Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Pronunciamentos do dia 19-02-2019

Pronunciamentos do dia 19-02-2019

por Adriana — publicado 25/02/2019 13h59, última modificação 25/02/2019 13h59

Pronunciamentos da Sessão do dia 19-02-2019

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

 Alexon

O Presidente Alexon com o consentimento do plenário cedeu o seu espaço do grande expediente da sessão para o senhor  Márcio Fávero de Oliveira e para a senhora Dária do Carmo Oliveira ambos da Pastoral da Sobriedade Diocese de Cachoeiro, os quais passaram informações sobre a atuação desta Pastoral na cidade. Segundo dados informados por Márcio mais de 50% da população brasileira faz uso do álcool e um dos primeiros passos que a Pastoral da sobriedade trabalha é com o “admitir”, pois é muito difícil para a pessoa que faz uso do álcool admitir que ele está destruindo a sua vida.

Informou que a quinta ação da pastoral é a atuação política para criar rede, diálogo e articulação, e solicitou que essa atuação política aconteça em forma de fiscalização, citou um exemplo de ele já ter presenciado a venda de bebida alcoólica para menores  em supermercados, solicitou a possibilidade da criação de uma casa de apoio em Cachoeiro para esses dependentes, pois o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, só realiza atendimento durante o dia, sendo que a noite essas pessoas necessitam de acompanhamento também. Márcio informou que o atendimento na Pastoral da Sobriedade acontece em vários bairros nas paróquias de Cachoeiro e que ela atua há vinte anos na cidade no combate as drogas.

O Presidente Alexon, informou que solicitou a chefia de gabinete da Casa para estar agendando para a próxima semana ou após o carnaval reuniões com os Secretários do Estado de Segurança Pública, Saúde e Educação e também com o Governador do estado para tratar de assuntos referentes a serviços necessários para população de Cachoeiro para essas áreas, assim que os agendamentos ficarem prontos será formada uma comissão para que possam estar compartilhando sobre esses assuntos.

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

Alan

Informou conversou com o Deputado Federal Evair de Melo e fez uma solicitação de auxílio sobre a necessidade de ser construída uma passarela para ligar o bairro Laranjeiras e São Francisco, pois devido ao trânsito intenso naquele trajeto, os estudantes do ensino infantil que diariamente passam por ali com os seus pais tem dificuldades para chegarem nas escolas.

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Antônio Geraldo

O vereador afirmou estar feliz em legislar e representar o povo cachoeirense, concordou com a fala do vereador Diogo, afirmando que o vereador não tem de ser aplaudido pelo seu trabalho, porque recebe para realizá-lo e assim também o Poder Executivo. Afirmou ainda:  -  “O Dinheiro do povo, volta para o povo. E como o dinheiro do povo volta para o povo? Volta se o povo for ouvido, se aquelas obras forem feitas, se o povo realmente precisa é porque são prioridade. E outra coisa, tem que se fazer bem feito”.  Disse também que as obras realizadas não podem ser construídas para daí um tempo estarem caindo, devem ser feitas com excelência. Antônio Geraldo perguntou ao presidente se o Projeto de Lei sobre o Plano de Cargos e Salários já teria chegado na Câmara, que por ser um projeto importante ele deverá ser discutido e muito bem estudado pelos vereadores e que essas discussões também deverão ter a participação dos servidores municipais antes da votação.

 

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

Delande

Informou que protocolou na casa indicações relacionadas ao distrito de Itaoca solicitando pintura de sinalização horizontal, devido ao grande fluxo de veículos de cargas, de passeio e de pedestres que circulam naquela localidade. Disse também que foi encaminhado ao Executivo pedido de informação sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Cachoeiro de Itapemirim, por ser um tema que envolve todo o município e ter grande importância para a sociedade. Informou que o prazo de validade do Plano que são de sete anos irá vencer agora em abril de 2019, e que mesmo sendo de responsabilidade do Executivo é um assunto de suma importância o qual será estudado por esta Casa. Informou que em reunião com a Associação de Moradores do bairro Santo Antônio constatou que existe a necessidade de melhorias no sistema de vídeo monitoramento naquele bairro e também no restante da cidade.

 

 

Diogo Pereira Lube (PDT)

Diogo

O vereador informou que fez onze indicações de obras essa semana referentes a problemas que constam em Cachoeiro, que no ano de 2017 foram 64 indicações e 185 em 2018, e que até o agora o mês de fevereiro de 2019 foram 45 indicações realizadas. E disse: “Enquanto essas indicações não forem cumpridas o vereador Diogo Lube não vai mais fazer indicações de obras para Cachoeiro de Itapemirim”. Disse ser um desrespeito a prefeitura não atender as indicações dele e de alguns colegas vereadores, ser um desrespeito a prefeitura passar um cronograma de obras para a TV Gazeta e não passar para ele ou para alguns vereadores a resposta de quando essas obras serão atendidas ou realizadas. Falou que não vai fazer mais nenhum agradecimento ao Poder Executivo por ter realizado alguma obra na cidade pois é dever do Executivo utilizar o dinheiro público no cumprimento dessas obras, e disse ainda que agora vai fiscalizar se os pedidos de indicações que já foram realizadas por ele estão sendo ou não cumpridos.

Diogo agradeceu a presença de todos que estiveram participando da SociaAula que aconteceu na praça Jerônimo Monteiro no sábado dia 16/02.

Disse ser muito importante discutir sobre o tema que envolve a violência contra a mulher, pois tem ocorrido muitos casos de feminicídios e que esse é um assunto o qual tem muita relevância para a sociedade. Informou também sobre a necessidade das Políticas Públicas para a cidade, e parabenizou a Igreja Católica e a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil,  por tratar deste tema na Campanha da Fraternidade deste ano o qual se intitula “ Fraternidade e Políticas Públicas”.

 

Edison Valentim Fassarela (PV)

 Fassarella

Informou que em atendimento ao pedido do vereador Luciano do município de Vargem Alta, a Câmara de Cachoeiro enviará solicitação  ao DER-ES para que se realize um estudo de reavaliação técnica da velocidade máxima permitida nos radares da Rodovia ES 164 que liga Cachoeiro a Serra de Vargem Alta. O motivo dessa reavaliação dá-se por inúmeros acidentes ocorridos naquela região onde recentemente uma moto descia a quarenta quilômetros por hora,  velocidade máxima que é permitida ali, e um caminhão que também descia a mesma serra perdeu o freio e fatalmente passou por cima da moto provocando a morte do motociclista.

Pediu que a Comissão de Saúde e Saneamento Básico envie um convite ao Superintendente Regional de Saúde, para que venha até a Câmara a fim de  informar o que pretende ser realizado na Região Sul com a entrada deste novo governo do estado.

 

Elio Carlos Silva de Miranda ( PDT)

 Elio

Disse que em visita realizada nos distritos de Soturno e Gironda, pode constatar a poluição atmosférica provocada pela ação dos moinhos de calcário daquela região a qual agride a saúde dos moradores. Observou também que muitas ruas de lá são de terra (chão) com a passagem de veículos pesados a poeira sobe ampliando a poluição. Por esses motivos ele solicitou que o caminhão-pipa passe se possível nas ruas calçadas daquela região pelo menos uma vez por semana para realizar a limpeza diminuindo assim o impacto da poeira naquele local. Informou que a realização da limpeza e capina na frente do ginásio de esporte do bairro Aeroporto a qual ele havia solicitado já está acontecendo. 

 

 

Higner Mansur (PSB)

Higner

O vereador confirmou as falas dos vereadores Diogo e Antônio Geraldo.

Disse que:  -“ Pedir informação a Prefeitura é a mesma coisa que nada”.

Falou que vai começar a deixar de encaminhar os seus pedidos de informação a prefeitura e vai encaminha-los direto ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas, por ser um desrespeito o vereador ficar sem respostas as suas solicitações. 

 

Paulo Sérgio de Almeida (PRP)

 Paulo Sergio

Informou que protocolou na casa requerimento solicitando ao Executivo para que se faça cumprir na cidade a Lei 5750/2005 que dispõe sobre a instalação de semáforos sonoros para travessia de deficientes visuais nos logradouros do município. Solicitou a sua assessoria que agende com os Secretários de Segurança e Trânsito e de Desenvolvimento Urbano uma reunião na qual estarão discutindo sobre a necessidade da instalação de semáforos em locais estratégicos para auxiliar a travessia de alunos em seu trajeto para a escola.

 

Renata Sabra  Baião Fiório Nascimento (PSD)

 Renata

Informou ter enviado votos de congratulação as empresas que levaram o nome de Cachoeiro participando na Stone Fair em Vitória, por ser um grande evento o qual mobiliza diversos tipos de mão de obra. Agradeceu o comparecimento da população que saiu de casa para ir ao evento de cadastramento de medula que aconteceu no último sábado (16-02) na praça Jerônimo Monteiro no Centro, agradeceu em especial ao prefeito Victor Coelho pela abertura da Prefeitura Municipal para apoiar o evento e também a Secretária de Saúde Luciara Botelho de Moraes.  Informou que enviou votos de congratulação aos que ajudaram no referido evento, o qual superou as expectativas do hemocentro que obteve 670 cadastros com muito sucesso.

  

Rodrigo Sandi (PODE)

Rodrigo

Informou que protocolizou indicações solicitando a construção de muro de contenção na rua Naim Nagib no bairro Recanto, reinstalação de iluminação pública na escadaria Jacy Felipe no bairro Zumbi, e serviço de operação de tapa buracos nas ruas Sebastião Carolino dos Santos e Roberto Carlos Vieira também no bairro Zumbi. Informou que em reunião ocorrida juntamente com a Secretária Municipal de Educação foi concedida autorização para que o Projeto Frei João utilize o espaço em algumas escolas e também atenda as crianças e jovens estudantes do bairro Zumbi no contra turno. Relatou a importância que tem o vereador para a cidade que é de fiscalizar as obras que estão sendo realizadas, de legislar e disse estar triste porque recentemente foi uma comitiva do prefeito na pedreira do bairro Zumbi,  e ele e o vereador Ely que residem ali não foram informados, para que pudessem estar juntos na visita, pois gosta e acha muito importante estar verificando a demanda das necessidades da população.

 

Sílvio Coelho Neto (PRP)

 Sílvio

Informou que esteve em visita na Ponte da Usina São Miguel junto com os  Secretários Municipais de Obras, Interior, Governo e com um especialista em pontes Dr. Guga e constataram a necessidade da duplicação daquela ponte, lembrou que recentemente ocorreu um acidente fatal ali por consequência do precário estado da referida ponte, e que será necessária uma obra mesmo que paliativa até que ocorra a obra da duplicação precavendo assim acidentes futuros. Está acompanhando as obras de patrolamento e ensaibramento que estão sendo realizadas em Conduru, disse que em poucos dias essas obras estarão finalizadas. Informou também que o serviço de fisioterapia já retornou no distrito de Conduru.

 

 

Wallace Marvila Fernandes (PP)

Walace

O vereador relatou sobre a importância do Projeto de Lei nº 17/2019 de sua autoria o qual “Instituí o atendimento prioritário a paciente diabético na realização de exames médicos e laboratoriais que exijam jejum”. Por ser professor de educação física e trabalhar também como especialista com grupo de risco portadores de  diabetes e outras endemias, não pode deixar de se preocupar com o tempo que o paciente diabético espera no laboratório para realizar exames, não podendo este ficar por mais de três horas sem se alimentar, por este motivo a necessidade da priorização do atendimento a essas pessoas.