Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos do dia 24/11/2020

Resumo dos pronunciamentos do dia 24/11/2020

por Anete — publicado 24/11/2020 17h15, última modificação 30/11/2020 08h01

 

ANTONIO GERALDO

Cumprimentou a cada vereador que teve êxito nas urnas, e afirmou ter certeza que todos serão a voz do povo na Câmara de Cachoeiro, que estará bem representada por cada vereador eleito, que representa várias comunidades de Cachoeiro. Diz que se orgulhou muito de fazer parte da Câmara de Cachoeiro e agradeceu aos vereadores que o receberam de braços abertos. Destacou que divergiram em ideias, mas se respeitaram acima de tudo. Diz que defendeu projetos que favoreciam as comunidades e que rejeitou os que entendia que prejudicava. Abordou a taxa do lixo, que está para ser apresentada,  que existia na época do prefeito José Tasso. Disse que o povo já paga muito imposto e que a empresa de lixo já tem um contrato que garante um recebimento mensal muito alto. Apelou para que todos olhem com carinho essa discussão, para não penalizar ainda mais o povo que já paga impostos e tributos demais. Afirmou que mesmo não sendo vereador, vai continuar acompanhando como cidadão e como jornalista/radialista os trabalhos nessa Casa. Desejou que Cachoeiro tenha quatro anos sem pandemia, greve da PM e sem enchentes, com uma administração voltada ao povo, que aprovou o governo. Que todas as obras tenham início, meio e fim. Disse que os secretários municipais que recebem salário pago pelo povo não podem se recusar a atender os vereadores.

 

ALLAN FERREIRA

Manifestou sua gratidão aos cachoeirenses pela expressiva votação, que diz não ter esperado tanto. Destacou que quem não tinha proposta tentou desconstruir o trabalho dos vereadores, mas não foi eleito. Enfatizou que para ter um mandato eletivo é preciso mostrar trabalho. Disse que continuará fazendo o seu trabalho, olhando nos olhos, ouvindo os moradores, dando a atenção que todos buscam. Essa Câmara trabalhou incessantemente e todos mereciam ter voltado, mas o voto de vereador é o mais difícil.  Ressaltou que é vereador dos que votaram e dos que não votaram nele e que é representante da comunidade cachoeirense. Que teve voto em todas as urnas e não pode representar apenas um bairro, mas todo o município. Afirmou que todos os cidadãos cachoeirenses serão ouvidos e representados por seu mandato. Desejou que a vacina para a coronavírus seja realidade, para que o mundo possa voltar à sua rotina de forma segura, sem perder pessoas queridas para a Covid 19.

 

DELANDI PEREIRA MACEDO

Cumprimentou a todos que acompanham a sessão e fez menção aos novos vereadores, parabenizando-os.  Elogiou o respeito que permeou a relação dos vereadores nessa legislatura. Mesmo nas divergências de ideias, pensamentos e ideologia,  o respeito não faltou.  Parabenizou o presidente Alexon Cipriano pela recepção aos novos vereadores. Destacou que os distritos estão bem representados no próximo mandato. Disse que a grata surpresa foi a eleição do Sandro Irmão, que faz um trabalho muito bom com as crianças, o Projeto Criança Feliz. Prometeu fazer um trabalho brilhante para que Cachoeiro seja uma cidade melhor. Que todos se sintam representados por ele. Informou de seu posicionamento diante das tragédias do Brasil, em que muitas pessoas têm sido vitimadas pela Covid. Falou do falecimento do Pastor José Zílio e do Padre Frei João, além do empresário Marcos Carvalho, entre tantas outras vítimas levadas pelo coronavírus. Lamentou que a sociedade não está atenta aos cuidados e à prevenção necessárias,  vivendo nas aglomerações, o que pode trazer sérios prejuízos. Quase mil pessoas já ficaram doentes simultaneamente. Hoje já estamos chegando a 300 doentes, com um número crescente, o que é preocupante. Disse que é preciso muita cautela. Quando chega dentro da família, a pessoa sente na pele.  O Sistema de Saúde não dá conta e é preciso mudar isso. Destacou que é preciso melhorar a qualidade da saúde, para atender inclusive os doentes de outras enfermidades. O CRE precisa melhorar o atendimento para evitar o colapso e as filas de espera. Destacou  isso como presidente da Comissão de Saúde dessa Casa. Reafirmou que é preciso agilidade e precaução para outros atendimentos além do Covid. Citou a morte de um homem no Carrefour, entre tantos outros que estão perdendo a vida na frente das famílias. Tem muita comoção pelo homem que morreu no Carrefour, mas é preciso olhar para a vida humana. Uma mulher em Porto Alegre foi executada dentro do carro, mas não teve tanta comoção. É preciso acabar com a violência, levantar a bandeira da paz, do amor e da compaixão. Diz que todos precisam ser valorizados independente da cor da pele, da religião  ou da posição social.  Que é necessário amar aos outros como nos amamos. É bíblico. É preciso severidade contra quem comete crimes, que precisam ser implacavelmente punidos por infrigirem a lei. Todos precisam pagar por seus crimes.

 

DIOGO LUBE

Falou da perda do amigo Marquinho Carvalho para a Covid, e que é necessário tomar todas as precauções porque a doença não escolhe pessoas e deve ser encarada com responsabilidade, porque os índices estão subindo bastante. E que os jovens se cuidem bem, porque os bares estão com aglomeração, sem máscara e os cuidados necessários à contenção da doença. Pediu que a Fiscalização da Prefeitura seja mais eficiente. Destacou que na Semana da Consciência Negra  alguns dizem que todas as vidas importam, mas os dados sociológicos provam que as vidas negras sofrem mais violência, descaso e injustiça. A população negra e de periferia tem dificuldade de entrar no mercado de trabalho, mesmo que tenha as mesmas qualificações do candidato branco. Informou que foi aprovada a Semana de Conscientização ao Combate do Preconceito Institucional, mas nenhuma campanha foi feita pela Prefeitura no sentido de que todas as pessoas sejam tratadas com equidade, independente da cor da pele. A Prefeitura, as escolas, as igrejas e as famílias  devem conscientizar para evitar intolerância em todos os níveis. Incentivou que nesse momento de crise na saúde pública é preciso criar um diálogo que aproxime, apesar dos posicionamentos políticos diferentes. Precisamos que todos, independente de partido, sentem e usem as boas ideias para uma cidade melhor, que chegue às periferias. Que busque parcerias público-privadas que melhorem e reflitam um bem comum, pelo qualidade de vida do cachoeirense.

 

EDISON FASSARELLA

Informou da indicação que fez ao Prefeito que seja incluído no projeto do Parque da Ilha da Luz um local para os escoteiros, um pedido dos chefes do 6° Grupo de Escoteiros Baden Powell. “Eu peço ajuda aos vereadores que estarão no próximo mandato que ajudem esse grupo a manter sua sede na Ilha da Luz. Eles já recorreram às esferas judiciais, mas isso é muito importante porque eles fazem um serviço relevante”.

CARLINHOS MIRANDA

Parabenizou aos colegas do PSB, companheiros de partido que foram eleitos: Paulo Grola, Paulinho Careca e Alexandre de Itaóca,  e a todos os candidatos do seu partido que conquistaram 10 mil votos e garantiram a eleição de três vereadores. Parabenizou o Prefeito Victor e o Coronel Ruy Guedes pela votação expressiva. Afirmou que como cidadão torce para que Cachoeiro evolua muito nesses próximos quatro anos, mesmo estando sem mandato. Que fará a sua parte como cidadão para que isso aconteça.

 

ELY ESCARPINI

Agradeceu a oportunidade e a reeleição por mais quatro anos. Disse que o povo pode esperar dele honestidade, simplicidade e muito trabalho para melhorar a vida das comunidades. “É através da política que podemos mudar a vida das pessoas”. Afirmou que fez indicação para todos os bairros e que teve voto em 90% das urnas de Cachoeiro. Colocou-se à disposição Dos cachoeirenses.

 

RENATA FIÓRIO

Agradeceu as palavras de carinho que tem recebido, em especial do vereador Alexandre de Itaóca. Pediu atenção especial aos projetos que concedem isenção de IPTU para instituições filantrópicas( já existia uma lei, mas que fazia muitas exigências). Os tributos são pesados e são impeditivos para acesso aos recursos. Isso não fará falta ao município. Afirmou que o orçamento é superavitário em 30 milhões e o do ano que vem está bem grande também.  Destacou que no mandato entregou legislações úteis e relevantes e que  crê que os vereadores vão conseguir fazer isso também  com o PDM. “Nós demos o dinheiro para pagar e acompanhamos toda a dinâmica do PDM, é mais do que justo”. Pediu que todos aprovem essas duas leis.

Demostrou preocupação com o que definiu como falta de transparência da Administração. Verifica no Tribunal de Contas que Cachoeiro  não atingiu o investimento em Educação. Dentro dos 150 milhões previstos na Lei 7.802, o prefeito  não fez os investimentos, não está dando o dinheiro para o professor comprar os computadores, está comprando coisas fora  e o comércio local e os  professores não estão sendo valorizados. Gastar o dinheiro da Educação fora, quando deveria ficar na nossa cidade é imperdoável, diante da crise que os comerciantes enfrentam. A diferença de preço para comprar aqui no varejo de material escolar  é de R$ 20,00. Esses kits poderiam ser comprados aqui, a partir de conscientização do comércio local. O comércio precisa de apoio, quando serão gastos quase R$ 3 milhões com uma empresa que é de fora. Isso é estelionato eleitoral.  Agora vem a criação da Taxa de Lixo, determinada desde março. Porque não foi honesto com a população e informou isso antes da eleição? Há muito desperdício com os recursos do município. Se os recursos ficassem dentro do município, todos ganhariam. O IDEB aumentou de último para penúltimo e estão se vangloriando disso. Não estamos sendo valorizados por essa administração. Acessem o site do Tribunal de Contas. Ainda falta investimentos inclusive na saúde. Garantiu que já encaminhou aos órgãos fiscalizadores denúncia sobre o SAMU, dizendo que não precisam de placas apontando que existe um serviço que não está presente no Município. Tem recurso na Saúde. O que vira saúde é distribuir o recurso igualitariamente com os agentes de saúde, e não com os coordenadores escolhidos aleatoriamente. Alertou que o IPTU também pode aumentar.

Como líder partidária, em nome do PSD  parabenizou ao Prefeito Victor Coelho pela eleição. Falou dos cursos de formação política que serão abraçados pelo seu partido. Como presidente municipal disse que estará sempre pronta a ajudar ao município e aos colegas vereadores.

 

RODRIGO SANDI

Cumprimentou Renata Fiório e os demais vereadores. Agradeceu a parceria e humildade de todos no tratamento para com ele. Pediu ao Prefeito Victor Coelho que atenda seu pedido de  construção da Unidade de Saúde Porte 3, a partir da emenda da deputada Norma Ayub. Já foi dada ordem de serviço. Destacou a importância dessa obra para os moradores, já que o posto de saúde tem uma equipe boa, mas o espaço é inadequado diante do número de moradores. Elogiou ao prefeito pela reeleição.  Falou que está aguardando a iluminação da quadra no  Alto Zumbi, que ficou muito boa, mas não tem energia. Sabe que o pedido já foi feito, mas pede que isso seja agilizado. Pediu também pela limpeza em torno do CRAS  do Zumbi, que tem muitos insetos e cobras. Pede que isso seja feito com urgência. Agradeceu a reforma da quadra de areia do Alto Eucalipto. Desejou sorte e parabenizou aos eleitos.

 

WALLACE MARVILA

Agradeceu aos que acreditaram no seu mandato, aos vereadores que o receberam e a quem votou nele nessa eleição. Elogiou a experiência de passar pela Câmara de Cachoeiro. Parabenizou aos eleitos e aos reeleitos. Desejou o bem e sucesso para todos.