Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Pavimentação de ruas, Santa Casa e outros assuntos em destaque nos pronunciamentos desta terça

Pavimentação de ruas, Santa Casa e outros assuntos em destaque nos pronunciamentos desta terça

por Camila Reis publicado 08/03/2022 18h34, última modificação 08/03/2022 18h34

Resumo dos pronunciamentos do pequeno e grande expedientes e horário das lideranças

Confira as falas na íntegra neste link: (130) Sessão Ordinária - 08 de março de 2022 - YouTube

Osmar Francisco (Chupeta)

Convidou à tribuna sua esposa, entregando-lhe um buquê de rosas pelo dia da mulher. Agradeceu pelo atendimento de seu pedido de retorno do ônibus de São Joaquim aos domingos e feriados. Informou que sua equipe vai passar abaixo assinado por todos os bairros pedindo a derrubada da taxa de esgoto no município. Afirmou que votará a favor de PL de criação de cargos no executivo porque emprego nunca é demais, são mais famílias que terão alimento dentro de casa.

Ary Corrêa (Patriota)

Corrigiu fala do prefeito no bairro União, que errou nome de rua ao afirmar ter calçado a mesma no ano anterior, além disso, segundo o vereador, o serviço foi feito no mandato anterior e não pela atual administração. Criticou duramente projeto de lei “indecente” que visa criar 97 cargos no executivo. “Os funcionários públicos perecem por um aumento que não recebem há muito tempo, recebem uma porcaria de salários. Fico envergonhado de ver um governo covarde e violento com o servidor público como é o prefeito!”. “Não me ajoelho pra pedir obra pra prefeito, só me ajoelho pra Jesus Cristo”. Cobrou também que a Câmara se posicione novamente sobre a merenda escolar, porque as crianças continuam sem carne. Afirmou que a empresa que está fazendo as obras de recapeamento asfáltico é fajuta e está fazendo um péssimo serviço. Informou que, em reunião do partido, suas assessoras assumiram o Patriota Mulher em Cachoeiro e já fizeram novas associações.

Diogo Lube (PP)

Falou sobre a história do Dia Internacional da Mulher, parabenizou a Ouvidoria da Mulher pelo trabalho alusivo à data e a artista Amanda Malta, que esteve com cartaz na Praça Jerônimo Monteiro homenageando mulheres cachoeirenses. “Que nós homens sejamos um apoio para as mulheres, para combater todos esses males e saber da importância que elas têm na sociedade”. Pediu que seja votado o PL 12/2022, que trata do Conselho da Mulher. Cobrou mais uma vez faixas de pedestre e demais sinalizações de trânsito próximo às escolas. Pediu a desburocratização do sistema político. Sobre o piso dos professores, afirmou que “não vou arredar o pé” e que a prefeitura precisa dar uma resposta aos servidores se vão pagar ou, se não, o por quê. Repudiou, reforçando posicionamento do partido, a fala do deputado Arthur do Val sobre as mulheres ucranianas. Registrou queixa de munícipes que têm encontrado dificuldades para agendar atendimento na secretaria de fazenda, que só é feito de forma online. Apoiou a fala de Brás Zagotto, criticando uma generalização do que se fala sobre os políticos, pedido que se deixe a hipocrisia de lado ao criticar ‘todos’ os cargos comissionados, esquecendo-se que muitos dos que estão na vida política hoje já ocuparam estas funções, realizando, inclusive, um bom trabalho.

Brás Zagotto (PV)

Falou sobre as obras de recapeamento asfáltico previstas para diversas vias do município. Esclareceu questionamentos de que valor de pouco mais de R$11 milhões, oriundo de convênio do governo do estado, exposto em placa na obra da Linha Vermelha, se refere a várias ruas e avenidas e não somente à obra em andamento. Após fala de Leo Camargo, pediu que haja respeito pelos posicionamentos de cada um em plenário, defendeu a atuação da Câmara e da sua gestão e a importância do trabalho legislativo honesto.

Paulinho Careca (PSB)

Afirmou que as empresas precisam avaliar melhor as vias que receberão os serviços, para saber se são compatíveis com frenagem ou não, por exemplo. Sugeriu que a secretaria de obras faça uma grande reunião com os servidores da pasta e fiscais responsáveis pelas obras, porque “só quem não quer, que fala que aquele asfalto da Linha Vermelha tá excelente”. Sugeriu também que a secretaria investigue a capacidade da empresa contratada para realizar as obras.

Marcelinho Fávero (PL)

Disse que também questionou a qualidade da obra da Linha Vermelha, foi esclarecido que o asfalto estava na garantia e que a empresa está refazendo sem ônus para o município e replicou a informação correta. “A responsabilidade é do fiscal, mas eu vou lá visitar a obra.” Informou que chegou à Casa o PL 16/2022, do Poder Executivo, que concede reajuste ao ticket alimentação dos servidores, que deve ser aprovado.

Paulo Grola (PSB)

Reafirmou a importância do Dia Internacional da Mulher. Afirmou que “o que manda no asfalto é a terraplanagem”, explicando a importância desse serviço para a qualidade e durabilidade do produto, dando exemplo de obras já realizadas. Alertou que não se pode “parar e esquecer a Santa Casa”, e que é preciso continuar cobrando a resolução do problema.

Allan Ferreira (Podemos)

Parabenizou sua esposa pelo dia da mulher. Relatou ter ido ao DER, em Vitória, acompanhado de outros vereadores, buscar solução para gargalo causado por posto fiscal obsoleto próximo ao supermercado Polonini, no Alto Novo Parque. Foi uma viagem produtiva porque, prontamente, foi autorizado que a prefeitura derrube o imóvel. Disse que espera que a empresa responsável pela obra da Linha Vermelha não passe a trabalhar em outro trecho antes de refazer tudo que foi mal feito na obra atual. Repudiou a fala do deputado Arthur do Val sobre as mulheres ucranianas. Cobrou respostas para os pedidos de substituição das lâmpadas queimadas na iluminação pública do bairro São Francisco de Assis. Criticou os erros cometidos na execução da obra da Linha Vermelha. “Mesmo que consertem, o correto era que o erro não fosse cometido”.

Mestre Gelinho (PSDB)

Manifestou não achar justa a criação de mais cargos na prefeitura, diante da precariedade da situação dos servidores já existentes, há dois anos sem reajustes. “Aos meus olhos, esse projeto não é bem-vindo. O momento não é adequado para criar cargos.”

Juninho Corrêa (PL)

Sobre o PL do executivo que cria cargos comissionados, afirmou que não é justo mesmo que, diante da carga tributária altíssima do país e com tantas pessoas ainda passando dificuldades, a despesa pública continue aumentando. “Que município consegue crescer com 54% da arrecadação comprometida com funcionalismo público? Aí você vê porque há 20 anos Cachoeiro está estagnado.”

Delandi Macedo (Podemos)

Manifestou repúdio à fala do deputado Arthur do Val sobre as mulheres ucranianas, informando que o Podemos já está tomando providências sobre o caso. Pediu que nas próximas reuniões para discutir o problema da Santa Casa o conselho e diretoria também se manifestem sobre o que vem acontecendo. Esteve em visita às obras do Gilson Carone e disse que o trabalho “está de cair o queixo com a qualidade da obra”. Sugeriu audiência pública na próxima quarta, dia 16, para tratar do problema da Santa Casa, chamando tanto a diretoria quanto os conselhos, bem como deputados e senadores do ES.

Leo Camargo (PL)

Parabenizou as mulheres pelo dia internacional da mulher “Sem vocês, nós não existiríamos”. Criticou a ineficiência do trabalho da administração municipal, relatando pedidos que fez há dois anos e não foram atendidos, como cobertura um bueiro no Coramara. Disse que moradores do loteamento Áurea Bispo Depes estão a ponto de fechar a rodovia Mauro Miranda Madureira em protesto pelo péssimo estado das ruas. Repetiu fala de prefeito de Cariacica de que um prefeito não consegue roubar sem ajuda dos vereadores.

Alexandre de Itaoca

Ainda em resposta à fala de Leo Camargo, afirmou que ao longo de todos os seus mandatos, nunca recebeu proposta de recebimento de vantagens ilícitas. "É lógico que tem políticos corruptos, mas não é essa a política em que acredito”. Sobre a Santa Casa, afirmou que a questão administrativa nunca é tratada nos debates. “Que administração é essa que arrecada R$100 milhões e agora fala que vai fechar a Santa Casa?” “Precisamos entender o que está acontecendo com a Santa Casa para poder ajudar.”