Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos principais pronunciamentos 13/04/2021

Resumo dos principais pronunciamentos 13/04/2021

por Camila Reis publicado 13/04/2021 17h50, última modificação 13/04/2021 17h54

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 13/04/2021

Brás Zagotto (PV) Abriu a sessão convidando Paulo Grola (PSB) a presidir a sessão como forma de prestigiá-lo pelo seu aniversário comemorado no último dia 5.

Diogo Pereira Lube (PP)

Solicitou isenção de ISS e IPTU, como forma ajudar os empreendedores a enfrentar a crise, e estudo técnico sobre o subsídio dos cargos públicos para que possam “cortar na carne”, esclarecendo que os próprios vereadores não têm autonomia sequer para reduzir os próprios salários e que as ações precisam ser de acordo com as leis e o Tribunal de Contas e não “jogando pra galera” nas falas e discursos. Visitou a comunidade de Córrego dos Monos, após enquete em suas redes sociais que apontou muitos problemas na localidade, como não regularização de diversas áreas e da própria associação de moradores, cujo presidente sugeriu jogo de futebol beneficente na comunidade para quando a situação da pandemia permitir. Pediu que a Câmara providencie com urgência treinamento em primeiros socorros ou profissionais capacitados para socorrer os presentes. Recebeu questionamento de por que os agentes de trânsito foram retirados da categoria de poder receber a vacinação no último sábado e fez pedido de informação ao executivo sobre o assunto. Parabenizou a Semat pelos bons serviços realizados. Afirmou que as proposituras de todos os vereadores são legítimas, mas, sobre o projeto de lei nº 25/2021, de autoria do vereador Ary Correa, esclareceu que é inconstitucional. Comentou sobre parceria com o IFES para projeto de acessibilidade do prédio da Câmara e agradeceu aos professores e alunos envolvidos pela disponibilidade.

Sebastião Ary Corrêa (Patriota)

Afirmou que a palavra de Deus contribui para o enriquecimento da juventude e, na sua visão, não há crime nenhum em o município adotar sua leitura nas escolas. Agradeceu pelo apoio dos demais vereadores ao projeto de lei nº 25/2021 que protocolou sobre este tema. Fez um apelo ao prefeito que solucione o problema do desnível do cruzamento da Linha Vermelha com a Av Jones dos Santos Neves, na altura do S. Francisco de Assis, onde outro caminhão de granito quase tombou. Parabenizou aos vereadores e prefeito pela prestação de contas da última sexta-feira.

Vandinho da Padaria (PSDB)

Agradeceu ao Ten Cel Fabrício da Silva Martins, do 9º Batalhão da PM, por ter atendido ao pedido de aniversário do Mateus Pancoto, criança especial que é apaixonada pela PM. Parabenizou ao vereador Diogo Lube pela iniciativa do estudo técnico e incentivou que todos façam sua parte independente disso, ajudando aqueles que estão mais próximos.

Marcelinho Fávero (PL)

Esclareceu que está sempre tratando do tema da saúde em suas falas porque o sofrimento físico das pessoas o comove e afirmou que o sistema público de saúde deveria funcionar ainda melhor que o particular considerando o alto preço pago pela população em forma de impostos. Apresentou dados sobre decreto que dificulta acesso a injeção necessária a gestantes portadoras de trombofilia, enfatizando a ineficiência do SUS em fazer os recursos chegarem a quem precisa. Exaltou ao governo federal que já enviou aos estados 47 milhões de vacinas e R$420 bilhões de reais até o dia 15 de janeiro e por isso afirmou ser um crime chamar o presidente de genocida. Parabenizou o governo estadual pela abertura de licitação para serviço de recapeamento asfáltico em Cachoeiro “Cachoeiro não aguenta mais tapa buracos!”

Mestre Gelinho (PSDB)

Parabenizou Paulo Grola pelo seu aniversário. Esteve com um dos representantes da Fazenda Bom Retiro onde pôde verificar algumas demandas, como a falta de espaço para prática de esporte e de infraestrutura na via principal, e se colocou à disposição da comunidade para buscar melhorias. Apoiou Marcelinho Fávero nas cobranças em relação à saúde, lembrando as informações repassadas pelo superintendente estadual quando em visita recente à Câmara.

Brás Zagotto (PV)

Disse que ele e outros vereadores já fizeram várias indicações solicitando melhorias para a Rua Manoel Braga Machado, que passa pelo Hospital Evangélico, e que o prefeito prometeu atender dessa vez. Relatou algumas obras que estão sendo iniciadas no Vila Rica, dentre tantas que vem solicitando à prefeitura há bastante tempo. Parabenizou aos vereadores por estarem andando, trabalhando e mostrando ao prefeito onde estão os problemas da cidade, lembrando que o próprio prefeito afirmou isto na prestação de contas da última sessão. Informou que o Bispo Diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa será agraciado com o título de Cidadania Cachoeirense em breve.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Afirmou que é necessário dar solução aos problemas enfrentados pelos cidadãos que necessitam buscar tratamento para problemas vasculares, como os portadores de diabetes. O município não possui o serviço em referência, sendo necessário encaminhar paciente para Colatina para amputação de membro. Afirmou estar buscando soluções para atender aos pacientes em Cachoeiro, sem precisar transferir para outros municípios distantes, sugerindo contrato entre o município e/ou o estado e a Santa Casa e o Hospital Evangélico. Relatou também a falta de especialidade/ referência para atendimento de pacientes acometidos por hemorragias digestivas nas unidades hospitalares de Cachoeiro. Criticou a necessidade de os pacientes de trauma precisarem passar pela UPA antes de serem encaminhados à Santa Casa, hospital de referência: “Estão Burocratizando a saúde!” Parabenizou Paulo Grola pelo aniversário e Brás Zagotto pela iniciativa de honrar ao colega.

Allan Ferreira (Podemos)

Fez indicação de prioridade de vacinação para os trabalhadores de serviços essenciais, como postos de gasolina, farmácia e supermercados, por causa dos riscos de contaminação que correm em contato com o público e com o dinheiro. Comentou que, estando há quase cinco anos como vereador, sabe que o município não tem dinheiro em caixa para realizar nem 5% das obras solicitadas pelos vereadores. Disse que em reuniões foi informado que todos os projetos necessários para o bairro São Francisco de Assis estão prontos e continua aguardando as obras e sendo cobrado pela população após cada chuva, mas está esperançoso que serão feitas com o financiamento que está para sair para a prefeitura.

Leo Camargo (PL)

Parabenizou Paulo Grola pelo aniversário. Em nome do bairro Coramara, agradeceu pelo serviço de limpeza que está sendo realizado. Relatou visita realizada ao distrito de Coutinho e a necessidade de capina, limpeza, retirada de entulhos e a conclusão da obra do ginásio. Falou sobre a ansiedade dos moradores do Gilson Carone pelo asfalto tão aguardado. Cobrou término da Rua Atílio Vivacqua, no bairro Rubem Braga.

Juninho Corrêa (PL)

Disse estar preocupado com a afirmação do prefeito de que as ações da prefeitura em relação à pandemia são pautadas nas determinações estaduais, sem estudos próprios: “O prefeito continua sendo um fantoche do governador”. Criticou também o líder do executivo não ter refutado a afirmação de ser “enxugar gelo” abrir leitos de UTI. Afirmou que não faz oposição por posição, mas para encontrar o melhor caminho, considerando que o que vem sendo feito não está funcionando e a contaminação no município não está caindo. Parabenizou a cada um dos vereadores pelo trabalho realizado nos 100 primeiros dias de mandato completados no último sábado.

 Alexandre de Itaoca (PSB)

Esclareceu interpretação equivocada sobre a fala do prefeito de “enxugar gelo” abrindo leitos de UTI, enquanto a população não tivesse respeitando o distanciamento e não houvesse vacinação em massa. Afirmou ser a favor da abertura do comércio desde que não haja aglomeração e que os decretos estaduais devem seguidos, mas sugeriu que a comissão da covid, recém criada na Câmara, apresente sugestões de ações para propor ao estado e ao município. Citou como exemplo o transporte coletivo, que poderia ser sugerido ter horários ampliados durante o funcionamento do comércio e não reduzidos. Falou sobre a licitação de R$16 milhões do governo do estado para obras de recapeamento asfáltico em Cachoeiro.