Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Representantes do Tribunal de Contas visitam Câmara de Cachoeiro para divulgar cursos do Enfoc

Representantes do Tribunal de Contas visitam Câmara de Cachoeiro para divulgar cursos do Enfoc

por Pammela Volpato publicado 06/10/2025 11h10, última modificação 06/10/2025 11h51

Na manhã desta segunda-feira (06) representantes do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo – TCE-ES, estiveram na Câmara Municipal de Cachoeiro para uma conversa com os vereadores. O objetivo foi a divulgação dos cursos de capacitação do Programa de Formação em Controle (Enfoc), polo Jerônimo Monteiro.

Os cursos do Enfoc, no polo Jerônimo, são realizados entre os dias 06 e 31 de outubro. Serão oferecidas aulas sobre 20 temas, voltadas para servidores e gestores públicos dos municípios de Alegre, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui, São José do Calçado.

O presidente do TCE-ES, Domingos Taufner, destacou a relevância da atuação integrada entre o Tribunal e os municípios, reforçando o compromisso do Tribunal com a orientação e o fortalecimento da gestão pública municipal. Ele pontuou que cabe ao TCE-ES a fiscalização, mas também a orientação na busca de administrações mais eficientes, transparentes e alinhadas às necessidades do cidadão. "O TCE-ES atua como um parceiro dos municípios, tanto na orientação quanto na qualificação". 

Também participou da reunião o secretário-geral de Controle Externo, Alexsander Binda, que ressaltou as competências do TCE-ES, que são muito amplas. “A atuação do TCE-ES está cada vez mais focada na eficiência da gestão pública, aliando fiscalização rigorosa com orientação qualificada. Os cursos do Enfoc são de extrema importância nesse quesito, pois preparam os servidores para realização de um trabalho mais eficiente”.

Já o Conselheiro Rodrigo Coelho falou sobre a importância e o objetivo das capacitações ofertadas pelo Enfoc. “São cursos abertos e gratuitos, em várias áreas da governança e que contribuem para a qualificação dos servidores. É muito importante que os vereadores incentivem a participação de seus servidores no Enfoc, pois ter o pessoal bem formado é um diferencial para fazer uma boa gestão”.

Nossa Casa está sempre de portas abertas para o Tribunal de Contas. Esse diálogo é muito importante para nós dos municípios. Nós queremos sempre mais qualidade para a administração pública municipal e fico feliz em ver nossos vereadores e servidores interessados na capacitação”, frisou o presidente Alexandre Maitan.