Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Racismo estrutural: “Nossa luta não vai terminar tão cedo”, afirma promotor

Racismo estrutural: “Nossa luta não vai terminar tão cedo”, afirma promotor

por Camila Reis publicado 18/11/2022 18h59, última modificação 18/11/2022 18h59

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, 20/11, a Ouvidoria da Igualdade Racial “Monsenhor Jefferson Luiz Magalhães”, da Câmara de Cachoeiro, promoveu nesta sexta, 18, uma audiência pública. Na ocasião também foi entregue a Comenda Zumbi dos Palmares, honraria concedida a negros que se destacam na luta pela igualdade e no enfrentamento ao racismo.

O vereador Mestre Gelinho (PSDB), ouvidor racial da Câmara, abriu as falas parabenizando os homenageados e lembrando a importância da luta: “Acreditamos em dias melhores e na força de todos os povos. Os negros estão ocupando lugares que antes não ocupavam e isto é resultado de luta, de batalha. Mas somos fortes e estamos firmes! Que nós possamos estar aqui para aprender com as experiências das outras pessoas. Acredito que a sociedade só será melhor quando um olhar para o outro e for capaz de sentir sua dor.”

O berimbau do instrutor Compasso emocionou aos presentes antes da fala do promotor de justiça Dr. Wagner Eduardo Vasconcellos, que traçou um panorama histórico da construção do racismo na sociedade brasileira e a importância das ações públicas afirmativas na luta para reverter o quadro. “Muitas das leis deste país foram produzidas sob a marca do racismo estrutural. Esta Casa, como representante do povo, tem uma importância ímpar no sentido de trazer à sociedade um debate profundo sobre os grandes desafios que nosso país ainda tem quanto à questão racial”.

Também estiveram presentes os vereadores Brás Zagotto (Podemos), Diogo Lube (PP), Paulo Grola (PSB), Marcelinho Fávero (PL) e Vandinho da Padaria (PSDB), a presidente do COMPIR Graça Gregório e contribuíram ao debate o vereador do município de Castelo Marco Zoim, o Pastor Valtair Leme e representantes do poder público.

Confira as fotos do evento: Audiência Pública Dia da Consciência Negra 2022 — CÂMARA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Assista à gravação da audiência no youtube: (572) Audiência Pública - Tema: Dia da Consciência Negra - YouTube

Homenageados com a Comenda Zumbi dos Palmares:

Júlio Cezar Costa da Silva

Luciene Carla Corrêa Francelino