Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos principais pronunciamentos - 06 de agosto 2019

Resumo dos principais pronunciamentos - 06 de agosto 2019

por Celia — publicado 06/08/2019 21h00, última modificação 13/08/2019 11h24

 

  

 

Alexandre Andreza Macedo (DEM)

Reclama que, como já havia antecipado aos secretários da área, o trânsito na estrada que liga Usina a Itaoca aumentou muito depois de interdição de ponte. Segundo ele, todo o tráfego pesado está passando por lá, com dificuldade imensa, inclusive há dias em que o ônibus não consegue transitar para pegar alunos. Por causa desse problema, muitos veículos preferem correr risco e passar pela ponte interditada.

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

Informa que a Câmara tem passado por transformações, para que a população seja mais bem recebida. Na próxima terça-feira, vai a Vitória assinar convênio com Escola de Servidores, do Tribunal de Contas. Em breve vai entregar o Espaço das Ouvidorias. Ampliou espaço dos plenários para receber mais pessoas, e o plenarinho passará a ter m 45 lugares. A biblioteca também foi totalmente remodelada, lembra, e aproveita para agradecer ao vereador Higner Mansu pela doação de mais de 150 livros. Diz que vai criar a Casa das Comunidades, para que entidades da sociedade organizada possam, em parceria com as faculdades de Direito, providenciar sua documentação e atualizar estatutos, entre outras iniciativas. Agradeceà Mesa anterior por ter colocado as contas da casa em dia, para que estas ações pudessem ser feitas agora. Informa que já iniciou as providências para aquisição de painel eletrônico, para que votação seja feita eletronicamente; e para transmissão das sessões pelas redes sociais, de forma a levar a Câmara aonde ela deve chegar, ou seja, ao cidadão, com transparência ao extremo. Seu objetivo, diz, é tornar a Câmara cada vez mais acessível, com portas abertas para a população. “Precisamos fortalecer o poder legislativo”, conclui.

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

Diz que por várias vezes já alertou à secretaria  sobre lâmpadas que permanecem ligadas durante o dia, mas o problema continua. Informa que apresentou projeto para que os revendedores tenham local depósito para a coleta de garrafas pet e de cerveja vazias.   

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Diz que está preocupado com a situação do Ipaci, já que, devido ao grande númnero de servidores contratados e comissionados, o número de servidores que efetivamente contribuem está diminuindo. “Está passando da hora de fazer concurso público, pois daqui a uns dias não haverá condições de pagar as aposentadorias”, analisa. Informa que vai apurar denúncia de má conduta de guarda que teria atendido denúncia sobre o  pai que abandonou filho na Câmara. Diz que parte da população, principalmente pelas redes sociais, reclama que os vereadores trabalham pouco e não merecem o salário, no entanto, desconhecem a rotina diária de visitas e reuniões que os vereadores fazem por toda a cidade, buscando conhecer e propor soluções para os problemas. Quanto ao salário, diz, em seu caso teve que mudar de carro para ter mais segurança nas estradas, e, além das prestações, paga cerca de R$800 de gasolina por mês para rodar toda a cidade, bairros e distritos, durante o dia, tarde e noite, inclusive aos finais de semana. “Meu contracheque está na porta do gabinete, e, com os descontos, recebo líquido R$ 3400”, conclui. Diz que fez pedido de informação à Santa Casa sobre o número de vítimas de acidentes automobilísticos e motociclistas. Segundo ele,  656 pessoas foram vítimas de acidente de janeiro a maio, incluindo nove óbitos de motociclistas,   somente na Santa Casa. “É preciso ter ações de educação, para que povo possa mudar sua atitude no trânsito”, conclui.

 

 

Bras Zagotto (SD)

Pede apoio para aprovação de projeto de lei que dá à Feira a Bondade o nome de Dona Eloísa Borges Valadão. Informa que foi intimado pelo Ciodes para dar depoimento sobre invasão que ocorreu na casa dele. “Talvez queiram saber se o 190 atendeu da forma correta, mas acho estranho que, em vez de correrem atrás do ladrão,  chamem a vítima para depor”. Segundo ele, na Vila Rica ocorrem assaltos todo dia, e a associação de moradores fará reunião com a PM sobre o assunto. Conta que entrou para a política por acaso, a convite de José Tasso, e que inicialmente não queria ser candidato a vereador. Segundo ele, foi em 1996, quando havia deixado o alcoolismo e ainda trabalhava em sua oficina de bicicleta. “Deus sempre me deu muito mais do que mereço”, finalizou.

 

Dario Silveira Filho (PSDB)

Agradece a secretarias municipais e Guarda por parceria em várias ações realizadas na cidade.

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

Diz que a população do entorno está muito feliz com a preservação da área de proteção permanente na região da Ilha da Luz ao Alto Novo Parque, e comemora também a construção de um centro de treinamento esportivo de lutas e artes marciais na quadra de esportes no Rubem Braga, para prática de capoeira e muay thai, entre outras atividades. Diz que o município apresentou projeto substitutivo sobre o plano de cargos dos servidores municipais e, assim como o texto original, o novo também será avaliado pela pela comissão que preside, inclusive para verificarem se as sugestões feitas foram acolhidas pela prefeitura. Diz acreditar que a maioria das propostas foi incluída no novo texto, e avisa que o que não foi alcançado será colocado em documento para que as categorias possam continuar sua luta em outro momento. Segundo ele, embora entendam a ansiedade e necessidade de muitas áreas do funcionalismo, o trabalho da comissão encontrou pontos no projeto que precisavam de mudança. “Foi um trabalho sério e honesto, com mais de 60 horas de reunião que culminaram em 52 páginas de propostas”. Afirma saber que alguns vereadores vão pedir emendas, mas pede agilidade, pois os servidores querem aprovar o projeto o mais breve possível.  

 

Diogo Pereira Lube (PDT)

Protesta contra iniciativa da prefeitura que acabaria com licenças remuneradas para que o professor possa estudar. Parabeniza organização do Festival Cerveja na Praça, de Muqui. “Quando Cachoeiro vai começar a se abrir para se mostrar para o mundo?”, questiona. Segundo ele,  Cachoeiro tem que deixar de ser “apenas capixaba”, e passar a atrair empresas, empreendedores e turistas de todo o Brasil, para gerar desenvolvimento. Comenta notícia de que seria pré-candidato a prefeito pelo PDT, e diz que não nega nem confirma, já que muitos são os filiados do partido que podem ser cogitados. Segundo ele, o PDT é um partido grande, que caminha na terceira via da socialdemocracia, e tem educação, saúde e segurança como base.

 

Edison Valentim Fassarela (PV)

Parabeniza a Viação Real que, apesar da crise, faz investimento na cidade, sempre inovando: nova frota, ônibus para turismo e aplicativo para transporte de passageiro, entre outros itens lançados nos últimos dias. Diz que a Comissão de Saúde se reuniu na semana passada com o superintendente de saúde e foi informada de que o governo do estado vai fazer investimento principalmente no fortalecimento da atenção primária, para contribuir com os municípios, que têm essa obrigação legal. Agradece a construção de muro no bairro Paraíso, na rua Gonçalves Coelho. Registra que Festa de Jacu ocorre no final de semana e parabeniza comunidade pela organização.

 

Ely Escarpini (PV)

Aproveita para informar à população que ouve a transmissão da sessão pela rádio FM 107 que os pedidos de serviços à prefeitura podem ser solicitados pelo telefone 156.  

 

Higner Mansur (PSB)

Divulga ações que serão realizadas no dia 10 de agosto, sábado, a partir das 9h00, na Praça Jerônimo Monteiro : a Feira de Holambra, cujo lucro em 16 anos possibilitou ao Lions a doação de mais de 1500 cadeiras de rodas; a terceira apresentação este ano do Grupo Pó de Mico; a caminhada  do grupo Mova-se; e a presença de artesão no Sobrado das Artes e em área em frente ao Banestes. “Tudo com pouco ou nenhum recurso público”, frisa. Diz estar  decepcionado com a administração dita socialista de Cachoeiro, que não recupera a Ilha dos Meirelles, tal qual administração anterior. Informa que vai entrar com 17 pedidos de informação sobre reuniões do PDM. Informa que doou mais livros para a Biblioteca da Câmara.

 

 

Renata Sabra  Baião Fiório Nascimento (PSD)

Diz que o substitutivo do plano de cargos também precisa ser estudado pelos vereadores, para saberem se as alterações sugeridas pela Comissão da Câmara foram feitas. Diz que participou de atividades no Núcleo de Defesa do Direito da Mulher, com o presidente da, em nome da Ouvidoria. Lembra que as mulheres precisam de apoio para que tenham acesso a mamografia, preventivo etc. Afirma que a Ponte de São Miguel precisaria ser trocada, e que os vereadores da região estão certos em reclamar. Segundo ela, as estradas rurais precisam de maior atenção. Convida para que toda a comunidade participe do movimento Mova-se, de cadeirantes, para que entendam a necessidade dos outros. Pede apoio na aprovação de projeto de resolução que cria comissão para analisar projetos que tratam do plano de cargos dos servidores do magistério. Agradece a sua equipe e a todos que organizaram, auxiliaram e participaram de reunião de seu partido no último final de semana.

 

 

Rodrigo Sandi (PTN)

Diz que fica feliz por saber que pedido de pavimentação de becos foi atendido e moradores estão recebendo muros, escadarias e outras melhorias que vão mudar suas vidas, que o prefeito possa estender a toda a cidade. Visitou diferentes espaços e regiões do bairro Zumbi com prefeito e secretários solicitando obras variadas. Fez indicação sugerindo que todos os camelôs possam ocupar a Praça Visconde de Matosinhos, para que sejam tirados das calçadas, mas continuem no centro da cidade. “É preciso ampliar esse debate para que seja encontrada uma solução”, afirma.

 

 

Wallace Marvila Fernandes (PP)

Elogia o trabalho de professores e gestores de escolas, bem como o trabalho que vem sendo feito para que sejam reformadas e estruturadas. Ressalta importância da recuperação de praças como a do Bela Vista, Baiminas  e BNH, locais dignos para praticar esporte, brincar, conversar. Elogia a organização da corrida “Dez milhas do Mármore e Granito”, que recebeu 500 corredores de todo o Brasil. Segundo ele, devido ao trabalho de parceiros e patrocinadores, a corrida ficou maravilhosa sendo uma ótima maneira de propagar o turismo através do esporte.