Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Presidente da Abracam visita Câmara

Presidente da Abracam visita Câmara

por Anete — publicado 17/09/2019 15h57, última modificação 17/09/2019 15h57

A Câmara de Cachoeiro recebeu na manhã de terça-feira (17) a visita de Rogério Rodrigues da Silva, presidente da Associação Brasileira de Câmaras Municipais - Abracam, que esteve no município para conhecer a estrutura física e o trabalho que está sendo desenvolvido no Legislativo cachoeirense. Ele estava acompanhado de assessores.

Rogério diz que como presidente de uma instituição que representa todas as Câmaras do país, traz informações do que a instituição vem fazendo e do que pode fazer pelas Casas Legislativas de todo o país.

Cachoeiro é polo regional e tínhamos que conhecer essa Casa. Conversamos com o presidente Alexon Soares Cipriano sobre orçamento impositivo, sobre o direito do vereador participar ativamente das administrações municipais, tendo um valor reservado dentro do orçamento para as emendas individuais e a respeito dos valores que Câmaras e Municípios pagaram a mais indevidamente ao INSS.

Existem créditos acumulados do município junto ao órgão e agora a Câmara pode compensar, abatendo mensalmente no que tem de créditos pagos indevidamente”.

Na pauta ainda a possibilidade de publicação dos atos oficiais no Diário Eletrônico das Câmaras Municipais do Brasil. “E finalmente, solicitamos ao presidente Alexon Soares que avalie a possibilidade da Câmara de Cachoeiro se filiar à Abracam aprovando um projeto de resolução. Essa filiação é muito importante porque a Abracam sobrevive da filiação das Câmaras Municipais”.

Rogério Rodrigues da Silva diz que a contrapartida é interessante para o Legislativo municipal, já que a Abracam oferece consultoria jurídica, administrativa e uma série de serviços que dão suporte às nossas filiadas.

Saio de Cachoeiro muito satisfeito em ver que a Câmara está inovando e abrindo espaços importantes para capacitação dos servidores, para a comunidade e de utilidade pública. Tem a Ouvidoria da Mulher, a Ouvidoria Racial e vai abrir outros espaços de interação importantes. Vamos pegar essas ideias e levar para outros municípios do Brasil. Viemos trazer informações, mas aprendemos muito com a Câmara de Cachoeiro”.

O presidente Alexon Soares Cipriano apresentou o espaço físico aos visitantes, e informa que todas as propostas serão discutidas e apresentadas à mesa diretora e aos demais vereadores. E que é bom saber que os cachoeirenses servirão de exemplo para outras casas legislativas. “ Fico feliz em perceber que estamos no caminho certo. Queremos estar cada vez mais de portas abertas para o povo cachoeirense”.