Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Pronunciamentos do dia 12-02-2019

Pronunciamentos do dia 12-02-2019

por Adriana — publicado 15/02/2019 13h55, última modificação 22/02/2019 13h22

Pronunciamentos da Sessão do dia 12-02-2019

 

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

Alexon

Relatou que a TV Gazeta Sul esteve na rua Santo Francisco Cipriano, via sem saída onde uma escavação irregular causou prejuízos materiais e danos públicos. Informou que o secretário de obras esteve presente na terça-feira no local e disse que a obra já foi licitada e será dado início a essa obra possivelmente na próxima segunda-feira. O vereador informou também que já estão em finalização os projetos e o cálculo para serem encaminhados para licitação e ser realizada a construção de três escadarias que ele  solicitou no final do ano passado. São elas:  Escadaria José Rufino, Escadaria Eremita Paris e Escadaria Esio França Nascimento. Indicou para ser realizada uma rearborização de nove árvores na localização da unidade do Programa de Saúde da Família no bairro Coramara.

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Antônio Geraldo

Parabenizou o presidente da FAMMOPOCI que estava presente na sessão e também a diretoria pelo trabalho realizado em Cachoeiro de Itapemirim e parabenizou também as associações de moradores e líderes comunitários, que têm desempenhado um papel importante para a sociedade cachoeirense. Colocou-se a disposição e também o seu gabinete para atender a toda a população. Informou que esteve no último sábado no Agostinho Simonato, com o secretário de obras José Santiago de Lima, o secretário de governo Paulo José de Miranda e lideranças do bairro, para o qual estão sendo planejadas obras de saneamento e calçamento. Segundo ele, existe a expectativa de reabertura, no próximo ano, da escola Raul Sampaio Cocco, que foi fechada na administração anterior. Informou estar assumindo a presidência da Comissão de Segurança e Trânsito da Câmara e junto com todos os pares pretende realizar um bom trabalho e dar uma resposta positiva para a sociedade. Relatou estar preocupado com a falta de segurança da população cachoeirense, e que realizou pedidos de informação relacionados a vítimas de assaltos e acidentes de trânsito.

 

Brás Zagotto (SD)

Bras Zagotto

Lamentou e demonstrou profunda tristeza pela tragédia ocorrida com os jovens jogadores do clube do Flamengo e informou que enviou votos de pesar para o clube devido ao triste fato ocorrido. Comentou o projeto de lei sobre a doação do terreno para o hospital Evangélico no qual será construído o hospital do câncer, visando o atendimento dos pacientes do SUS.

 

Dario Silveira Filho (PSDB)

Dário

O vereador informou que o serviço de capina na rua Otacílio José Silveira no Bairro Alvares Tavares já teve inicio. Relatou que uma mãe da comunidade do Retiro, Tijuca, solicitou a ele,  através de uma ligação,   que fosse providenciado transporte para as crianças daquela localidade, pois o ônibus está quebrado e as crianças estão sem poder frequentar as aulas desde o início do ano letivo. Quase ao final da sessão, disse que recebeu ligação da Secretária da Educação, informando que duas vans já estão locadas para que o transporte das crianças seja realizado a partir dessa quarta-feira.

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

Delande

Fez propositura de Homenagem Especial, a ser concedida em 19/02, aos combatentes do Corpo de Bombeiros que participaram da equipe que atuou no resgate de vítimas  no rompimento das barragens em Brumadinho MG,  Cabo Hugo Meneguti de Andrade e seu cão de busca Atos, soldado Leonardo Silva Rovetta e sua cadela de busca Bella. Solicitou a secretaria de obras que seja realizado um projeto de pavimentação para região de Monte Alegre e ressaltou a importância do valor histórico e turístico daquela região, onde encontramos reserva da mata Atlântica com uma grande diversidade da fauna e flora e onde são realizadas trilhas ecológicas.  O vereador informou que na segunda-feira foi entregue ofício ao diretor geral do DETRAN, com solicitações da comissão formada para atender aos pedidos da Categoria dos Motofrentistas e Motoboys de Cachoeiro.

 

Diogo Pereira Lube (PDT)

Diogo

O vereador parabenizou a vereadora Renata pelo pedido de informação sobre o aluguel de casa no bairro Aeroporto para funcionamento de creche, e disse também ter realizado o mesmo pedido, pois a intenção do vereador não é ser contra ou a favor do aluguel e sim fortalecer a informação que será passada aos munícipes com relação ao gasto do dinheiro público que está sendo investido na educação. Fez um convite a todos os vereadores e a população cachoeirense para participarem na Praça Jerônimo Monteiro no próximo sábado dia 16 de fevereiro em um evento que acontecerá das 10 às 12 horas, a SociAula, com o tema “As várias faces da violência contra a mulher”.

 

Edison Valentim Fassarella (PV)

Fassarella

Relatou que esteve em visita a Superintendência Regional de Saúde, que hoje está funcionando no bairro BNH, e elogiou as novas instalações da Farmácia Cidadã por estarem seguindo o projeto da vigilância sanitária e da ANVISA. Disse que a população está solicitando uma faixa de pedestres em frente a Caixa Econômica no bairro BNH para que o acesso à Superintendência seja facilitado. Indicou a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer a construção de academia Espaço Viva, para o distrito de Burarama. Solicitou um minuto de silêncio pelo falecimento do Sr. Adilson Lázaro.

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

Elio


O vereador relatou serem muito importantes as solicitações dos pedidos de informação sobre o investimento do dinheiro público e sobretudo o dinheiro da educação. Disse ser válida a discussão a respeito de valores do contrato do aluguel da casa destinada a ser extensão da supercreche Padre Jefferson.

Completou ainda  que, por residir na região que  envolve os Bairros Boa Vista, Rui Pinto Bandeira e Aeroporto, defendeu como vereador a necessidade do aluguel dessa casa, devido a demanda dos bairros citados. Segundo ele, a supercreche  Padre Jefferson no primeiro ano já não conseguiu suportar a demanda das matrículas, e já existia fila de espera para as crianças.

 

Higner Mansur (PSB)

Higner

 

O vereador informou que protocolou requerimento solicitando informações referentes a criação da Central de Preços Referenciados para licitação, com servidores efetivos e mão de obra própria. Em outro requerimento, perguntou se existe interesse do Executivo em uma Oficina/Escola de artesanato em mármore e granito, para crianças e jovens de Cachoeiro, tal qual existe em Venda Nova do Imigrante. Relatou sobre a importância do sinal amarelo nos semáforos e solicitou em indicação ao prefeito municipal que dotem as sinaleiras de trânsito da cidade com o sinal amarelo, inexistente no Centro, por exemplo. Lembra que há muitos anos entrou na Justiça e foi vencedor de ação para impedir a ampliação do Hospital Unimed, no local onde hoje se encontra, o que causaria sérios danos ao trânsito e mobilidade, de modo geral, e comemora a realização da obra em área periférica, grande e de fácil acesso. Sobre assunto similar, ressalta que está na Câmara projeto de lei para doação de terreno visando à ampliação do Hospital Evangélico, e diz que, ainda sem ter lido a matéria, espera que não contenha ilegalidade e traga demonstração de que a obra não irá prejudicar o trânsito, segundo ele já horrível no local, e outras questões relativas ao urbanismo.

 

Paulo Sérgio de Almeida (PRP)

Paulo Sergio

Informou que um advogado cidadão de Cachoeiro, que não quis ser identificado, o procurou e fez uma doação de 225 volumes para a Biblioteca da Câmara Municipal. Relatou sobre a importância do projeto de lei que foi protocolado para realização da criação do Programa “FarmaPet” para auxiliar no cuidado de pequenos animais.

 

Renata Sabra  Baião Fiório Nascimento (PSD)

Renata

A vereadora Renata agradeceu a todos os vereadores e servidores que a cumprimentaram pelo seu aniversário. Relatou que solicitou informações sobre uma casa no bairro Aeroporto a qual foi alugada por R$ 17 mil, para funcionar como uma escola naquele bairro. Disse também que está realizando um estudo minucioso sobre os alugueis e os tipos de imóveis que estão sendo alugados pela prefeitura, e disse ter realizado a solicitação de forma escrita por querer a resposta escrita e não verbal, para assim informar alguns munícipes que solicitam informações à vereadora. Disse que o dinheiro público é “sagrado para essa vereadora e deve ser muito bem gasto”. Convidou os vereadores e a população para estarem na praça Jerônimo Monteiro no dia 16 de fevereiro para o evento de cadastro de doadores de medula, a partir das 9 horas até as 15 horas.

 

Sílvio Coelho Neto (PRP)

Sílvio

Relatou que a empresa BRK está realizando uma extensão de rede de água em Conduru e informou que o esgoto naquela localidade hoje já está sendo 100% tratado. Parabenizou o prefeito pela obra de reforma e pintura realizada nas muretas da Ponte Municipal. Informou que estará marcando um encontro com a população de Conduru para tratar da questão do consórcio NovoTrans, para que o distrito seja incluído na contemplação do valor de passagem de R$ 3,40, e solicitou que fosse inserido esse requerimento na ata da reunião que foi realizada com o conselho tarifário.