Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Ouvidorias da Câmara e Prefeitura realizam encontro no Dia Nacional do Ouvidor

Ouvidorias da Câmara e Prefeitura realizam encontro no Dia Nacional do Ouvidor

por Célia Ferreira publicado 16/03/2023 11h15, última modificação 16/03/2023 11h33

Dia 16 de março é o Dia Nacional do Ouvidor. Para celebrar a data, as Ouvidorias da Câmara de Cachoeiro – Legislativa, da Mulher e da Igualdade Racial, em parceria com a Ouvidoria Geral da Prefeitura, realizaram o

Encontro de Ouvidores. O evento aconteceu no plenário da Câmara, e teve como destaque a palestra “Ouvidores como agentes de transformação social”, proferida pela Controladora Geral Interina do município, Kédyma Marques.

A Controladora falou sobre os quatro pilares do trabalho em ouvidorias: desafio, oportunidade, acolhimento e responsabilidade. “Entender sua função é fundamental para que o ouvidor estabeleça uma comunicação eficiente com quem o procura. O cidadão quer ser acolhido, ouvido e validado”, diz Kedma.

Parceria

As ouvidorias são importantes canais de comunicação entre uma empresa ou organismo e a população, fortalecendo o exercício da cidadania e promovendo a prática da boa governança. A comemoração do Dia do Ouvidor foi instituída pela Lei 12.632/12, e o dia 16 de março faz referência à fundação da Associação Brasileira de Ouvidores, em 1995.

Para o vereador Alexandre de Itaoca (PSB), atual Ouvidor Legislativo na Câmara, o ouvidor precisa entender a real necessidade do cidadão que o procura, para que seu trabalho alcance o resultado desejado. “O ouvidor é quem dá voz ao cidadão dentro da administração”, avalia, destacando que é importante capacitar os servidores que atuam na área e fortalecer a parceria com as outras ouvidorias que atuam no município. “Estamos buscando essa interação entre as Ouvidorias do Legislativo e do Executivo, para que possamos atender melhor à nossa população”, diz o vereador.

Veja as fotos da matéria AQUI