Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Psicóloga informa aumento de demanda por atendimento psicológico

Psicóloga informa aumento de demanda por atendimento psicológico

por Célia Ferreira publicado 13/09/2022 16h10, última modificação 13/09/2022 16h10

Estamos acolhendo o próximo? Estamos tendo empatia?”. O questionamento foi feito nesta terça-feira (13), na Câmara de Cachoeiro, pela psicóloga Amanda Vitorini, coordenadora da área de saúde mental do município, que visitou a Casa a convite do vereador Sandro Irmão (PSD), para falar sobre o Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio.

A psicóloga informou que, em 2020, ocorreram 231 mortes por suicídio no estado. Já em Cachoeiro no pronto-socorro psiquiátrico Capaac, tem crescido de forma expressiva a demanda por atendimento, tendo sido registrados na unidade, de janeiro a junho, 78 casos de entrada de pacientes com ideação suicida.

Segundo ela, embora denote o conhecimento pelos serviços oferecidos pelo município, o aumento da demanda demonstra que cada vez mais estão vivendo ao nosso lado pessoas com alto grau de sofrimento emocional, necessitando de atendimento psicológico e saúde. “Acolher essas pessoas é uma responsabilidade não apenas dos profissionais da área, mas do ser humano e da comunidade também”, alerta a psicóloga.