Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Prefeito vai à Câmara Municipal, presta contas e anuncia projetos e obras indicados por vereadores

Prefeito vai à Câmara Municipal, presta contas e anuncia projetos e obras indicados por vereadores

por Célia Ferreira publicado 25/04/2023 21h25, última modificação 25/04/2023 21h30

 

A Câmara de Cachoeiro recebeu, na sessão desta terça-feira (25 , o prefeito municipal Victor Coelho (PSB), para a prestação de contas relativa ao exercício de 2022, atendendo a exigência do artigo 69, inciso X e outros, da Lei Orgânica Municipal. Além dos vereadores, a prestação de contas foi acompanhada pelo secretariado municipal e outros servidores de áreas estratégicas.

 

Em sua apresentação, o Prefeito apresentou um resumo do trabalho desenvolvido em todos os setores em 2022, em um compilado que, segundo ele, possuía 299 páginas. A apresentação classificou ações e secretarias pelos quatro eixos da gestão: Cachoeiro Mais Humana, Cachoeiro Mais Bem Cuidada, Cachoeiro Mais Empreendedora e Sustentável e Cachoeiro Mais Organizada. Dessa forma, ele mostrou iniciativas nas áreas de Educação, Saúde, Segurança, Esporte, Cultura, Manutenção e Serviços, Desenvolvimento Social e Econômico, Agricultura, Meio Ambiente, Mobilidade e Urbanismo, Tecnologia da Informação e Governança, entre outras.

 

Na área de Educação, Victor ressaltou que, em 2022, houve um aumento de R$ 14 milhões nos investimentos, em relação a 2021. Na Saúde, um dos destaques foi o número global de atendimentos realizados, que chegou a 2.699.056. Além disso, ele informou também que o número de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti (dengue, chikungunya e zika) teve queda de 34,3% em 2022, em comparação a 2021. Já no setor de segurança, por sua vez, a Guarda Municipal registrou 11.946 atendimentos no ano passado.

 

A sessão de prestação de contas durou cerca de sete horas, e foi transmitida pela TV Record News e pela internet, onde ainda pode ser acessada pela população, no Youtube da Câmara. “É importante que a população assista e conheça os avanços da administração. Sabemos que muito destas realizações vêm das indicações e da fiscalização da Câmara, da mesma forma que estamos conscientes sobre as demandas que ainda precisam ser atendidas, e pelas quais continuamos lutando todos os dias”, diz o presidente da Câmara, Brás Zagotto (PODE).

 

Resumo da sabatina

Após a apresentação do relatório, o Prefeito participou da tradicional sabatina realizada pelos vereadores. Veja o resumo:

 

Alexandre Valdo Maitan - DEM

Menciona visita do prefeito a Bebedouro em novembro de 2022, quando o prefeito prometeu que faria um muro solicitado pela comunidade, e agradece a ele por ter informado na apresentação que a obra será feita nos próximos meses, e pede que o prazo correto seja anunciado (o prefeito avisa que logo sua equipe irá verificar os dados e informar ao vereador). Pede ainda que o processo de judicialização da pavimentação de Boa Vista e São Vicente seja acelerado, pois a população aguarda a obra (o prefeito diz que a procuradoria está debruçada sobre o caso).

 

Alexandre Andreza Macedo (Alexandre de Itaoca) - PSB

Parabeniza o prefeito pela gestão e sugere que ele visite Itaoca para verificar in loco necessidade de drenagem na obra do contorno do trevo (o prefeito aceita o convite e diz que, após confirmada a necessidade, a drenagem será realizada).

 

Arildo Tomaz Bucker (Arildo Boleba) - PDT

Agradece ao prefeito pelas obras e pede que a operação tapa-buracos seja realizada em Itaoca (o prefeito diz que irá resolver o problema dos buracos que vêm sendo mencionados pelo vereador nas sessões da Câmara).

 

Brás Zagotto (Bras é Bom) - PODE

Pergunta sobre o andamento do projeto do Pavilhão da Ilha da Luz, que está em processo de negociação com a BRK, e intermediação do Ministério Público (o prefeito diz que a empresa que ganhou a licitação desiste da obra e que será necessário realizar um novo processo licitatório). Afirma que a Praça Jerônimo Monteiro precisa de uma reforma (o prefeito diz que já existe projeto pronto para renovar a Praça, mas os recursos ainda estão sendo captados). Sobre o afastamento de 100 metros para construção às margens do Rio Itapemirim, objeto de lei federal, pede que sejam realizados estudos e, posteriormente, projeto de lei, para que sejam legalizadas as obras consolidadas, conforme permite a legislação federal (o prefeito diz que essa permissão legal é muito recente, e os estudos para redação desse projeto já estão sendo feitos, de forma responsável, devido á seriedade da questão).

 

Delandi Pereira Macedo - PODE

Pede ajustes em obras de pavimentação do bairro Gilson Caroni, na galeria do bairro São Lucas e outras obras no bairro Rubem Braga (o prefeito afirma que voltará a visitar os locais para verificar essas necessidades e agilizar as soluções) Pergunta se há previsão de reajuste no piso do magistério e dos servidores em geral (diz que o município não tem segurança jurídica para garantir novo aumento do magistério sem que seja feito um estudo anterior, já que a lei federal não garante recursos para o reajuste; diz que o aumento do servidor também está sendo objeto de estudo; e que é seu interesse dar esses reajustes, caso seja possível).

 

Diogo Pereira Lube (Diogo Lube) - PP

Reforma pedido de esforços para que os aumentos de magistério e servidores em geral se tornem realidade. Pede obra na rua Atílio Vivacqua do bairro Rubem Braga, para a qual ainda não há licitação, e reforma da quadra do bairro Santa Cecília (o prefeito diz que os pedidos foram anotados e irá verificar as soluções). Sugere que seja feito um projeto conjunto entre várias secretarias, para minimizar o problema das pessoas que vivem em situação de rua (diz que a questão realmente precisa ser objeto de atenção do poder público, e que, conforme verificou em sua visita a Bogotá, isso será construído com a sociedade).

 

Ely Escarpini - PV

Parabeniza o prefeito pelo trabalho e pela prestação de contas.

 

José Carlos Corrêa Cardoso Júnior (Júnior Corrêa) - PL

Diz que, embora realmente tenha virado um “canteiro de obras”, há muita morosidade, pois há poucos trabalhadores em algumas delas, que estão praticamente abandonadas, e avalia que, muitas vezes, obras podem ser usadas como marketing político (o prefeito diz que o desabafo do vereador é legítimo, mas afirma que todas as cidades têm problemas, pois é impossível resolver todos eles, e diz cobrar dos servidores o cumprimento dos cronogramas e especificações contratados. Diz ainda que a burocracia e os trâmites do poder público são muito grandes, diferentemente da iniciativa privada, e que devemos comemorar o grande número de obras, e não lamentar alguns atrasos e imprevistos). Pergunta sobre o plano de manejo do Itabira, que segundo ele também está demorando muito, e poderá ser uma ferramenta importante para o turismo local (o prefeito diz que o projeto será finalizado em maio).

 

Leonardo Camargo (Leo Camargo) - PL

Diz que as obras do bairro Gilson Caroni está atrasado mais de três anos e pergunta se todas as ruas serão pavimentadas (o prefeito diz que não há recursos para pavimentar todo o bairro Gilson Caroni – etapas I, II e III). Afirma que coisas simples como buracos nas vias, drenagem, calçadas ruins, estão sendo deixadas para trás (o prefeito diz quendas, e é preciso seguir um planejamento e cronograma, pois é impossível fazer tudo de uma vez, já que não há recursos para tudo). Diz que a prestação de contas não mostrou obras no Coramara, BNH de Baixo e Valão em 2022, que estão com muitos problemas (o prefeito afirma que todos os bairros já estão sendo contemplados e diz que muitas obras estão sendo feitas com recursos de emendas parlamentares, como os campos Bom de , e que os vereadores também devem se articular para consegui-las). Diz que é necessário enxugar a máquina pública, reduzindo o número de servidores, para sobrar dinheiro para as secretarias trabalharem (o prefeito afirma que todas as secretarias têm necessidade de mais servidores).

 

Leonardo Pinheiro Dutra (Léo Cabeça) - PDT

Diz que pavimentação vai mudar a realidade de Soturno. Afirma que a Secretaria de Interior não tem muita estrutura e é preciso buscar mais recursos para ela (o prefeito afirma que realmente é preciso investir mais em maquinário, e que por isso a prefeitura muitas vezes opta pela terceirização). Pede reforma da quadra da Sambra (o prefeito afirma que a secretaria já tem determinação para fazer a obra). Pede instalação de rede de esgoto na Estrada Nova, em Soturno, antes que a pavimentação seja feita (o prefeito diz que este projeto já está em andamento).

 

Marcelo Fávero de Oliveira (Marcelinho Favero) - PL

Diz que está encaminhando indicação para que a prefeitura estude a legalidade de contratar estudantes de odontologia como estagiários nas unidades de saúde e para que seja concedida folga para que servidores realizem exames preventivos oncológicos. Pede reforma emergencial na praça e reativação do ginásio dos bairros BNH de Cima e BNH de Baixo. Parabeniza por várias obras que estão sendo realizadas em diferentes bairros da cidade. Diz que, apesar das divergências, busca trabalhar com respeito e harmonia com o Executivo, para que as demandas da população sejam atendidas (o prefeito diz que anotou as indicações e buscará realizar todas elas, e agradece pela relação respeitosa)

 

Adriano Pereira Verediano (Mestre Gelinho) – PSDB

Pede atenção para pavimentação e outras obras necessárias no bairro Alto Independência, além de construção de creche, escola ou área de lazer em terreno do município localizado atrás do CRAS (o prefeito afirma que está à disposição para visitar esses bairros e conversar com a comunidade. Diz que está tendo tratativas com as empreiteiras para que as ruas que precisam apenas de pavimentação sejam executadas rapidamente). Agradece pela construção da unidade de saúde que vai atender o bairro Nossa Senhora da Penha e entorno . Agradece pela obra de drenagem em Nova Brasília. Pede que calendário de esportes de areia seja estendido ao novo espaço anexo ao Ginásio de Esportes (o prefeito diz que será feita manutenção para reativação do Ginásio de Esportes e que a nova quadra de areia será incluída no calendário). Sugere que o jiu-jitsu seja modalidade incluída no Centro de Treinamento (o prefeito diz que o salão de lutas vai abranger o maior número de modalidades possível). Pergunta sobre projetos de segurança para as escolas municipais (o prefeito diz que não é intenção transformar as escolas em prisão, mas que ações como ronda escolar, botão de pânico e outras já estão sendo implementadas). Sugere que, enquanto não se define o aumento salarial para servidores, que o tíquete-alimentação seja reajustado (o prefeito diz que os estudos estão sendo realizados para que o servidor possa, talvez, receber uma boa notícia este ano).

 

Osmar Chupeta – Republicanos

Diz que reforma de escadaria e construção de muro no bairro Zumbi foram prometidas a ele em 2021, e as obras ainda não foram realizadas (o prefeito diz que irá verificar como está a situação dessas solicitações). Diz que conseguiu emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil com o deputado Theodorico Ferraço para construção de capela mortuária no Zumbi, e pede que a obra seja realizada (o prefeito diz que a prefeitura não pode construir capela mortuária, mas que, se realmente o recurso for repassado e for suficiente para isso, poderá utilizá-lo para construção de centro comunitário no bairro. No entanto, lembra que parte da verba de R$ 1 milhão devolvida à Prefeitura pela Câmara será utilizada para este fim). Pergunta se há a possibilidade de isentar do IPTU quem recebe até dois salários mínimos (afirma que irá fazer análise sobre a questão).

 

Paulo Sérgio de Almeida (Paulinho Careca) - PSB

Diz que os servidores municipais são altamente capacitados e são a alma da administração, e afirma que eles merecem um aumento salarial (o prefeito diz que reconhece o mérito dos servidores e reafirma que a possibilidade de aumento está sendo estudada). Afirma que os carnês de IPTU não foram disponibilizados até hoje, às vésperas do prazo para pagamento, que os valores das novas edificações continuam muitos altos e que há poucos servidores responsáveis pelos pedidos de revisão, o que leva muitos contribuintes a serem incluídos no cadastro de dívida ativa (o prefeito diz que não é possível fugir da legalidade, e que novas soluções propostas serão avaliadas de forma técnica). Pede que a sede dos escoteiros não seja esquecida na obra de reforma da Ilha da Luz (o prefeito diz que já fez reunião com os escoteiros nesse sentido). Pede drenagem em rua do Agostinho Simonato, onde há sucessivos alagamentos (o prefeito diz que o secretário já está informado e a drenagem será feita). Diz que o bairro Boa Esperança não tem sido contemplado por obras da prefeitura, como pavimentação e drenagem, pois trata-se de um loteamento particular, mas diz que o bairro é muito carente e pede que seja encontrada uma solução (o prefeito diz que já esteve no bairro e que é necessário fazer projetos e captação de recursos para as obras) . Pergunta se há previsão para implementação do projeto de iluminação pública, e menciona a necessidade do bairro Por do Sol (o prefeito reafirma que a licitação está judicializada, e, assim que o juiz tomar uma decisão, o contrato será assinado e o trabalho será iniciado).

 

Paulo Grola - PSB

Reforça o pedido para manutenção na Estrada nova. Pede construção do muro no cemitério de Gironda. Pede drenagem em área próxima ao CRAS (o prefeito avisa que anotou as solicitações).

 

Rodrigo Sandi (PODE)

Pede pintura de muros da Selita e construção de calçadas na subida para o bairro Eucalipto (o prefeito afirma que a ideia de fazer um painel no muro é muito interessante e que irá conversar com a Selita sobre o assunto). Pede a cobertura da quadra do Eucalipto, cuja solicitação já está protocolada (o prefeito afirma que já determinou que o projeto seja feito, junto com a quadra de Gironda e Salgadinho, e irá tentar articular as obras junto ao Governo do estado). Afirma que seu sonho é a entrega da unidade de saúde do bairro Zumbi (o prefeito diz que a emenda da deputada Norma Ayub irá contribuir para que a obra seja realizada, o que também é desejo seu).

 

Sandro Dellabella Ferreira (Sandro Irmão) - PSD

Solicita várias obras no bairro Nossa Senhora Aparecida, como pavimentação de ruas e pavimentação (o prefeito diz que o Projeto Tamo Chegando chegará ao bairro, e que há projeto para construção de unidade de saúde no local, atrás da Praça Saudável). Diz que os projetos de pavimentação para a “favelinha” do bairro Valão já estão sendo feitos e pede que o prefeito trabalhe pela realização de obras (o prefeito diz que espera poder incluir o bairro no calendário das próximas obras, assim que os recursos forem captados). Elogia a concessão de uniforme e material didático para os alunos da rede municipal, mas que o material ainda não foi entregue (o prefeito diz que vários municípios tiveram problema com este prazo, mas que em breve o material estará chegando). Pergunta se será realizado concurso público este ano (o prefeito diz que espera lançar o edital ainda no primeiro semestre deste ano). Diz que a família do morador José Mário, o Seu Zé, está muito feliz por saber que ele irá denominar o CRAS do bairro nossa Senhora Aparecida (o prefeito diz que é uma homenagem merecida). Agradece pela unidade de saúde no antigo Detran.

 

Sebastião Ary Corrêa – PATRIOTA

Agradece pelas obras paliativas no bairro Maria Angélica e pela expansão do posto de saúde no bairro União. Afirma que desde 2021 está pedindo coisas pequenas, como o realinhamento de paralelepípedos de ruas no União, pavimentação e recuperação do asfalto de várias vias no Monte Belo, construção de muro próximo a Praça, poda de árvores, desassoreamento do córrego e outras obras semelhantes (o prefeito diz que hpa várias obras sendo feitas no Maria Angélica, União e Monte Belo, mas que realmente há outras demandas na região, e que os projetos serão feitos, assim como a busca de recursos. Afirma que o projeto Tamo Chegando atenderá esses bairros, mas que obras urgentes, como a recuperação de ruas que estão intransitáveis e a poda de árvores que atingem a rede elétrica, serviço que cabe à EDP, serão agilizados ).

 

Evandro Miranda (Vandinho da Padaria) - PSDB

Agradece pela anunciada construção da unidade de saúde do bairro Paraíso e pela drenagem na rua João Sasso, e ainda pela drenagem e pavimentação de ruas no Paraíso. Agradece também pela aplicação de revsol na serra do Alto São Geraldo e Pirote Pede a pavimentação de outras ruas na região e a construção de praça no São Geraldo, pois a comunidade está sem nenhum espaço de lazer (o prefeito diz que as obras na região terão continuidade, com pavimentação, recapeamento, aplicação de revsol e outras. Diz que está em busca de recursos para a construção de área de lazer no São Geraldo e recuperação do campo de futebol do bairro).