serviços essenciais. Sobre o PL de reajuste dos servidores do município, disse que fez emenda para equiparar servidores efetivos, que acredita que será vetada. “Vou votar sim, mas o servidor merecia mais. Não vou desistir de continuar na luta”.

Sandro Irmão (PSD)

Cedeu tempo de fala ao Pr. Celso Cardoso, da 1ª Igreja Batista em Cachoeiro, que completou 115 anos de existência.

Paulo Grola (PSB)

Mostrou em vídeo a estrada e ponte da comunidade de Santa Izabel, no Alto Gruta, que está sem condições de transitar veículos, impedindo o escoamento da produção agropecuária da região. Cobrou construção do abrigo do ponto de ônibus do Alto Novo Parque. A estrutura antiga já foi derrubada há mais de 1 ano. Cobrou também a abertura para pedestres da cerca do Hospital Infantil do Aquidaban.

Rodrigo Sandi (Podemos)

Denunciou em vídeo acúmulo de lixo e entulho em baixo do viaduto do Nova Brasília e em terreno no Aquidaban, que estão se tornando focos de criadouro de larvas do mosquito da dengue. Lembrou da lei 7545/2018, que determina a instalação de placas de identificação em terrenos baldios, o que possibilitaria que os proprietários fossem multados. “A gente fica sem saber onde denunciar, como responsabilizar os proprietários ou quem deveria garantir o cumprimento das leis”. “O quanto a secretaria de saúde economizaria em atendimentos se houvesse a prevenção à dengue?”.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Falou sobre a inauguração do CT de Lutas do Novo Parque e a importância do equipamento público que permite a prática de esportes para os jovens. Falou sobre centro de atendimento para egressos do IASES, que fará acompanhamento dos jovens, evitando que sejam tentados a votar para os delitos que resultaram em sua detenção. Reforçou a importância de cuidar da tricotomia corpo – mente – espírito para manter as pessoas sãs e equilibradas.

Leo Camargo (PL)

Agradeceu a Mestre Gelinho pela filiação ao PL dizendo que, em breve, ele será o líder do partido na Câmara. Cobrou serviço de trocas de lâmpadas da iluminação pública via contrato de PPP. Foi informado que o serviço começou pelo bairro Zumbi, mas que ninguém sabe onde está esse caminhão e todos os bairros têm vias no escuro. Disse ser necessário levantar a voz para reivindicar os direitos do cidadão e combater o excesso de cargos da administração cachoeirense ocupados por pessoas de fora do município, que não se preocupam com a vida das pessoas, mas apenas com o dinheiro.

Leo Cabeça (PDT)

Sobre a reclamação da maioria dos vereadores em relação à iluminação pública, disse que a secretária Lorena informou que o sistema de trocas será alterado, com duas equipes trabalhando em conjunto para troca das lâmpadas apagadas, antes de retomarem a modernização de todo o sistema. Informou também a promessa de retorno das operações tapa buracos. “Nossas estradas dos distritos tem dois anos que não veem uma máquina para manutenção”. Afirmou que são 19 vereadores insatisfeitos com a prefeitura, que tem atendido apenas lideranças comunitárias que são pré-candidatas. (Iniciou-se um debate com vários vereadores sobre a capacidade de atendimento de pavimentação em revsol da atual secretaria de interior em relação aos antecessores e a outros municípios). Mostrou em vídeo a estrutura da prefeitura de Conceição de Castelo, muito menor que Cachoeiro, para aplicação de revsol, com expectativa de encerrar o mandato sem estradas de chão.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Afirmou que não adianta ter maquinário sem profissionais qualificados para trabalhar. “Precisamos de pessoas que tenham compromisso! (...) O interior precisa ser olhado com responsabilidade!”. Falou sobre a situação caótica da saúde em Cachoeiro, onde as UPA’s têm feito todo o atendimento e não há vagas para transferir os pacientes graves para internação e nem cirurgias eletivas. Questionou sobre a falta de envio de recursos à Santa Casa, porque estariam todos sendo enviados ao Hospital Evangélico para construção do hospital do câncer.

Arildo Boleba (PDT)

Agradeceu à secretária Lorena por envio de máquina para Valão de Areia e pela aplicação de revsol em Valão de Areia e São Joaquim. Sobre a santa Casa, afirmou que vê as mesmas reclamações sobre falta de recursos desde sempre e parece um trabalho de ‘enxugar gelo’. “Camilo Cola foi o que mais mandou emendas para os hospitais e perdeu eleição”.

Brás Zagotto (Podemos)

Comentou vídeo que publicou na véspera sobre o bairro Vila Rica, que alega estar desassistido pela administração. Citou pedidos não atendidos de poda de árvore que pode cair sobre quadra da escola e escadaria na rua Amelio Ronquetti caiu há 2 anos e meio e ainda não foi refeita. Falou sobre a votação do PL do reajuste dos servidores, defendendo o direito dos vereadores de votar como preferirem e também realizar as emendas necessárias, porque tanto servidores quanto vereadores precisam ser valorizados pela prefeitura.