Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Palestra orienta servidores sobre diagnóstico e prevenção de doenças ocupacionais

Palestra orienta servidores sobre diagnóstico e prevenção de doenças ocupacionais

por Camila Reis publicado 21/02/2024 14h55, última modificação 21/02/2024 15h01

A Escola do Legislativo, em parceria com o Grupo Innovar – Consultoria em Medicina e Segurança do Trabalho, ofereceu aos servidores da Câmara de Cachoeiro nesta quarta, 21, palestra de conscientização sobre lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Dia 28 de fevereiro é o Dia Internacional de Combate às chamadas LER e DORT.

Em dois horários, para contemplar os servidores dos turnos da manhã e da tarde, a fisioterapeuta Fernanda Venturi Canzian abordou os fatores de risco, sintomas e prevenção. “A LER/ DORT não é uma doença, mas uma sigla que engloba vários distúrbios ocupacionais, como tendinites, mialgias, síndromes do túnel do carpo e lombalgias. A maioria de incidência nos membros superiores e coluna”, explica.

Além da palestra e material informativo impresso, os participantes puderam praticar alguns dos exercícios de alongamento utilizados como ferramenta preventiva. Canzian destacou também a importância da atividade física para a qualidade de vida e, consequentemente, prevenção das LER/DORT. “Não precisa frequentar a academia se você não consegue ou gosta, mas caminhar pelo menos duas ou três vezes por semana já ajuda muito”.

“Ninguém quer viver com dor. Atrapalha não só a vida funcional do servidor, mas também a familiar, as atividades que a pessoa gosta de participar... Todos os anos, milhares de trabalhadores precisam se afastar e enfrentar, muitas vezes, uma longa batalha pelo benefício previdenciário por causa das LER/DORT. Então, prevenir é o melhor caminho”, destacou Stephanie Karla Darós, servidora da Escola do Legislativo e advogada previdenciarista.

Palestra LER/DORTpalestra LER/DORTPalestra LER/DORT