Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Projeto Villagindo busca ajuda

Projeto Villagindo busca ajuda

por Janemar — publicado 03/10/2018 16h00, última modificação 03/10/2018 16h00

Na sessão de terça-feira, dia 02 de outubro, esteve na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, a convite do vereador Wallace Marvila Fernandes (PP), Dayse Camilette Polonini, pedagoga que atua no projeto Villagindo. Ela falou sobre o projeto e sua importância nas comunidades em que se insere, os bairros Rubem Braga, Novo Parque e Conjunto Fé e Raça. “O Villagindo prioriza a família, e por isso também tem cursos voltados para os adultos, como empreendedorismo e aulas de ginástica. Não há como trabalhar com as crianças sem pensar em suas famílias e na sua comunidade em geral”, falou.

O projeto, que foi fundado em 1997, conta com aulas de balé, teatro, escolinha de futsal, artesanato e musicalização, entre outras atividades. Atende a mais de 250 crianças, com idades que variam de 06 a 15 anos, e oferece uma refeição por dia para elas. Neste, ano em parceria com várias instituições, inseriu 9 adolescentes no mercado de trabalho. “O Villagindo, na verdade, se tornou uma referência cultural para muitas famílias, que não tem dinheiro para gastar com lazer”, afirmou.

No entanto, o projeto está passando por dificuldades, por sobreviver de doações e parcerias com a prefeitura, que dentro do programa de segurança alimentar, fornece produtos alimentícios. O Executivo também cede funcionários para o projeto. “Mas soubemos que os funcionários terão de ser devolvidos para a prefeitura por causa da necessidade do ponto eletrônico e as exigências do eSocial. Não temos como arcar com a folha de pagamento e é muito difícil para nós conseguirmos recursos públicos. Sem os servidores, fecharemos as portas. Por isso viemos pedir ajuda aos vereadores”, falou.