Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo da sabatina da prestação de contas do Prefeito

Resumo da sabatina da prestação de contas do Prefeito

por Adriana — publicado 30/03/2019 10h29, última modificação 30/03/2019 10h29

O prefeito Victor Coelho (PSB) esteve na Câmara de Cachoeiro de Itapemirim nesta terça-feira (26), para prestar contas relativas ao exercício de 2018, conforme exige o artigo 69, inciso X, da Lei Orgânica Municipal.

 

Alexandre Andreza Macedo (DEM)

Parabenizo o prefeito Vitor Coelho por ter uma visão turística para a localidade de Alto Boa Vista na comunidade Alto São Vicente e pelo serviço de revestimento com revsol que será colocado nas estradas de Canta Galo à Independência. 

Resposta: Obrigado, e estamos juntos para cada vez mais termos uma comunidade bem forte em Itaoca.

 

Alexandre Bastos Rodrigues (PSB)

Parabenizo o prefeito e a todos os secretários pelos trabalhos que estão sendo realizados no município, e solicito para que se incluam os serviços de pavimentação dos becos nos bairros Vilage, Zumbi, Nossa Senhora Aparecida, assim também como a iluminação para esses mesmos becos, para as escadarias que se instalem corrimãos nas mesmas.

Resposta:  O secretário Santiago entregou o planejamento do início das obras para trinta e uma escadarias, já foi passada a lista dos becos para que a pavimentação seja realizada e este contrato de serviços para os logradouros irá atender a comunidade mais carente.

 

Alexandre Valdo Maitan (PDT)

Informou que a associação de moradores da localidade da Tijuca está com um problema a ser solucionado com relação a titularidade do campo de futebol, pois é necessário saber se a prefeitura irá adquirir o terreno de futebol ou se a comunidade terá que tomar essa providência com o proprietário.

Resposta: Recebi ontem da secretaria de obras a avaliação do imóvel, o próximo passo como foi combinado com a comunidade é de se reunir com o proprietário e fazer a proposição e ouvir dele o que ele pretende. A comunidade ficará ciente dessa decisão do proprietário e tomaremos a medida de pacificamente decidir um acordo ou de forma arbitrária buscar uma desapropriação do local para fornecer a comunidade.

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

Parabenizo o prefeito pela explanação dos investimentos realizados em todas as áreas que envolvem o serviço público direcionado aos cachoeirenses. Solicito a dragagem e limpeza no córrego que corta o bairro Coramara e se possível a construção de uma galeria cobrindo todo esse córrego, e em cima da galeria a realizar a construção de uma pista de caminhada para que a população possa praticar atividades físicas naquela região.

Resposta: A limpeza dos córregos está dentro da ampliação dos serviços urbanos  que pretendemos licitar, mas falta ainda material humano e maquinário para atender a grande demanda da cidade, por isso estamos visando a ampliação desses serviços e na nova licitação estará imbuída também a parte da limpeza dos córregos, que será terceirizada  para aumentar ainda mais a eficiência nos trabalhos.

  

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB) 

Solicito a celeridade nas aberturas das empresas em Cachoeiro, pois ainda existe muita burocracia quando é necessário abrir principalmente uma pequena empresa na cidade. 

Resposta: Já é do conhecimento de vocês que fizemos um chamamento público para uma nova sede e um novo centro administrativo onde se concentrará o máximo de secretarias possíveis, retirando assim várias secretarias que encontram-se hoje em vários locais para se concentrarem em um único local. Com a saída do Gabinete aqui do Centro, o Palácio Bernardino será devolvido a população como Centro Cultural, permanecendo ali a secretaria de cultura para manter o espaço cuidado. Com essa mudança do centro administrativo a secretaria da fazenda se deslocará para esse centro, e onde hoje é a fazenda será transformada em uma grande central de atendimento ao público, acomodando o atendimento amplo para que a população não precise de se deslocar para diversos locais.

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Solicito informações sobre a AGERSA referente ao Projeto Tratar, sobre o Projeto Centro POP, sobre a reabertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Paulo Pereira para atendimento a população, o projeto da Guarda Mirim, sobre o projeto dos jogos estudantinas municipais e sobre o plano de cargo de salários.

Resposta:  Sobre o Projeto Tratar e o Projeto Centro POP solicito ao vereador para tratar direto com os secretários das pastas por terem informações mais precisas a fornecerem sobre o assunto. Temos expectativas que as obras do Paulo Pereira sejam concluídas para atender a nossa população, o projeto da guarda mirim sinceramente não sabia que não é institucionalizado no município mas é importante que se faça esse procedimento e se implemente de forma legal, sobre os jogos estudantis a minha preocupação é de que as outras gestões o mantenham e de que no futuro não se tenha condições de custeá-lo. Sobre o plano de cagos e salários, estamos batalhando para atender todos os segmentos de servidores, ouvindo as solicitações, mas temos que verificar o real impacto que incidirá sobre a folha de pagamento, pois devemos pensar nas futuras gestões. O mais tardar em abril o plano será enviado à Câmara para os vereadores analisarem. A nossa grande preocupação com o plano de cargo de salários é o impacto financeiro futuro.

 

Bras Zagotto (SD)

Não sou contra o trabalho e o comércio dos camelos na cidade, mas esse tipo de categoria do comércio poderia ser centralizado em um local, por exemplo na rua Joaquim Vieira a “rua do teatro Ruben Braga”.

Solicito providências sobre a segurança pública principalmente para o bairro Vila Rica, pois ali se concentram várias escolas e os estudantes tem sido assaltados diariamente naquele bairro. Quero saber qual a função do serviço de atendimento do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) para a segurança pública. Solicito pavimentação para as ruas do Alto Vila Rica. 

Resposta: O local para ser instalado o comércio ambulante já está sendo realmente analisada a possibilidade de ser usada a rua Joaquim Vieira a “Rua do Teatro” assim como outros locais, sobre a questão do Ciodes, Guedes e Darós responderá para o senhor, porque conforme foi mostrado estamos nos esforçando ao máximo para atender as demandas ocorridas relacionadas com a segurança pública, estamos fazendo a nossa parte quanto município prevendo no novo plano de cargos de salários, fortalecendo a nossa guarda municipal, temos o planejamento para realizar um concurso público para aumentar o efetivo da guarda municipal e atender a população. As ruas do bairro Vila Rica já estão no planejamento da secretaria de obras, como já foi falado é um projeto nosso de fazer um raio x da cidade e verificar as ruas dos bairros e distritos que estão sem pavimentação para serem pavimentadas aos poucos dentro de um cronograma.

  

Dario Silveira Filho (PSDB)

Solicito serviços de drenagem e pavimentação para algumas ruas na comunidade do bairro União.  Gostaria de saber como está o planejamento para a academia do bairro União. Solicito também a reforma da pracinha do bairro Monte Belo e agradeço a inclusão da pavimentação da rua José Olímpio Gomes na relação das obras que serão realizadas no bairro. 

Resposta: Já está dentro do nosso planejamento a pavimentação das ruas nos bairros carentes, a academia do Bairro Auto União também, e a pracinha do Monte Belo peço que o senhor verifique com o secretário como está o andamento para reforma.

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

 Parabenizo pela prestação de contas ao prefeito e aos secretários.

Solicito mais incentivos e investimentos na área da segurança no diz respeito ao aumento em efetivo e a valorização da guarda como agentes de trânsito.

Solicito atenção também aos serviços a serem realizados nas vias públicas, por ser um serviço que reflete muito na atuação do seu governo.

Resposta: Sobre segurança pública nós iremos efetivar um plano específico para a guarda municipal com melhorias, só se consegue realizar um concurso público se tiver um salário atrativo, é necessária a aprovação do plano de cargos e salários para se pensar em um concurso. Os serviços das vias públicas dependem muito das licitações que são realizadas, já temos o saibro licitado para realizar os trabalhos, estamos também finalizando a situação do asfalto, por serem poucas empresas que realizam esse serviço, é necessário que se cumpra as especificações legais das licitações e quando não é possível esse cumprimento reinicia-se novamente a licitação, mas também já estamos finalizando a aquisição do asfalto para a realização das obras. Quanto a segurança da nossa cidade, faço uma proposição de montar uma comitiva de vereadores e executivo para realizar uma visita ao secretário de segurança do estado para verificarmos como está o andamento do Projeto Estado Presente, e de como será execução desse projeto para a nossa cidade.

 

Diogo Pereira Lube (PDT)

Solicito informações sobre o plano de cargos e salários referente aos professores do município por estar muito aquém com relação aos outros municípios vizinhos. Penso ser muito importante a possibilidade de utilizar a luz solar como fonte de energia para o município. Temos hoje um problema, o lixo eletrônico, e as universidades da cidade poderiam ser possíveis parceiras para resolução desse problema, como por exemplo realizar um projeto utilizando o lixo eletrônico. Quais os tipos de projetos para gerar empregos que hoje o executivo tem para Cachoeiro.

Resposta: Sobre a questão do plano de cargos do magistério nós iremos ampliar mais o debate, porque eu quero estar junto com a categoria para discutir as suas necessidades e ver o poderá ser financeiramente viável ao município, e o que também atenda aos anseios da categoria. Estamos implantando em trinta escolas a questão da energia solar, estamos pretendendo fazer uma usina de energia solar no terreno do Alto Vila Rica, mas ainda é um estudo em fase embrionária, o qual poderemos ter um retorno muito positivo para o município. Em conversa com a secretaria Andressa verificamos que será necessário retomar a pauta sobre o descarte do lixo eletrônico, e a sua sugestão de parcerias com as universidades é viável. Estarei indo a São Paulo nesta quinta-feira em um evento específico em parcerias público-privadas para adquirir novas ideias, essa temática ajuda muito ao município. Estaremos dando um enfoque grande para a micro e pequena empresa por ser uma geração mais rápida de emprego.

 

Edison Valentim Fassarela (PV)

A galeria que existe nos bairros Paraíso e Amarelo, e de acordo com a Agência Nacional das Águas é considerada um córrego, mas por ter cimento no findo pode ser considerada uma galeria, por ter pouca água e ter assoreado, cresceram muitas árvores ali, então sugestiono ao prefeito para que sejam feitas pequenas contenções para se criar ali pequenos espelhos d’agua, para que se finalize o problema de assoreamento.

Resposta: Poderemos sentar juntos com a secretaria de desenvolvimento e conversar sobre a ideia dos espelhos d’água, para ver como poderá ser concretizado esse projeto, eu estou à disposição.

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

Informo que hoje existem setenta e oito vias urbanas que estão sem pavimentação no bairro Aeroporto, Rui Pinto Bandeira e Boa Vista e a manutenção para essas vias é urgente. Solicito para que se documente as terras públicas do município pois muitas estão sendo invadidas.

Respostas: Com a relação a sua preocupação com as vias urbanas, citei que estamos realizando um levantamento total da cidade de quais são os bairros e distritos que ainda estão sem pavimentação, precisamos investir na cidade nessa área, mas precisamos saber o quantitativo do que vai se gastar, e sobre a manutenção dessas vias, podemos abrir frentes de patrolas mecanizadas para a área urbana assim como já é feito no interior. A respeito da questão da documentação das áreas públicas, é um assunto preocupante em nosso município, pois no último levantamento que me passaram, foi que nós temos mais de três mil imóveis públicos e apenas dez por cento são documentados, já estamos procurando agilizar esse processo junto com as secretarias.

 

Ely Escarpini (PV)

Parabenizo o prefeito pela apresentação da prestação de contas e aos secretários pela atenção que tenho recebido quando solicito serviços públicos e desejo sucesso para a continuidade do mandato.

Resposta: Eu agradeço as suas palavras, conte conosco e com os secretários também.

 

Higner Mansur (PSB)

Solicito uma cópia dos slides em formato digital para realizar os meus questionamentos posteriormente através de requerimentos. E peço a vossa excelência para que traga nas próximas reuniões do Plano Diretor Municipal (PDM) o livro As Lições de Bogotá e Medellin – Do Caos à Referência Mundial de Murilo Cavalcanti para que possam ser refletidas as ideias ali referenciadas.

Resposta: Obrigado pelo livro que me foi presentado por vossa excelência, li o livro em dois ou três dias por ser muito interessante, é fantástica a sua ideia de trazer o livro do Murilo Cavalcanti para as reuniões do Plano Diretor Municipal (PDM).

 

Paulo Sérgio de Almeida (PRP)

Parabenizo o prefeito e todo o secretariado pelos trabalhos que estão sendo realizados. Solicito para ser realizada uma alça de retorno de ligação em frente ao Cemitério Parque no bairro IBC, porque a subida que existe lá é muito íngreme e atrapalha o trânsito. Solicito também se possível antes da festa que será realizada esse ano, a pavimentação na entrada de Santa Fé de Cima. Peço também para ser realizada a reforma na unidade de saúde do bairro Aquidaban.

Resposta: A alça em frente ao Cemitério Parque já está em estudo para melhorar o trânsito ali no bairro IBC. Para a nossa querida Santa Fé de Cima verei com os secretários o poderemos fazer antes do tempo da realização da festa da comunidade.

Vou verificar junto a secretária o que pode ser feito para realizar a reforma da unidade do Aquidaban.

 

Renata Sabra Baião Fiório Nascimento (PSD)

 

Informo ao senhor prefeito que o PSD é parceiro é colaborador de qualquer administração, e que o senhor tenha Renata Fiório como colaboradora também. Solicito neste momento que o senhor centralize por gentileza todos os seus esforços para colocar de pé a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Cachoeiro de Itapemirim (ASCOMIRIM), pois ocorreu um incêndio hoje lá e destruiu tudo, são dezoito famílias que prestam um nobre serviço à população de Cachoeiro e precisam neste momento do nosso total apoio.

Resposta: Já estamos dando assistência a ASCOMIRIM, precisamos parar de olhar o lixo como lixo, começar a olhá-lo como riqueza, como gerador de empregos. Em conversa que ocorreu hoje pela manhã com a Secretária Andressa, estaremos preparando campanhas educativas com a nossa população, verificaremos a possibilidade para ampliarmos a questão da coleta seletiva, para que esta seja um grande marco da secretaria de meio ambiente este ano.

 

Rodrigo Sandi (PODE)

Parabenizo a Mesa Diretora pela condução da prestação de contas. Parabenizo também ao prefeito pelo atendimento as solicitações da comunidade do Zumbi com relação as situações dos becos daquele bairro, pelas obras que serão realizadas nos becos. Agradeço também pela construção da unidade de saúde, pela atenção ao projeto do campo de futebol Show de Bola,  pelos muros de arrimo que estão sendo construídos na via principal Baixo Guandu, a igreja católica e todos que sempre estão participando e ajudando no “Dia Z”,  pelo apoio que temos recebido todos os anos na festa que é realizada para as crianças naquela comunidade, pela reforma na pintura da escola Julieta Depes, pelo agendamento online para fazer o documento de identidade, o projeto Ponto das Flores que deu fim aos pontos viciados de lixo e o projeto Escada Colorida.

 Resposta: Obrigado fico feliz em saber que estamos atendendo o bairro Zumbi dentro da medida do possível e da nossa capacidade. Conforme vossa excelência agradeceu e que foi de idealização sua o projeto Ponto das Flores e o Escada Colorida já estamos ampliando para outras partes da nossa cidade para que ela fique mais bonita e valorizada.  A pintura da escola Julieta Depes, é um padrão de pintura para dar uma identidade as nossas escolas municipais, realizado pelo nosso escritório de projetos feito pelo competente arquiteto Gabriel. A ação que está sendo realizada nos becos e muros é importante e estamos dando continuidade também, o campo Show de Bola é compromisso meu de realizar o primeiro campo lá da comunidade do Zumbi do Projeto Frei João que eu trato com muito carinho que o meu irmão Glauber tinha um carinho muito especial por aquele projeto. “O Zumbi é uma comunidade muito querida por mim, é um bairro muito importante da nossa cidade e mora no meu coração”.

 

Sílvio Coelho Neto (PRP)

Parabenizo prefeito pela explanação da prestação de contas. Parabenizo também o secretário Robertson Valladão pelo serviço que tem realizado no interior o qual a muito tempo não era feito. Porque indo de Conduru sentido Retiro, Pedra Lisa, Monte Alegre, Burarama e acompanhei também um serviço na serra de São Vicente a Prosperidade, e por esses serviços realizados pude contemplar a satisfação dos moradores dessas localidades por estarem sendo atendidos. Quinta feira passada dia (21) aconteceu a reunião com a comunidade de Conduru, na qual reuniram-se mais ou menos duzentos e cinquentas pessoas para tratar sobre o assunto do subsídio.  Peço  que o senhor olhe com carinho para Conduru, e realize as obras que ainda aquela comunidade necessita, ampliação do cemitério, extensão da rede de água do quilometro nove, extensão de energia do quilometro nove Sapecado, o campo society e a praça, o calçadão, o campinho de areia e a academia, e drenagem e pavimentação da rua Maria Ferreira Câmara tudo isso na sede o distrito de Condurú.

Resposta: O secretário Robertson Valladão tem atendido com excelência as comunidades do interior com o serviço de locação da patrola mecanizada. Temos um projeto de levar urbanização para o interior, como seria esse projeto, melhorar o paisagismo das praças, dos campinhos de futebol, tratar o paisagismo nessas áreas com mais carinho como tem sido feito na cidade. Vossa excelência falou aqui do subsidio, que na reunião muitas pessoas participaram buscando melhorias para a comunidade para que a tarifa seja contemplada de uma linha Conduru à Cachoeiro é exemplo de que nós acertamos na questão do subsídio, não estamos olhando o subsídio para recuperação financeira da empresa, mas estamos recuperando o sistema tarifário da nossa cidade, para ajudar a melhorar a vida das pessoas, é esse o objetivo de desonerar a população do peso que ela tem na tarifa de transporte público na nossa cidade. Os outros projetos de obras que vossa excelência citou são projetos que estão em andamento e temos a intenção de fazê-los o mais rápido possível.

 

Wallace Marvila Fernandes (PP)

Parabenizo pela condução da explanação da prestação de contas. E agradeço os secretários pelos trabalhos desenvolvidos. Fiquei muito feliz por outras obras que estão sendo realizadas, mas não ouvi o senhor falar da obra de drenagem no bairro Nova Brasília, como está o cronograma para a limpeza no bairro Valão, parabéns pela parceria que tem ocorrido entre o público e o privado na restauração das pinturas  nas quadras, gostaria de saber como está o andamento para a realização das obras da “Praça Saudável” na Praça da Bandeira, sobre o descarte de entulhos outros municípios já tem um local destinado para a população descartar o seu entulho e Cachoeiro? Se puder adiantar algum assunto a respeito de como será o plano de cargos de salários eu agradeço.

Resposta: Sobre a macrodrenagem do bairro Nova Brasília, já foi publicada a licitação, mas digo que também estamos em estudo, o serviço de limpeza que foi executado na região obtivemos um resultado positivo, nas últimas chuvas que ocorreram não tivemos nenhum problema mais grave como ocorria antigamente, nós temos que ponderar se realmente é viável fazer uma obra onde serão gastos vinte e cinco milhões com recursos do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA),  porque o serviço de limpeza que foi  realizado está resolvendo o problema, ou a gente pega esse recurso e utiliza na pavimentação das ruas que é uma grande necessidades dos bairros, a questão do bairro Valão nós fizemos a licitação do recapeamento asfáltico e drenagem do trevo da Coca-Cola até o trevo da CEASA infelizmente a empresa vencedora alegou problemas financeiros de caixa, e como é um recurso de emenda  a Caixa Econômica só libera se a obra estiver sendo realizada, mas já estamos buscando solução para dar continuidade nessa obra, agradeço a vossa excelência pela intermediação que tem feito com algumas empresas de tintas para fortalecer essa parceria público privada nas pinturas das quadras, o cronograma da Praça da Bandeira vou solicitar que vossa excelência pegue com a secretaria porque no momento não tenho conhecimento como anda o cronograma, a questão do descarte de entulho já está dentro no novo contrato de limpeza urbana, hoje nós já temos um aterro sanitário para fazer o descarte, mas precisamos conscientizar a população da destinação final desse descarte, sobre o plano de cargos e salários estamos em um diálogo com a classe do magistério, vamos apresentar um plano condizente com a profissão valorizando cada vez mais o profissional da educação.